Os mapas são produzidos a partir de Projeções Cartográficas. Dependendo do que se pretende mapear, diferentes Projeções são mais adequadas. Veja as projeções Cônica e Plana. Saiba mais sobre as diferentes representações da Terra e arrase em Geografia no Enem!
Geografia Enem: Sabe-se que os mapas estão presentes em nosso cotidiano. Recorremos a eles em diversas situações com objetivos variados. Com isso, há também muitos mapas diferentes, representando partes específicas do planeta. As projeções cartográficas é que definem como será o mapa.
Continentes, países, estados… Para melhor visualização desses locais são utilizadas as projeções cartográficas, em especial, cônica e plana. Acompanhe essa revisão para você mapear suas dúvidas e projetar um excelente desempenho em Geografia no Enem!!Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/imagens/albers2.gif
Com um atlas geográfico em mãos, temos a possibilidade de visualizar os fenômenos geográficos de diferentes formas. Dependendo da informação a ser buscada, os mapas mundi podem não ser eficientes.
As Projeções Cartográficas
Independentemente do que se pretende mapear, o grande problema é transformar uma realidade tridimensional (3D) para uma representação gráfica bidimensional (2D). Isso deve ser mais bem observado ainda quando o objetivo do mapa for representar uma parte do planeta Terra, como um continente ou um país específico.
Através dos tempos, a cartografia desenvolveu métodos diferentes para produzir mapas com objetivos diferenciados. Nesse contexto, surgem as projeções cartográficas.
Os tipos de Projeções Cartográficas
As três mais frequentemente utilizadas são a cilíndrica, cônica e plana (azimutal). Mas como saber qual projeção é mais adequada para mapear um continente, por exemplo?
Introdução à Cartografia
Veja agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo-show sobre cartografia. Assim você vai compreender melhor esta aula sobre as Projeções Cartográficas.
Mandou bem o professor Raphael. Vale a pena ver de novo antes de prosseguir.
Como projetar um Mapa Mundi
A cilíndrica pode ser utilizada de formas diferentes: equatorial, que gera os mapas mundi; transversa, e a oblíqua, ideal para produção de mapas continentais e regionais. Observe a imagem abaixo:
Projeções Cilíndricas
Projeções Cilíndricas: Imagem ilustrativa das diferentes formas de utilização da projeção cilíndrica: normal ou equatorial, transversa e oblíqua
As demais formas de produção de mapas variam de acordo com o objetivo a que se prestam. As regiões do planeta que ficam mais prejudicadas na projeção cartográfica cilíndrica equatorial são as altas e médias latitudes que ficam muito distorcidas.
Como resolver esse problema?
Para as médias latitudes, utiliza-se com eficiência a projeção cartográfica cônica, que consiste na utilização de um cone, que tangencia a superfície terrestre exatamente nas médias latitudes, produzindo pouca distorção nessa áreas.
O mapa, portanto, fica em formato de leque, conforme demonstrado abaixo: Projeção Cônica
Projeção Cônica:
Imagem ilustrativa da forma com é projetado o mapa produzido a partir da projeção cônica, com destaque para o mapa em formato de leque.
Finalmente, havia grande dificuldade no mapeamento das regiões polares, localizadas em altas latitudes. Criou-se, então, a projeção cartográfica plana ou azimutal. Consiste em utilizar um plano, tangenciando o polo Sul ou Norte. Desse modo, os polos ficam com pouca distorção e em destaque na projeção que produz mapas circulares. Observe a figura a seguir:
Projeção Plana ou Azimutal
Projeção Cartográfica Plana ou Azimutal:
Imagem ilustrativa da forma com é projetado o mapa produzido a partir da projeção plana, com destaque para o mapa em formato circular e também uma ilustração das distorções produzidas por essa projeção.
A Rosa dos Ventos
Quando você pega um mapa sempre estão lá os Quatro Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste, e Oeste. Sem eles fica difícil interpretar o Mapa. E, se você estiver utilizando um sistema de navegação de tipo GPS (Waze, Google Maps, etc.), sem a identificação dos Pontos Cardeais fica difícil saber “para onde ir” .
Veja agora com o professor Carrieri o que são os Pontos cardeais e a importância das Rosa dos Ventos.
As dicas do Carrieri: Atualmente a localização na superfície terrestre acontece por meio de dispositivos tecnológicos ou ferramentas digitais, como o GPS, os celulares e aplicativos como o Google Maps e o Google Earth. Apesar da praticidade, estes equipamentos dependem das coordenadas geográficas e da rosa dos ventos para seu funcionamento.
As coordenadas geográficas são pontos de localização no globo. Esses pontos são proporcionados pelos pontos de latitude e longitude, determinados pelas linhas imaginárias do planeta Terra: os meridianos e paralelos. Estas linhas imaginárias foram criadas por convenção cartográfica com a finalidade de localização.
Agora, que tal você testar seus conhecimentos?
1 – (UNICAMP/SP – 2015)
PROJEÇÕES
MAPAS
A representação de uma esfera num plano estabelece um desafio técnico resolvido a partir de distintas formas de projeção, cada uma delas adequada a um objetivo. Faça a correspondência entre cada um dos mapas e sua correta projeção.
a) A, cônica; B, azimutal; C, cilíndrica.
b) A, cilíndrica; B, cônica; C, azimutal.
c) A, azimutal; B, cilíndrica; C, cônica.
d) A, cilíndrica; B, azimutal; C, cônica.
2 – (UCS/RS – 2015) Apesar de o globo terrestre ser a melhor representação do Planeta, em função de seu formato tridimensional, sua utilização nem sempre é possível. Os mapas são outra forma de representação, plana, de toda ou parte da superfície da Terra. Sempre haverá distorções na representação plana do geoide, que é a forma da Terra. A cartografia é a ciência que, entre outros temas, desenvolveu técnicas para minimizar as distorções na representação da Terra. Leia as sentenças a seguir, quanto às projeções cartográficas, e assinale a alternativa correta.
a) As distorções nas projeções cônicas se acentuam quanto maior a latitude, tendo sua menor deformidade próxima à linha do Equador.
b) As projeções planas têm somente um dos hemisférios cartografados, sendo ideal para mapear as zonas temperadas por apresentarem menor distorção e, por essa razão, sua utilização é restrita no Brasil.
c) As projeções cilíndricas são também denominadas de tangenciais, azimutais ou polares. Essas projeções possuem aplicabilidade restrita a especialistas e técnicos aeroviários e navais, sendo comuns as derivações desse tipo de projeção nas telas de radares e demais instrumentos de localização.
d) As projeções conformes possuem o centro do mapa em qualquer parte do Planeta; permitem determinar rotas e rumos com maior precisão.
e) A projeção a ser escolhida depende do que se pretende projetar, como a forma dos objetos cartografados ou a distância entre as localidades a serem percorridas, ou ainda, a área específica dos pontos a serem representados.
3 – (PUC/R – 2014)
Bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU)
A bandeira da ONU (1947), nas cores azul e branco, simboliza a união dos povos do mundo através dos seus continentes (com a exceção da Antártida), emoldurada por ramos de oliveira, que representam a paz. A projeção cartográfica selecionada para a representação do globo terrestre nessa bandeira é:
a) cilíndrica.
b) cônica.
c) azimutal-plana.
d) senoidal
e) cilíndrica-conforme.
GABARITO
1 – B
2 – E
3 – C