Enem 2012 – Inep trabalha forte para garantir integridade do exame

Enem 2012 completa 14 anos e Inep promete mais segurança com as provas

Nos últimos anos o Enem está rodeado de polemicas. Depois de vazamentos de questões, trocas de gabaritos e problemas nos cartões de identificação, o Inep promete intensificar a segurança nos processos de deslocamento, estocagem e produção das provas do Enem 2012.

Para lembrarmos, usamos o exemplo de 2009, quando o Enem começou então ser usado como instrumento de acesso ao ensino superior. Apenas dois dias antes da realização do exame, um dos cadernos de questões vazou. O problema é então atribuído a um grupo que furtou o material direto da gráfica produtora do Enem. Além do furto, o grupo tentou vender a prova, pedindo quantias que chagam a R$ 500 mil. A consequência imediata do ocorrido foi a desistência de muitas universidades em usar o exame como parte de seu processo seletivo.

Em 201o foi a vez de dados dos participantes vazarem. Estudantes que prestaram o Enem de 2007 a 2009 tiveram seus dados expostos na internet. Além desse fato, a prova do mesmo ano teve inversões de gabarito e muitos erros de impressão. Isso tudo sem falar do tema da redação, conhecido antes da realização do exame.

Em 2011, novamente questões do Enem foram expostas, porém rapidamente foi conhecido o responsável. Atualmente o professor de física Jahilton José Motta, responde por crimes de estelionato, utilização e divulgação de material sigiloso, previstos nos artigos 153, 171 e 180 do Código Penal.

Enem 2012 livre de problemas

Um mês para as provas do Enem 2012 e até agora o Inep conseguiu manter as ordens o exame. O órgão anunciou que reforçará a segurança para garantir que não ocorrerão surpresas negativas, à exemplo dos anos anteriores. Uma das medidas de seguranças adotadas pelo Inep, é a inclusão de lacres eletrônicos nos malotes de prova. Dessa maneira o órgão teria certeza do horário e local de abertura de cada pacote de provas do Enem 2012.

Enem 2012

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.

Fonte: Portal Terra.