Enem 2012 – 50 anos da Crise dos Mísseis, assunto pode aparecer na prova

Época de tensão entre EUA e URSS pode aparecer no Enem 2012

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se viu dividido em dois principais blocos. De um lado a União Soviética (URSS), com um governo de base socialista, defendendo uma economia planificada e na igualdade social. Do outro, os Estados Unidos, puxando o bonde do capitalismo, defendendo a propriedade privada, a democracia e a economia livre da total interferência do estado. E essa divisão culminou em um atrito bilateral que certamente aparecerá no Enem 2012.

Quando a 50 anos atrás a URSS decidiu colocar um míssil SS-5 de longo alcance em Cuba, que tinha recém se tornado um estado socialista, estava instaurada a Crise dos Mísseis. Foi certamente o ponto onde a Guerra Fria se tornou enfim uma guerra de agressões e bombas. Felizmente após 13 dias de muita comversa e diplomacia, os dois presidentes entraram em acordo.

E como isso pode aparecer no Enem 2012?

Já no dia 3 de novembro, no primeiro dia de provas do Enem 2012, o assunto pode aparacer, na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. O tema pode cair tanto em geografia, como história e sociologia. Foi um fator determinante no período e mexer tanto economicamente como politicamente.

A relação até hoje abalada entre Estados Unidos e Cuba é outro detalhe que merece atenção. Na época, John Kennedy e Fidel Castro eram os presidentes de Estados Unidos e Cuba, respectivamente, e também não eram exemplos de amizade. Ainda hoje o embargo econômico sofrido por Cuba, através dos Estados Unidos persiste, muito se deve aquele período. Porém com a troca do presidente de Cuba e com as atuais politicas internacionais do governo norte-americano, esse embargo tende a acabar aos poucos.

Já que estamos falando de conflitos sociais e políticos para esse Enem 2012, vale também dar uma atenção à Primavera Árabe e ao impeachmeant do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo (que já apareceu aqui no Blog do Enem, NESSE post).

Mantenha-se sempre atualizado, leia jornais, revistas e sites de diferentes veículos. O Enem 2012, assim como nas outras edições, deverá vir recheado de atualidades. Você não quer ficar para trás, não é mesmo?

Enem 2012

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.

Fonte: Terra Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel