Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Tire todas as suas dúvidas sobre Artigos e Adjetivos em mais uma aula de Gramática Enem
Você vai aprender sobre os Artigos de uma forma aplicada. Leia, a seguir, o texto do poeta Mário Quintana e observe as palavras em destaque.
Há tempos me perguntaram umas menininhas, numa dessas pesquisas, quantos diminutivos eu empregara no meu livro A Rua dos Cata-ventos. Espantadíssimo, disse-lhes que não sabia. Nem tentaria saber, porque poderiam escapar-me alguns na contagem.Que essas estatísticas, aliás, só poderiam ser feitas eficientemente com o auxílio de robôs. Não sei se as menininhas sabiam ao certo o que era um robô. Mas a professora delas, que mandara fazer as perguntas, devia ser um deles. (Mário Quintana, Agenda poética, 1996.)
Como identificar o artigo no texto
Que classe de palavras constitui menininhas no texto? Você deve ter pensado no substantivo, pois ele nomeia o ser.
As palavras que colocamos antes dele chamamos artigo, o qual pode determiná-lo de maneira vaga e imprecisa, como em umasmenininhas, e de modo preciso, particular, como visto em asmenininhas. Em razão disso, os artigos são classificados em:
- Artigos Indefinidos: um, uns, uma, umas.
- Artigos Definidos:o, os, a, as.
Dica do Blog: É o artigo que indica a flexão do substantivo.
- Veja: oauxílio (gênero masculino singular) e as perguntas (gênero feminino plural).
- Às vezes é essencial para determinar o gênero e o número de alguns vocábulos: o cliente, a cliente; o lápis, os lápis.
- É o artigo também que serve para substantivar qualquer classe de palavras ou expressão: o mal, o bem, o porquê, o faz de conta.
- Além de tudo que foi visto sobre os artigos, podemos encontrá-los combinados com as preposições de, em, por (per) e a.
- Então, temos nas expressões numa(em + uma); no (em + o),na(em + a) e ao (a + o).
No poema transcrito abaixo, as palavras destacadas na sua origem são verbos, entretanto nessa situação, ocorreu a nominalização, ou seja, tornaram-se substantivos. Para que isso ocorra, foi necessário antepor o artigo definido “o”. Os artigos são responsáveis pela substantivação. Assim, qualquer palavra de outra classe gramatical pode ser substantivada.A Palavra Substantivada
Sem o coaxar dos sapos ou o cricri dos grilos / Como é que poderíamos dormir tranqüilos / A nossa eternidade? Imagina / Uma noite sem o palpitar das estrelas / Sem o fluir misterioso das águas. (Mário Quintana)
Os Adjetivos
Leia a seguir o poema a fim de introduzirmos o estudo de adjetivo.
Retrato
- Eu não tinha este rosto de hoje, / assim calmo, assim triste, assim magro, / nem estes olhos tão vazios, / nem o lábio amargo.
- Eu não tinha estas mãos sem força, / tão paradas e frias e mortas; / eu não tinha este coração / que nem se mostra.
- Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: – Em que espelho ficou perdida / a minha face? (Cecília Meireles)
O poema de Cecília Meireles revela o autorretrato de mulher que nota as transformações psicológicas e as marcas físicas que o tempo deixou ao longo de sua caminhada. Ao longo dos versos há várias comparações de como essa pessoa era no passado e no presente. É com base nessas informações que o eu lírico vai se mostrando ao leitor. Vejamos de que forma o autorretrato se constitui.
Para analisarmos a estrutura básica dos versos, faça as seguintes perguntas: 1 – Quais as características do rosto? 2 – Das mãos? 3 – Dos olhos? 4 – Do lábio? 5 – Da mudança? Observe as respostas.
- O rosto era calmo, triste, magro.
- As mãos eram paradas, frias, mortas.
- Os olhos eram vazios.
- O lábio era amargo.
- A mudança era simples, certa, fácil.
Notamos que para cada substantivo há alguma caracterização, porque a função do adjetivo é qualificar o substantivo a que se refere.
Concluindo: Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo, conferindo-lhe qualidades, defeitos, modo de ser e assinala, também, o seu estado.
É importante saber que o adjetivo modifica o substantivo e às vezes pode assumir o papel do próprio substantivo.
- Nem o lábio amargo
- Lábio = substantivo
- Amargo = adjetivo
- O amargo do chimarrão não me agradou.
- Amargo = substantivo
- Do chimarrão = expressão com função adjetiva
- O povo francês adora comer chocolate.
- Povo = substantivo
- Francês = adjetivo
O francês adora comer chocolate.
Francês = substantivo
Sabendo que o adjetivo modifica o substantivo, observe as expressões que alteram o sentido do substantivo coração, do primeiro anúncio, edia do segundo.
- Coração de mãe
- Eu dia de trabalho
Assim, as expressões destacadas de mãe e de trabalho exercem a mesma função do adjetivo. Portanto, a locução adjetiva é uma expressão que equivale a um adjetivo. No primeiro caso, é possível substituir a expressão “de mãe” por um adjetivo: materno. Todavia, no segundo caso, a substituição não é factível.
Observação: No poema Retrato de Cecília Meireles, temos uma locução adjetiva correspondente ao substantivo mãos: sem força.
Locução = preposição + substantivo | adjetivo correspondente |
de águia | aquilino |
de cabelo | capilar |
de gelo | glacial |
de visão | óptico |
Flexão de gênero
Voltando as palavras retiradas do poema Retrato de Cecília Meireles, observe que alguns adjetivos são flexionáveis em gênero outros não.
Flexionáveis
rosto calmo / mulher calma
rosto magro / homem magro
mãos paradas/ corpo parado
mãos frias / pés frios
mãos mortas / olhos mortos
olhos vazios / mãos vazias
lábio amargo / boca amarga
mudança certa / homem certo
Não flexionáveis em gênero
rosto triste / garota triste
mudança simples / soldado simples
mudança fácil / diálogo fácil
Dessa forma, podemos classificar os adjetivos em uniformes e biformes.
Uniformes são adjetivos que possuem apenas uma forma para representar os dois gêneros: o masculino e o feminino: Aluno inteligente, aluna inteligente.
Biformes são adjetivos que possuem as duas formas para representar os dois gêneros: uma para o masculino e outra para o feminino: Aluno bondoso, aluna bondosa.
Flexão de número
Assim como os substantivos, os adjetivos possuem flexão de número singular e plural. Os adjetivos simples se flexionam seguindo as mesmas regras dos substantivos. Entretanto há um caso que merece destaque: quando um adjetivo estiver sendo representado por um substantivo, esse fica invariável. Temos na verdade um substantivo adjetivado.
Substantivo substantivo adjetivado
Ternos cinza
Comícios monstro
Penais musgo
Sapato gelo
Observação: A flexão do adjetivo composto ficará para o estudo da concordância nominal.
Antes de partir para os desafios, amplie seus conhecimentos neste super resumo sobre classe de palavras com a professora de gramática Jéssica:
Desafios
Questão 1
Sabemos que os substantivos são palavras que designam os seres. Com base no conceito sublinhe, na letra da música abaixo, todos os substantivos e circule a(s) palavra(s) substantivada(s).
Se…
Você disse que não sabe se não
Mas também não tem certeza que sim
Quer saber?
Quando é assim
Deixa vir do coração
Você sabe que eu só penso em você
Você diz só que vive pensando em mim
Pode ser
Se é assim
Você tem que largar a mão do não
Soltar essa louca, arder de paixão
Não há como doer pra decidir
Só dizer sim ou não
Mas você adora um sê…
Eu levo a sério mas você disfarça
Você me diz à beça e eu nessa de horror
E me remete ao frio que vem lá do sul
Insiste em zero a zero e eu quero um a um
Sei lá o que te dá, não quer meu calor
São Jorge por favor me empresta o dragão
Mais fácil aprender japonês em braile
Do que você decidir se dá ou não.
(Djavan)
Questão 2
No 2º. quadrinho da tira abaixo, aparece a expressão todo dia. Caso fosse acrescentado o artigo ( todo o dia ), continuaríamos com o mesmo significado? Justifique sua resposta.
Questão 3
Dê uma justificativa para não classificarmos os vocábulos destacados a seguir em artigo.
É preciso encontrar alguém que as ame, que tenha alma de pastor, que as chame pelo nome, que as conduza por pastos verdes e fontes de águas frescas, as defenda dos lobos e as acaricie ao fim da tarde. (Rubem Alves, Se eu pudesse viver minha vida novamente…)
Questão 4
(Fuvest-SP)
“Ele é o homem,
eu sou apenas uma mulher.”
Nesses versos, reforçava-se a oposição entre os termos homem e mulher.
a) Identifique os recursos linguísticos utilizados para provocar esse reforço.
b) Explique por que esses recursos causam tal efeito.
Questão 5
(Fuvest – SP) Leia os excertos abaixo e faça o que se pede.
“(…) No fundo o imponente castelo. No primeiro plano a íngreme ladeira que conduz ao castelo.
Descendo a ladeira numa disparada louca o fogoso ginete. Montado no ginete o apaixonado caçula do castelão inimigo de capacete prateado com plumas brancas. E atravessada no ginete a formosa donzela desmaiada entregando ao vento os cabelos cor de carambola.” (A. de Alcântara Machado, Carmela).
“(…) íamos, se não me engano, pela rua das Mangueiras, quando voltando-nos, vimos um carro elegante
que levavam a trote largo dois fogosos cavalos. Uma encantadora menina, sentada ao lado de uma senhora idosa, se recostava preguiçosamente sobre o macio estofo e deixava pender pela cobertura derreada do carro a mão pequena que brincava com um leque de penas escarlates.” (José de Alencar, Lucíola).
Nesses excertos, observa-se que a maioria dos substantivos são modificados por adjetivos ou expressões equivalentes. Comparando os dois textos:
a) aponte em cada um deles o efeito produzido por tal recurso linguístico
b) justifique sua resposta.