Divisão Silábica – Aprenda a fazer agora: Português Enem
Veja como fazer a separação correta das sílabas das palavras. Aprenda nesta aula gratuita as regras de divisão silábica para não fazer feio na prova de Português do Enem e nem errar na hora de escrever a Redação. Confira o resumo e faça o Simulado Gratuito.
Divisão silábica é a adequada separação das sílabas de uma palavra. As sílabas são formadas por consoantes e vogais, e, às vezes, somente por vogais. Dica importante: Toda sílaba tem que ter uma vogal. Veja aula gratuita e responda ao Simulado.
Bora lá, começando pelo básico do básico: As palavras se encaixam em quatro classificações: 1 – Monossílabas; 2 – Dissílabas; 3 – Trissílabas; e, 4 – Polissílabas.
A Classificação pela quantidade de sílabas
As Monossílabas, você já sabe, são as palavras com apenas uma sílaba. E, por isso mesmo não comportam separação. Por exemplo: pé, chá, pá, cão, etc.
As Dissílabas, também é fácil para você deduzir, são as palavras formadas por duas sílabas, e que podem ser separadas em duas partes, portanto. Exemplos: moto, casa, gato, bobo, etc.
As Trissílabas, claro, são as palavras que contém três sílabas, e assim podem ser divididas. Exemplos: macaco; banana; tucano, babaca, boboca, etc.
As Polissílabas são as palavras que possuem quatro sílabas ou mais. Podem ser separadas em quatro ou mais partes, portanto. Exemplos: bananada; babaquice; desenxabida, capacitada, e, por que não, paralelepípedo!
Resumo sobre Divisão Silábica
Confira agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo bem divertido e rápido com os principais macetes para você mandar bem na escrita da redação, fazendo bem certinha a separação de sílabas quando for necessário.
Dica da professora Mercedes: Divisão silábica é a adequada separação das sílabas de uma palavra. As sílabas são formadas por consoantes e vogais, e, às vezes, somente por vogais. Dica importante: Toda sílaba tem que ter uma vogal.
Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras só podem ser:
4- A última consoante dos prefixos (bis, dis, sub, cis, trans, super, ex, inter etc.), quando esta for seguida de vogal, ficará assim: bi-sa-vó, di-sen-te-ri-a, su-bem-pre-go, ci-sal-pi-no, tran-sa-tlân-ti-co, su-pe-res-pe-ci-al, e-xan-gue, in-te-res-ta-du-al…
3 – Encontros consonantais perfeitos no início de palavras, normalmente: gno-mo, mne-mô-ni-co, pneu-má-ti-co, psi-có-lo-go, pro-ble-ma, cni-dá-rio…
4 – A última consoante dos prefixos (bis, dis, sub, cis, trans, super, ex, inter etc.). Se essas forem seguidas de consoante não se pode formar nova sílaba com elas: bis-ne-to, dis-cor-dân-cia, subli- nhar, cis-pla-ti-no, trans-por-tar, su-per-ho-mem, ex-car-ce-rar, in-terna- cio-nal.
Tá, mas o que são sílabas, ditongos, tritongos, hiatos, encontros consonantais?
Para entender melhor a separação silábica vamos lembrar algumas particularidades da língua.
Sílaba – é um grupo de fonemas centrados numa vogal. Toda sílaba é expressa numa só emissão de voz, havendo breves pausas entre cada sílaba e ainda, toda sílaba tem por base uma vogal. Logo, uma dica para saber quantas sílabas há numa palavra, basta verificar o número de vogais. O número de sílabas é sempre igual ao número de vogais.
Quanto à tonicidade, há sílaba tônica (alta intensidade na pronúncia, aquela que recebe o acento tônico) e átona (baixa intensidade na pronúncia). É importante saber que sempre há apenas uma sílaba tônica por palavra.
Não é necessário que a sílaba tônica seja acentuada, na leitura coloque um acento hipotético para identificar a sílaba tônica: cástelo, castélo ou casteló? Do jeito que costumamos falar, assim você descobrirá a sílaba tônica.
Saber os encontros vocálicos também é importante. Porque é a partir deles que algumas regrinhas de separação silábicas são estabelecidas.
Os três tipos de encontros vocálicos:
1 – Hiato – quando há o encontro de duas vogais, cada uma delas pertencendo a uma sílaba distinta (V – V).
Ex.: sa-í-da, ra-i-nha, ba-ús, ca-ís-te, tu-cu-mã-í, su-cu-u-ba, ru-im, jú-ni-or.
2 – Ditongo – é o encontro , em uma mesma sílaba, de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa. Existem dois tipos: crescente ou decrescente (oral ou nasal).
Crescente (SV + V, na mesma sílaba): magistério (oral), série (oral), várzea (oral), quota (oral), enquanto (nasal), cinquenta (nasal), quinquênio (nasal).
Decrescente (V + SV, na mesma sílaba): item (nasal), amam (nasal), sêmen (nasal), cãibra (nasal), caule (oral), ouro (oral), veia (oral), fluido (oral), vaidade (oral).
3 – Tritongo – é a união de SV + V + SV na mesma sílaba; pode ser oral ou nasal.
Ex.: saguão (nasal), Paraguai (oral), enxáguem (nasal), averiguou (oral), deságuam (nasal), aguei (oral).
E, por último, não menos importantes, os encontros consonantais. São grupos formados por mais de uma consoante sem vogal intermediária. Os encontros consonantais podem sere perfeitos ou imperfeitos (as consoantes pertencem a sílabas diferentes). Geralmente, os encontros consonantais perfeitos apresentam consoante + l ou r.
Responda agora ao Simulado Enem de Divisão Silábica
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFSC/2016)
Apesar do apoio popular, é bastante difícil que ocorram alterações na forma de punir adolescentes infratores no médio prazo. Isso porque a maioridade penal em 18 anos (estabelecida pelo artigo 228 da Constituição Federal) é considerada um direito fundamental dos adolescentes. Por isso, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil e especialistas argumentam que o artigo se trata de uma cláusula pétrea, que não pode ser alterada.
“É uma cláusula imutável. Para alterar a maioridade penal seria necessário fazer uma nova constituição”, diz Melina Fachin, professora de Direito Constitucional da UFPR.
Ainda que Câmara e Senado tenham interpretações diferentes e aprovem uma das Propostas de Emenda à Constituição (PECs), alterando o artigo 228 da Carta Magna, a decisão se estenderia ao Supremo Tribunal Federal.
Outra alternativa seria mudar pontos do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], prevendo outras formas e períodos de punição aos menores de 18 anos. MPF e OAB também já se manifestaram contra a hipótese. “O ECA é uma norma infraconstitucional. Então, sua alteração também seria inconstitucional, porque haveria conflito com o que a Constituição disciplina”, observa Melina.
Além do viés constitucional, o doutor em sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos de Violência da UFPR, Pedro Bodê, defende o ECA e questiona as intenções de alteração na legislação. “Mais uma vez, o jovem é tornado em bode expiatório da derrocada dos governos e falência das políticas públicas que eles representam. É transformar a vítima em réu”, afirma.
O deputado Fernando Francischini (PEN) discorda e se apega ao clamor público para justificar a redução. “A Constituição é feita para proteger a população. A gente não pode dizer que a Constituição é imutável, se a própria população quer mudá-la.”
Considerando as palavras adolescentes, derrocada, necessário e professora, é CORRETO afirmar:
Correto
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Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula e garanta o acerto na hora da prova.
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(IBMEC SP/2014)
A originalidade do cartum acima decorre da representação gráfica de um recurso linguístico de caráter
Correto
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Incorreto
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(UFRR/2010)
Assinale a alternativa em que as palavras: “resumiu”, “rodeios” e “meias” estão corretamente divididas em sílabas.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(FGV /2002)
Cada uma das palavras a seguir apresenta separação silábica em um ponto. Assinale a alternativa em que não haja erro de separação.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UFRR/2007)
NÓS, OS PALHAÇOS
O carioca, outrora alegre e gentil, virou grosseiro e irritadiço. Sai de casa pela manhã, como quem vai para uma briga; mantém para o colega de bonde, ônibus ou lotação, uma atitude de “mentalidade antipática”, e, para com o motorista ou cobrador, de beligerância em potencial. Não cede lugar a nenhuma senhora, e defende a tese de que todas as senhoras e senhoritas vão à cidade para apenas comprar um carretel; e, quando cede lugar a uma dama bonita, acha que adquiriu, com isso, direito de ser louco e imediatamente amado pela mesma.
O chofer considera todo colega um “barbeiro” e todo o pedestre um débil mental com propensão ao suicídio. O garçom irrita-se porque o freguês tem a veleidade de lhe pedir alguma coisa, e cada freguês acredita ter o privilégio natural de ser servido em primeiro lugar. Em resumo: o próximo a quem outrora chamávamos de cavalheiro, é hoje um “palhaço”.
Ainda ontem eu vinha para casa de táxi e esse quase se chocou com um carro particular. Quase ao mesmo tempo vieram os dois gritos:
– PALHAÇO!
– PALHAÇO!
Confesso que eu mesmo, que não entrei na conversa, me senti um pouco palhaço. Ou pelo menos, um membro do circo, esse vasto circo de neurastênicos.
RUBEM BRAGA, Português Textos e Testes, Édison de Oliveira e Paulo Simões, Editora do Professor, Porto Alegre, pp. 84-85.
Com referência aos vários aspectos fonéticos, julgue os itens abaixo.
Marque “C” para as corretas e “E” para as erradas.
( ) Considerando-se os vocábulos “grosseiro” e “irritadiço” (linhas 1 e 2) pode-se afirmar que há, em ambos, dígrafo e encontro consonantal.
( ) Na palavra “táxi”, verifica-se a ocorrência do fenômeno fonético chamado “dífono”, uma vez que o “x” representa dois fonemas.
( ) O segmento “Sai de casa pela manhã, como quem vai para uma briga” (linha 3) contém 3 ditongos e 1 encontro consonantal.
( ) Na expressão “beligerância em potencial” (linhas 6 e 7), o número de letras corresponde ao de fonemas.
( ) O vocábulo “suicídio” (linha 15) apresenta dois encontros vocálicos, sendo ditongo decrescente (o primeiro) e crescente ou hiato (o segundo).
Correto
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Incorreto
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIFOR CE/2001)
As sílabas das palavras supérflua, incluído e anterior estão corretamente separadas em:
Correto
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Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FGV /2001)
Assinale a alternativa verdadeira.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UFSC/1996)
Marque as proposições CORRETAS e some os valores correspondentes.
Correto
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Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FEI SP/1994)
Assinalar a alternativa em que todas as palavras NÃO TÊM suas sílabas separadas corretamente:
Correto
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Incorreto
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Resposta incorreta. Revise o conteúdo <a href=”https://blogdoenem.com.br/divisao-silabica-portugues-enem/” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>nesta aula</a> e garanta o acerto na hora da prova.
a) apenas em 1.
b) apenas em 2.
c) apenas em 3.
d) em todas as palavras.
e) em duas palavras.
2) Assinale a alternativa em que a palavra não tem suas sílabas separadas corretamente:
a) ni-i-lis-mo
b) oc-ci-pi-tal
c) in-te-lec-ção
d) se-cre-ta-ria
e) côns-cio
3) A letra em que todas as palavras apresentam separação silábica correta é:
a) ex-ci-tar, me-ia, trans-por-te
b) rit-mo, am-bí-guo, ex-ce-len-te
c) pro-fes-sor, ins-tru-ção, a-vi-ã-o
d) dig-no, cre-sci-men-to, eu-ro-pe-u
e) ab-rup-to, sub-li-nhar, sub-li-me
4) Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:
a) cir-cui-to, sa-guão, dig-ni-da-de.
b) cir-cuns-pec-to, trans-cen-der, dis-tan-ci-ar.
c) con-vic-to, tungs-tê-nio, rit-mo
d) ins-tru-í-do, pas-sa-ri-nho, ar-ma-ri-a.
e) co-o-pe-ra-ti-va, , trans-al-pi-no, bi-sa-vô.
5) Dadas as palavras “ignóbil”, “perspectiva” e “psicodélico” assinale a alternativa em que todas estão corretamente divididas em sílabas:
a) i – gnó – bil, pers – pec – ti – va, psi – co – dé – li – co;
b) ig – nó – bil, per – spec – ti – va, p – si – co – dé – li – co;
c) i – g – nó – bil, pers – pe – cti – va, ps – ico – dé – li – co;
d) ig – nó – bil, pers – pec – ti – va, psi – co – dé – li – co;
e) i – gnó – bil, pers – pec – ti – va, p – si – co – dél – ico.
Gabarito:
1) a 2) d 3) b 4) e 5) d
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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Su, com base em manuais gramaticais. A maioria dos exemplos são do Livro “A Gramática para Concursos Públicos”, do professor Fernando Pestana. A professora é Licenciada Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
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