Os Blocos Econômicos Parte I – Geografia Enem

Vamos estudar agora como o mundo se organiza economicamente. Você sabe quais os objetivos dos blocos econômicos e seus parceiros? Nesta aula de geografia veremos alguns dos blocos econômicos. Não perca!

O que é uma organização econômica, afinal?

Elas são uma aliança entre os países com o objetivo de estabelecerem relações comerciais, integração econômica, redução de taxas e tarifas entre os países membros.

Essas alianças, chamadas blocos econômicos, surgiram há alguns anos após o fim da guerra fria. Para a formação desses blocos os países ampliam relações entre os membros participantes, firmam acordos, e estimulam o comércio entre si. Assim tratados econômicos regem diversas regiões do planeta, isso mesmo, pois cada bloco é determinado pela região onde estão localizados os membros participantes.

Esses blocos adotam medidas com algumas finalidades entre elas, como diminuir ou eliminar as barreiras alfandegárias. Você sabe o que significa esse termo?

Barreiras alfandegárias são medidas que os países adotam para dificultar a importação de determinados produtos, protegendo assim o mercado interno. Entre as medidas econômicas estão: a cobrança de tarifas, a concessão de licenças e cotas de importação.

Dica 1– Sabemos que a representação da realidade diminuída inúmeras vezes para caber no papel chama-se mapa. Construir mapas não é uma tarefa simples. Vamos ver o porquê? Acompanhe esta aula de geografia aqui no blog do Enem! https://blogdoenem.com.br/projecoes-cartograficas-geografia-enem/

Os principais blocos econômicos são: Nafta, Mercosul, Asean , Apec, União Europeia, Sadc e o Pacto Andino. Nesta primeira aula vamos agora estudar os blocos:

Nafta, Mercosul, e Asean.

Nafta – Tratado Norte Americano de Livre Comércio. O Nafta foi criado em 1994, onde envolve os seguintes membros participantes: México, Estados Unidos e Canadá. A partir daí os três países formalizaram um acordo comercial, reduzindo custos, aumentando os investimentos, eliminando barreiras alfandegárias. Diferentemente de outros blocos econômicos, o Nafta é restrito somente ao setor comercial. Ele não se estende, por exemplo, a questões de imigração.

Esse grupo alavancou a economia mexicana, já o Canadá e os EUA, temem perder indústrias para o México em função de sua mão-de-obra mais barata.

Assista a esta aula de geografia e amplie ainda mais seus conhecimentos sobre os Blocos Econômicos!

Geografia Enem
Figura 1
– Blocos Econômicos mundiais (2011).

Mercosul – Mercado Comum do Sul – bloco formado pelos países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os países Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia, fazem parte como membros associados.

Esse bloco foi criado em 1991, com o objetivo de formar um espaço de consolidação econômica e ampliar relações comerciais. São eliminadas as tarifas alfandegárias, e liberadas a livre circulação de bens, capitais e pessoas. A adesão da Venezuela ao Mercosul se deu e foi concluído por meio da Decisão CMC 27/12, que dá o direito deste país participar plenamente desde o ano de 2012.

Geografia Enem
Figura 2
– países do Mercosul

Dica 2– Não perca a essa aula de geografia sobre População brasileira e o seu crescimento. https://blogdoenem.com.br/geografia-populacao-brasileira/

Asean – Associação das Nações do Sudeste Asiático.  Países membros – Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianma, Laos e Camboja. Entre seus principais objetivos está a aceleração do crescimento econômico e fomentar a paz mundial. Em 2012 o PIB desses países juntos chegou a três trilhões. O inglês é o idioma oficial devido às várias diversidades cultural e étnica dos seus membros.

(UCS/RS) – Universidade de Caxias do Sul –
Geografia – Questão 67  :
A globalização econômica independe de fronteiras nacionais. Com ela vieram o acirramento da concorrência e a consequente necessidade de proteção de mercados, que conduziram à formação de blocos econômicos, entre eles, os megablocos regionais, que também produzem uma geoeconomia planetária.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, considerando as características gerais dos blocos econômicos.
( ) Em 1980 foi elaborado o Plano Schumam, que mudou o nome da Comunidade Econômica Europeia (CEE) para União Europeia (UE) e estabeleceu a moeda única (euro), a unificação das taxas e uma política monetária comum.
( ) Na Conferência de Seattle, decidiu-se que a Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) assumiria características de um bloco econômico regional, para que se criasse, até 2010, uma zona de livre comércio.
( ) A COMESA (Mercado Comum do Sudeste Asiático) foi criada em 1992, com o objetivo de implantar uma zona de livre comércio e dar continuidade às ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) do Sudeste Asiático.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

A ) V – V – V
B ) V – F – V
C ) F – V – F
D ) F – F – F
E ) V – V – F

Resposta correta letra C

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.