Sangue e Linfa: Tecidos Conjuntivos. Resumo de biologia Enem

Sangue e linfa são dois tipos de tecidos conjuntivos que possuem uma característica especial: matriz líquida. Revise Biologia aqui e arrase no Enem e nos vestibulares!

O sangue e a linfa, assim como os demais tecidos conjuntivos, possuem grande quantidade de material extracelular. Porém, com uma grande diferença: a matriz extracelular desses tecidos é líquida!

Isso confere a estes tecidos conjuntivos a possibilidade de circular pelo organismo e transportar substâncias.  Além disso, estes tecidos possuem muitas células diferenciadas e especializadas em diferentes funções.

Introdução aos Tecidos Conjuntivos – Confira com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo inicial para você compreender o que são e como atuam estes tecidos no corpo humano.

Veja os Tecidos Conjuntivos

Você conhece as estruturas que compõem estes dois tecidosconjuntivos? Não? Então revise aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

biologia

Tecido conjuntivo sanguíneo:

O tecido conjuntivo sanguíneo ou sangue é o principal responsável pela circulação de substâncias pelo organismo, como nutrientes, gases, excretas e hormônios. Além disso, o sangue ajuda a manter a temperatura corpórea.

Cinquenta e cinco por cento de seu volume é composto de plasma, um líquido amarelado onde encontramos proteínas e sais minerais dissolvidos.

O restante do sangue é composto de elementos figurados que ficam mergulhados no plasma: hemácias, glóbulos brancos e plaquetas.

Introdução à composição do sangue

Confira agora com a professora de biologia Claudia Aguiar as principais dicas para você gabaritar geral nas questões sobre os tipos de Sangue e a Composição Sanguínea:

Veja a composição do sangue:

Biologia Enem – Revise os tecidos conjuntivos: sangue e linfa

Hemácias:

As hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos e eritrócitos, são células anucleadas, circulares e bicôncavas. Possuem coloração vermelha devido à presença de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio.

Como não possuem núcleo, duram em torno de 120 dias, sendo destruídas no fígado e no baço e substituídas por novas hemácias produzidas na medula óssea vermelha. São os elementos figurados mais abundantes no sangue – cerca de 5 milhões por milímetro cúbico de sangue.

Quando há baixa concentração de hemoglobina no sangue (por baixa quantidade de hemácias ou de hemoglobina dentro delas), dizemos que o indivíduo possui anemia. A anemia mais comum é a ferrotípica, causada pela baixa ingestão de ferro, um componente essencial para a produção de hemoglobina.

Entenda os Tipos Sanguíneos do Sistema ABO

Muito boa esta aula com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito.  Agora vamos aos Glóbulos Brancos.

Glóbulos brancos:

Os glóbulos brancos ou leucócitos são células relacionadas principalmente à defesa do organismo. Em cada milímetro cúbico de sangue, encontramos entre 5 e 10 mil leucócitos. Estas células são divididas em dois grandes grupos: os granulócitos e os agranulócitos.

Os granulócitos são células que apresentam pequenos grãos em seu citoplasma, visíveis ao microscópio óptico. O núcleo dos granulócitos podem ter formatos variáveis, com dois ou mais lóbulos.

Entre os granulócitos estão os neutrófilos (de maior frequência, atravessam os capilares e combatem bactérias através de fagocitose; o pus é formado por aglomerados de neutrófilos e bactérias mortas), acidófilos (defendem o corpo contra vermes parasitas e estão presentes nas alergias) e basófilos (liberam histamina, que dilata os vasos sanguíneos, facilitando a saída de neutrófilos).

Já os agranulócitos são glóbulos brancos que não possuem grânulos aparentes em seu citoplasma.  Entre os agranulócitos estão os monócitos (que podem se transformar em macrófagos para fagocitar antígenos) ,linfócitos T (como o citotóxico que produz substâncias tóxicas para destruir antígenos e o T4 que alerta outras células de defesa) e os linfócitosB (responsáveis pela produção de anticorpos).

Plaquetas:

As plaquetas são fragmentos de citoplasma formados na medula a partir de células especiais. Em cada milímetro de sangue há entre 200 e 400 mil plaquetas, que vivem por cerca de 10 dias. As plaquetas ajudam na coagulação sanguínea, acumulando-se em regiões dos vasos sanguíneos que apresentem rompimentos, diminuindo a perda de sangue.

Além disso, as plaquetas também são capazes de produzir e secretar substâncias que irão contrair os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo sanguíneo e ativando as proteínas sanguíneas envolvidas na cadeia de coagulação.

Dica do Blog: Revise também o tecido epitelial e suas características! Veja este super post com uma divertida videoaula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-tecido-epitelial/

Tecido conjuntivo linfático:

O tecido conjuntivo linfático ou linfa é composta, principalmente, pelo excesso de líquido intersticial (líquido presente entre as células de um tecido) que é desejado nos capilares linfáticos.

Depois de circular pelos vasos linfáticos, a linfa pode passar por linfonodos, onde recebe linfócitos e pode desencadear uma reação de defesa contra possíveis patógenos presentes no organismo. Depois de circular pelo sistema linfático, a linfa volta ao sangue, através de uma veia situada logo abaixo do ombro esquerdo.

Para concluir sua revisão, veja esta videoaula sobre o Sistema Circulatório e o Sistema Respiratório, com o professor Vini, do canal do Curso Enem Gratuito.

E aí, curtiu o vídeo? Beleza! Agora, para garantir sua vaga na universidade, veja os exercícios que preparamos para você:

Agora que você já sabe tudo sobre o sangue e a linfa, que tal testar seus conhecimentos?

Exercícios sobre os Tecidos Conjuntivos

1) (UFC-2009) A doação de sangue é um ato desolidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas.Sobre oscomponentes deste tecido, assinale a alternativa correta.

a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, sãotransportados através das hemácias.

b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular emabundância, característico do tecido conjuntivo.

c) Os reticulócitos – células de defesa do sangue –produzem anticorpos quando entram em contato comelementos estranhos.

d) A hemoglobina perde sua conformação estrutural e,consequentemente, a função devido a uma falha nasíntese proteica, ocasionada por uma doença hereditária, aanemia falciforme.

e) A coagulação sanguínea é desencadeada por uma sériede enzimas, culminando na formação de um trombo, cujosprincipais componentes são hemácias e leucócitos.

2) (PUC – RS-2006) Neutrófilos, monócitos (que sediferenciam em macrófagos) e eosinófilos são os três tiposde fagócitos que fazem parte de uma classe decomponentes do sangue chamada

a) anticorpos.

b) hemácias.

c) plaquetas.

d) glóbulos vermelhos.

e) glóbulos brancos.

Respostas 1) B, 2) E.

Dica : Você quer ver mais vídeos legais de Biologia? Então acesse a plataforma da Khan Academy em português! Lá você encontrará vídeo-aulas e exercícios de várias disciplinas que podem te ajudar no Enem! Confira: https://pt.khanacademy.org/welcome

Dica : Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima sobre os Tecidos Conjuntivos foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel