Fique atento aos detalhes que podem causar eliminação no Enem

Não marque bobeira e saiba o que não pode ser feito no dia da prova

Tem certos detalhes que são os mesmos há anos, e comuns a todos os vestibulares e concursos, e a prova do Enem não foge a essas regras. Esses detalhes são referentes aos itens e ações que podem ocasionar a eliminação do candidato. As regras sempre constam no Edital e são claras. No dia da prova, em caso de ocorrência de algum destes atos não permitidos, os fiscais podem eliminar o estudante.

Dicas Enem

Como o que ninguém quer é ser eliminado, ainda mais quando a prova ainda está acontecendo, confira aqui o que não deve ser feito durante a realização do Enem, para que todo o seu esforço, horas de estudo e investimentos, não sejam jogados fora.

Usar equipamento eletrônico, como tablets, gravadores, pen drives, entre outros, além de óculos escuros, perturbar a ordem da sala, usar bonés, chapéus, viseiras, enfim, qualquer objeto na cabeça. Portar arma, mesmo com a licença para o uso da mesma, também é proibido no dia da prova. Calculadoras e alarmes, além de celulares estão inclusos nos objetos eletrônicos que não podem ser utilizados durante a realização da prova. Por isso, devem ficar guardados dentro de sua bolsa e desligados, ou serem deixados em casa.

Anotações, livros, ou se comunicar com qualquer participante da prova também não é permitido. Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas duas horas do início da aplicação do exame, além de receber informações sobre o conteúdo das provas de algum dos membros da equipe de aplicação, são outras atitudes que não podem ser feitas.

Fora esses itens, no edital também consta que o candidato não pode portar lápis, lapiseira, borracha e caneta que não seja de material transparente. A maioria dos itens não permitidos são óbvios, em se tratando de um processo de seleção, mas é sempre bom lembrar para que ninguém acabe fazendo e sendo eliminado. Nesses casos não dá para reclamar da sorte.

E olha que tem candidato desligado que perde a chance de passar para o curso de seus sonhos por causa das regras do Edital com relação ao dia da prova.

Bom, depois de relembrar tudo isso, só resta desejar um bom Enem.

Eliminação no Enem

Fuja do risco de eliminação no Exame Nacional do Ensino Médio e confira mais dicas que o Blog do Enem preparou para você. Acesse o Guia Básico do Enem 2015.

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203