Bibliotecas Comunitárias disponibilizam livros gratuitamente

“Pegue o livro, leia, devolva quando puder”. Conheça as histórias de quem compartilha conhecimento através de bibliotecas comunitárias.

Basta uma caixa de madeira bem decorada para fora de casa e alguns livros. Não precisa de carteirinha, nem de cadastro. Também não há prazo para devolução e, por isso, também não há multas, nem cobranças. A única exigência aqui é passar o conhecimento para frente. Isso caracteriza as Bibliotecas Comunitárias.

Em dezembro de 2011 foi inaugurada a primeira Minibiblioteca de Curitiba, no Água Verde. Quem passa por lá pode escolher um livro, ler ou então deixar alguma doação de livros para as próximas pessoas que passarem pelas Bibliotecas Comunitárias.

E a ideia foi se espalhando pelo Brasil, já são várias Minibibliotecas em diversas cidades. Você sabe se a sua cidade tem algum projeto parecido?

Em Porto Belo, uma moradora teve a iniciativa de montar uma Minibilioteca no centro da cidade, em uma das calçadas. Segundo ela, o projeto começa a dar certo, alguns livros novos já apareceram na caixa de madeira decorada, colocada próxima a um banco de praça. Perfeito para quem quer dar uma paradinha no passeio e ler um pouco.

No Ceará, na cidade de Aquiraz, alguns moradores tiveram a mesma iniciativa e montaram a Minibiblioteca em uma calçada, com acesso à todos que queiram ler.

Bibliorodas

Duas professoras tiveram a ideia de levar livros aonde, talvez, eles não tivessem tanto acesso. Todos os sábados, as duas pegam seus carrinhos, lotados de livros e vão circular pelas feiras de Brasília. Depois do sucesso, Edna e Clara se submeteram a um edital da Biblioteca Nacional, Funarte e Ministério da Cultura. Para isso, deveriam levar o projeto para outras regiões do Brasil, e a escolhida foi o Nordeste.

Gostou da ideia de compartilhar livros? Você não precisa de muito esforço para fazer o mesmo. Que tal trocar emprestar para um amigo um livro que você gostou bastante em troca de outro que ele também gostou?

Post escrito por Lilian Loyama.

Bibliotecas Comunitárias

Agora que você já sabe tudo sobre Bibliotecas Comunitárias, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel