Enem 2013 – Cronograma de estudos para a última semana

O Enem 2013 já acontece nesse final de semana! Saiba o que e como estudar para o exame durante esses últimos dias de preparação.

Já entramos na reta final de preparação para o Enem 2013 e, nesses últimos dias antes da prova, tão importante quanto dominar todos os conteúdos cobrados é manter a ansiedade e o nervosismo sob controle. Os professores Alessandra Venturi, coordenadora pedagógica do Cursinho da Poli, Rui Gomes, coordenador do Curso pH, e  Augusta Barbosa, coordenadora do Cursinho do XI, foram ouvidos pelo site VEJA.com e montaram um cronograma de estudos ideal para essa última semana de preparativos para o Enem 2013.

Dica 1: 10 dicas essenciais para garantir uma boa nota – https://blogdoenem.com.br/enem-10-dicas-essenciais/

Ao contrário do que muitos candidatos pensam, essa última semana é para pegar leve. Não adianta passar noites em claro estudando, tentando “recuperar o tempo perdido”. O que não foi assimilado durante o ano dificilmente será assimilado agora, faltando poucos dias para o Enem 2013. Nessa semana, concentre-se em revisar conteúdos já conhecidos, fazer exercícios ou simulados e relaxar.

Confira o cronograma de estudos montado pelos especialistas ouvidos pela VEJA.com:

SEGUNDA-FEIRA – Faça um simulado

Depois de um bom final de semana, na segunda-feira, os candidatos tendem a estar mais relaxados. Por isso, aproveite toda essa energia e faça um Simulado Enem. Se quiser treinar com provas antigas do exame, escolha as aplicadas a partir de 2009, ano em que o modelo atual passou a ser aplicado, com 180 questões e uma redação. Esse exercício é importante para treinar a administração do tempo e para o estudante se familiarizar com a estrutura da prova.

Podem ser dedicados, em média, três minutos para responder cada questão do Enem 2013.  “Caso o aluno perceba com o simulado que teve problemas com a gestão do tempo, ainda poderá se reorganizar”, afirma Rui Gomes, coordenador do curso pH, ouvido pela VEJA.com.

TERÇA E QUARTA-FEIRA – Pesquisa, exercícios e revisão

Na terça e quarta-feira, o candidato pode optar entre alguma dessas opções: pesquisar e entender as questões que errou no simulado de segunda-feira, treinar com mais exercícios de anos anteriores do Enem ou revisar conteúdos com os quais tem mais dificuldade.

Durante esses últimos dias de preparação, evite jornadas muito longas de estudo. Cinco horas deve ser o tempo máximo dedicado aos livros por dia. É um erro também concentrar-se apenas nas disciplinas que em que há mais afinidade ou, ao contrário, naquelas consideradas mais difíceis. O ideal é estudar a cada 50 minutos uma matéria diferente.

“Uma das marcas do Enem é a interdisciplinaridade, por isso, pode aparecer na prova uma questão de matemática envolvendo filosofia, por exemplo. O aluno deve dominar todas as disciplinas”, alerta Augusta Barbosa, coordenadora do cursinho do XI, ouvido pela VEJA.com.

A partir da quarta-feira, Alessandra Venturi, do Cursinho da Poli, desaconselha a realização de simulados. Na visão da especialista, o resultado pode ser o inverso do desejado: “Um aluno que responder a 90 questões e errar 40 vai achar que não sabe nada e, dificilmente, terá tempo de esclarecer todas as suas dúvidas. Isso só vai gerar estresse e insegurança.”

QUINTA-FEIRA – Redação e atualidades

A sugestão dos professores ouvidos pela VEJA.com é de dedicar a quinta-feira anterior ao Enem 2013 exclusivamente para a redação. A redação é um item muito importante do Enem e, quando mal feita, pode até mesmo excluir o candidato das universidades.

“Pode-se fazer de duas a três redações na quinta-feira. Recomendo que, antes de escrever o texto,  o aluno faça um breve roteiro com sua tese, argumentos e proposta de intervenção. Isso ajudará a dar coerência à dissertação”, aconselha Rui Gomes, do curso pH, ouvido pela VEJA.com.

Aproveite e treine também o tempo que você leva para escrever sua redação. No dia do Enem 2013, você terá, em média, uma hora para escrever seu texto dissertativo-argumentativo sem prejudicar a resolução das demais questões da prova.

A quinta-feira também pode ser utilizada para leitura de jornais e revistas. O Enem costuma abordar questões da atualidade na redação ou até mesmo em questões objetivas. Estar bem informado pode te ajudar, e muito, na hora da prova.

Dica 2: Redação Enem – Dicas para mandar bem na Redação – https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dicas/

SEXTA-FEIRA – Relaxe!

Esqueça os estudos na véspera da prova. A ordem é relaxar! Alessandra Venturi, do Cursinho da Poli, afirma que, neste momento, mais importante do “trabalhar o intelectual, é cuidar do psicológico”. Dedique esse dia para fazer algo que você gosta muito, como ir ao cinema, ao parque, a praia (caso você more em cidade litorânea). Ou então você pode aproveitar nossas 5 dicas de filmes para ver antes da prova e fazer uma sessão de cinema em casa, com direito a muita pipoca. Estar descansado e tranquilo no dia do exame ajuda a evitar aquelas pequenas falhas de memória conhecidas como “brancos”.

Dica 3: Enem 2013 – Deu branco durante a prova? Veja aqui o que fazer – https://blogdoenem.com.br/enem-2013-deu-branco-o-que-fazer/

Para quem não conseguiu aproveitar os outros dias da semana para conhecer o local onde fará a prova, essa é a última chance! Vá até o local de prova para saber quanto tempo tem o trajeto da sua casa até ele. Não se esqueça que, no dia do Enem 2013, muitas pessoas estarão indo para o mesmo local que você, então, saia de casa com bastante antecedência para evitar atrasos causados por complicações no trânsito. A organização da prova não permitirá a entrada no local depois das 13h (horário de Brasília) sob nenhuma justificativa!

enem 2013 cronograma

Curso Enem Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já viu nosso cronograma de estudos para o Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem