Provas do Enem 2019 estão confirmadas, garantem o MEC e o INEP

Mesmo com a falência da gráfica que fez a impressão das provas nos últimos anos o Ministério da Educação confirmou que não será problema encontrar outro fornecedor com a mesma qualificação. Então, é pegar firme nos estudos. Veja o comunicado do INEP e as dicas do Curso Enem Gratuito.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela elaboração da prova do Enem, garantiu que o cronograma do Enem 2019 está mantido. A gráfica RR Donnelley, que imprime as provas do exame, decretou falência e deixou os estudantes confusos em relação ao futuro do Enem.

Mas, com a garantia do cronograma por parte do MEC e do INEP as provas permanecem nas datas 3 e 10 de novembro de 2019. As inscrições também estão mantidas, de 6 de maio a 17 de maio. Mas, se liga: temporada para o pedido de isenção da taxa já está valendo. Termina dia 10 de abril!Veja abaixo como fazer o pedido de isenção e se inscrever:Veja também o prazo oficial e como fazer a justificativa de ausência nas provas do ano passado. Não deixe de pedir a isenção da taxa de R$ 85,00 para as provas deste ano. E, no final do post, escolha um Simulado Enem para fazer agora.

Em uma nota divulgada para a imprensa, o instituto informou que “existem alternativas seguras sendo avaliadas” para a contratação de uma nova empresa.

Cronograma Enem 2019

  • Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência: 1 a 10 de abril
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Aplicação: 3 e 10 de novembro
  • Gabaritos e cadernos de questões: 13 de novembro

Quem pode pedir a isenção da taxa de R$ 85,00:

  • Alunos da última série do ensino médio em escola pública;
  • Quem fez todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada, desde que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (veja como calcular a renda per capita);
  • Que declare situação de vulnerabilidade socioeconômica como membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). E, ainda, ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
  • Quem solicitar isenção por estar incluído no CadÚnico deve informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
  • Dica importante: veja como fazer o cálculo da Renda Familiar Per Capita. É simples, e você aprende em cinco minutos:

 .Cálculo da Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita

Para solicitar a isenção da taxa do Enem os participantes devem entrar na Página do Participante do Enem e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoal Física), a data de nascimento, informar um e-mail de contato e um número de telefone válido.

O resultado do pedido de isenção da taxa do Enem sai dia 17 de abril, mas não significa inscrição no Enem. Depois é preciso fazer a inscrição oficial.

Veja em três minutos as dicas sobre como pedir a isenção com a diretora de conteúdo do Blog do Enem, Jade Philippe:

.

Leia a nota do Inep confirmando o Enem 2019:

O Inep informa que as etapas para a aplicação do Enem 2019 transcorrem normalmente e que o cronograma está mantido, com as provas marcadas para 3 e 10 de novembro, conforme prevê o Edital. Em relação à falência da gráfica contratada para a diagramação e impressão dos cadernos de prova da edição deste ano do Enem, existem alternativas seguras sendo avaliadas.

O Inep reforça ainda que está aberto, até 10 de abril, o período para pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 e justificativa de ausência na edição anterior. As inscrições para o exame acontecem entre 6 e 17 de maio.

Simulados Enem 2019

Para você mandar bem nas provas do Enem 2019 e dos vestibulares faça o Simulado Enem organizado por matérias pelos professores do Curso Enem Gratuito. Provas com 10 questões de cada matéria, com os temas que mais caem e gabarito na hora. Teste agora o seu nível e compartilhe o resultado com a galera.

Aqui têm Simulado Enem de todas as matérias para você testar seu desempenho: Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Literatura, Gramática, Inglês, Espanhol ou Filosofia.

Vantagem dupla do Simulado Enem: o gabarito sai na mesma hora, com aulas gratuitas de revisão do Curso Enem para as questões que você errar. Na prática você testa o seu nível em cada conteúdo e já ganha as aulas de reforço do Curso Enem Gratuito:

Escolha aqui um Simulado Online

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja