Enem 2013 – MEC suspende 10 mil vagas em cem cursos de Direito

Apertou, galera. A disputa por Direito no Sisu, Prouni e Fies será mais difícil. Tem de caprichar no Enem 2013!

Você ou algum dos seus colegas pensa em utilizar a nota do Enem 2013 para estudar Direito? O MEC não está para brincadeira em relação à qualidade dos cursos de Direito. Cortou 100 cursos da lista de oferta. Na média, cada curso tem 100 vagas por ano, o que significam dez mil vagas a menos em Direito a partir deste ano.

Com uma canetada só foram detonados todos os cursos que estavam na fila para abrir novas turmas. Além de fechar a porta para novos cursos, o Ministro Aloísio Mercadante avisou que no final do ano deve cortar vagas de todos os cursos que repetirem nota baixa no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Nota do ENADE derruba cursos

Se você ainda não sabe, o ENADE é uma espécie de Enem do Ensino Superior, onde as provas são feitas para cada um dos cursos oferecidos. As notas vão de 1 até 5, e são dadas para cada curso observando o desempenho dos alunos de cada faculdade ou universidade. Quem repetiu notas 2 ou 1 nos últimos quatro anos foi punido pelo MEC.

Para avaliar os cursos de Direito o MEC quer incluir também o desempenho das faculdades e universidades na aprovação de alunos nos exames da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Tem o lado ruim e o lado bom. Ruim é que o número de vagas, de oportunidades, diminui. O lado bom é que você não corre o risco de gastar a sua nota do Enem 2013 numa arapuca e se matricular num curso ruim.

Veja AQUI a reportagem oficial do MEC. A lista das faculdades que tiveram os cursos de direito reprovados será publicada no Diário Oficial. O Blog do Enem 2013 está de olho, e vai colocar aqui para você saber quem foi punido.

Enem 2013

Agora que você já sabe o que é o Enem, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem