Edital Enem 2013 – Inscrição abre guerra por vaga na universidade

Sai hoje de tarde o Edital do Enem 2013. Veja as portas que o Enem abre com o Sisu, Prouni e Fies.

O Ministério da Educação e o INEP abrem hoje a corrida pelas vagas gratuitas nas universidades públicas e também pelas bolsas de estudo pelo Prouni ou pelo financiamento pelo FIES nas universidades e faculdades privadas. Fique conectado com o Blog do Enem para saber todos os detalhes do Edital Enem 2013. A nota que você tirar no Enem será o seu passaporte para o ensino superior.

Quem tirar nota boa no Enem 2013 poderá escolher o curso que quiser na maioria das universidades públicas. As principais universidades federais do País já acabaram com o vestibular tradicional e adotaram a nota do Enem como único critério para a seleção de alunos.

O processo automático de seleção, nas universidades públicas que adotaram o Enem, acontece através do SISU – Sistema de Seleção Unificado. As notas dos candidatos concorrem umas contra as outras num sistema de classificação pelas vagas, com preferência para quem tem notas mais altas. Mesmo para quem concorre pelo sistema de cotas, o desempate é feito pelas notas mais altas.

Se você estiver numa família com perfil de renda familiar dentro das faixas estabelecidas pelo Prouni, a sua nota do Enem pode ajudar a conseguir bolsa de 100% ou de 50% pelo Prouni em faculdades particulares. A nota do Enem vale na classificação dentro da mesma faixa de beneficiados pela renda familiar.

A disputa pelas bolsas do Prouni acontece num sistema parecido com o SISU, denominado de SisProUni. Ou seja, no final das contas o que vale mesmo para classificar é a nota que você tirar no Enem 2013.

Para concorrer a um financiamento através do FIES – Programa de Financiamento de Estudantes, a nota do Enem faz parte das exigências obrigatórias. Com o FIES você pode estudar numa faculdade particular e pagar o curso apenas depois de formado.

E, se você já tiver feito 18 anos até a data das provas do Enem 2013 a sua nota pode garantir o Certificado do Ensino Médio, como se fosse um Supletivo do Ensino Médio.

O Blog do Enem vai traduzir para você todas as regras do Edital Enem 2013 e tirar todas as suas dúvidas sobre o SISU, o Prouni e o Fies.

Veja aqui as notas de corte para Medicina e as questões que mais caem no Enem.

1 – Ciências Humanas
2 – Matemática
3 – Ciências da Natureza
4 – Linguagens
5 – Redação

Enem 2013

Agora que você já sabe mais sobre o Enem 2013, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem