Cursos estão com metade da grade curricular afetada. Instituição utiliza o Sisu e Enem como processo seletivo.
O semestre do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) começou dia 4 de fevereiro e já está na metade, mas parte das aulas não seguiu o mesmo ritmo. A instituição tem sofrido com a falta de professores em seus 3 níveis: ensino médio integrado (com disciplinas técnicas), profissionalizante e superior, para o qual os alunos são selecionados através do Enem.O IFSP assumiu o problema, mas não sabe estimar quantos professores estão em falta.
A estimativa é de que 200 aulas deixem de ser dadas por dia e alguns cursos chegam a estar com quase metade da grade curricular afetada. Segundo o instituto, há dez concursos públicos em andamento. Porém, a solução seria temporária, pois são para professores substitutos, com contratos de curta duração e salários baixos, que não passam de R$ 4650 por 40 horas semanais trabalhadas.
Segundo Carlos Alberto Vieira, diretor geral do IFSP, quatro concursos para professores substitutos já foram abertos anteriormente, mas não apareceram candidatos. “Se o MEC liberar os concursos para professores efetivos, nós resolveremos o problema”, afirmou o diretor.
Em nota, o MEC afirma que “não procede” a informação do impedimento de contratação de novos professores para o IFSC e que o instituto tem à disposição 175 vagas de docentes efetivos em regime de dedicação exclusiva, além de 538 outras vagas que podem ser solicitadas “a qualquer momento”.
O Ensino Médio no IFSP é conhecido como um dos melhores de São Paulo. Em 2009, teve a nota mais alta entre as escolas públicas do estado no Enem.
O Blog do Enem publicou recentemente um post sobre a baixa procura dos alunos por cursos de licenciatura e Pedagogia. Leia-o aqui.
Post produzido por Bárbara Cardozo.
Agora que você já sabe mais do Enem, conhece nossa rede de blogs?
Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.
Nossas redes sociais são:
Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem
Canal no Youtube: Rede Enem
Google+ : Rede Enem