Como melhorar a argumentação na redação do Encceja

Entenda por que a argumentação na redação do Encceja é importante e entenda como fazer a sua para aumentar a sua nota!

A argumentação na redação do Encceja serve para embasar o seu texto com informações relevantes. Além disso, ela pode melhorar muito a sua nota. Na aula de hoje você vai aprender como usar esses elementos para demonstrar a sua opinião sobre o tema central da prova.  

Dicas de argumentação na redação do Encceja

Nesta videoaula, a professora Daniela Garcia traz dicas valiosas para você aprimorar a argumentação do seu texto e, assim, melhorar também a sua nota!

Baixe o e-book para começar o curso

Antes de acessar as aulas é importante fazer o download do E-book gratuito do Curso Redação Encceja Começando do Zero. São 10 tópicos, um para cada aula. O E-book é o guia que acompanha os vídeos.

Com ele, você entende o conteúdo necessário para escrever o seu texto! Baixe agora!

Caso você não possa fazer o download do material, não se preocupe! O conteúdo está transcrito abaixo para você acompanhar. 

Conheça os argumentos de autoridade

Para aprimorar a sua argumentação na redação do Encceja, você pode recorrer aos argumentos de autoridade, que auxiliam na comprovação do seu ponto de vista. Para isso, pense em relações com tema com outros elementos, como:

  • Literatura;
  • Música;
  • Notícias (sites, jornais, revistas…)
  • Filmes;
  • Séries;
  • Áreas do conhecimento (história, geografia, filosofia, sociologia…)

Essas informações podem aparecer no seu texto tanto no contexto apresentado no parágrafo de introdução, quanto nos exemplos utilizados nos parágrafos de desenvolvimento. Caso você consiga trazê-los, a chance de subir a sua nota com esses argumentos de autoridade é grande. Por isso, vale a pena tentar!

Exemplo de argumentação na redação do Encceja

Confira alguns exemplos de parágrafos que utilizam argumentos de autoridade, que estão em negrito nos textos:

A série Black Mirror, em um de seus episódios, apresenta uma sociedade na qual as pessoas são vistas somente através de seus perfis nas redes sociais, assim elas dedicam todo seu tempo para aperfeiçoar, cada vez mais, o seu desempenho virtual. Atualmente, no Brasil, a realidade não é tão diferente da mostrada na série. Os brasileiros estão gastando muito do tempo disponível navegando pelas redes sociais. Essa prática excessiva atrapalha a relação do indivíduo com o mundo real e pode lhe trazer problemas de saúde.

No mundo da obra cinematográfica de “Matrix”, a sociedade humana vive imersa em um programa de computador. Da mesma forma, a população no mundo real, em especial a brasileira, gasta cada vez mais tempo nas mídias sociais, trocando o real pelo fictício, desorganizando-se temporalmente.

É importante abordar, primeiramente, que diversos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil foram devido àquele milésimo de tempo para checar alguma notificação nas redes sociais. De acordo o site TECMUNDO “O brasileiro gasta 650 horas por mês navegando nas redes sociais”. Diante do exposto, fica evidente a falta de educação das pessoas em relação ao uso das redes sociais e a escassez de recursos para com que essa educação seja gerada.

Convém lembrar, que só em 2012 o Brasil faturou 22,5 bilhões de reais com a venda de aparelhos eletrônicos, isso está de acordo ao publicado no site E-COMMERCE. Pensado no tempo que era perdido durante o acesso, o Instagram, rede social americana, investiu em um recurso onde o usuário define quanto tempo pretende durar o acesso e ao fim desse tempo ele é avisado. Diante dos fatos, fica exposto que o usuário de redes sociais necessita de uma reeducação tecnológica.

Nesse contexto catastrófico do homem contemporâneo, no qual para nada há tempo mas ao mesmo tempo há espaço em sua agenda para mais uma “checagem”, empresas têm visto uma verdadeira oportunidade seja para contribuição desse fatal declínio, estimulando o consumismo, a supervalorização da estética e do “eu”, aumentando e fortalecendo o ego e o vício da sociedade, seja tornando-a consciente de seu vício, como é o caso do aplicativo “Forest”, desenvolvido recentemente e bastante útil.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja, Redação Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel