Enem 2013 – Estudantes são eliminados por postarem fotos nas redes sociais

Até as 15h, 21 candidatos do Enem 2013 foram eliminados pelo Inep por compartilharem fotos do exame nas redes sociais. Edital do exame proibe essa prática.

Mesmo tendo que desligar e guardar o celular em uma embalagem lacrada ao entrarem na sala do Enem 2013, alguns candidatos conseguiram deixar o vício das redes sociais atrapalhar o caminho até a universidade. Até as 15h desse sábado, primeiro dia do Enem 2013, 21 candidatos já haviam sido eliminados do exame pelo Inep por compartilharem fotos do exame nas redes sociais. As fotos foram tiradas dentro das salas de aula onde o exame seria aplicado. Essa prática é proibida pelo edital do Enem 2013.

Ontem, o ministro da educação Aloizio Mercadante alertou os candidatos do Enem 2013 de que o governo federal estaria monitorando as redes sociais e todos os estudantes flagrados utilizando celular dentro da sala de aula seria eliminado. “Não tentem postar imagem no início do exame, porque você vai ser identificado, acredite nisso”, afirmou Mercadante

Alguns candidatos esqueceram dessa recomendação e, no primeiro dia do Enem 2013, compartilharam fotos do exame na rede social Instagram. Em diversas fotos, o estudante que cometeu a gafe pode ser facilmente identificado, pois dados e até mesmo documentos, como RG e CPF, aparecem visíveis e legíveis na imagem.

O governo nega que pratica a espionagem de dados pessoais dos candidatos. . “Nosso trabalho aqui não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom. E é uma razão republicana, preservar o exame. Não estamos espionando a vida de ninguém. Nós só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos.” Mercadante diz que o monitoramento das redes sociais identifica apenas as informações divulgadas publicamente pelos candidatos e “não viola os direitos de quem quer que seja”.

Na última edição do Enem, em 2012, o MEC eliminou 65 candidatos que postaram fotos do exame ou das salas de aula nas redes sociais, mesmo que não fosse possível ler em nenhuma delas as questões da prova. “Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento.”, alertou Mercadante.

Então, não se esqueça: tirar fotos dentro das salas de aula e compartilha-las nas redes sociais são infrações previstas no edital do Enem 2013 e, quem cometê-las, será eliminado do exame. Desligue o celular assim que entrar na sala e concentre-se apenas em fazer uma boa prova!

enem 2013 instagram

Fotos do Enem 2013 postadas no Instagram. Montagem feita pelo G1.

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.

Confira o Simulado 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem