Razão e Proporção no Enem: Revisão com aula grátis Khan Academy

Como resolver exercícios de Razão e Proporção? Veja nesta aula da Khan Academy como identificar e lidar com razões, proporções, grupos e mudanças de proporções nesses grupos.

Olá! Nesta aula o professor Salman Khan trata de um dos assuntos mais simples e um dos mais poderosos da Matemática: Razão e Proporção. Muitos dos problemas encontrados no Enem, no vestibular (e no cotidiano) associados à Matemática, Física e Química podem ser resumidos em problemas de Razão e Proporção. Você já manda bem em Razão e Proporção? Se ainda tem alguma dúvida, tire agora mesmo.

Dica 1- Veja o que mais cai em Matemática no Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Então, você já sabe que o conteúdo de Razão e Proporção é importante para as provas do Enem e também dos principais vestibulares. Dito isso, não é necessário salientar a importância de saber lidar com esse assunto. E para aqueles que ainda não sabem, o tema de Razão e Proporção muitas vezes é chamado também de “Regra de Três”.

Assista agora ao vídeo da Khan Academy, traduzido para o Português pela Fundação Lemann, e que trata da resolução de problemas envolvendo Proporções. Em seguida, siga no post para completar o seu aprendizado:

Para você entender e aprender Razão e Proporção:

Quando estabelecemos uma Proporção entre uma coisa “x” em relação a uma coisa “y”, escrevemos x:y e dizemos Razão de x para y. Exemplo: Razão de 3:7, ou seja, x=3 e y=7.

Mas o que significa esta Razão? Significa que x recebe 3 partes e y recebe 7 partes.

Mas partes de quê? De um todo, e esse todo também é chamado de grupo. O menor grupo, com partes inteiras, que se pode formar no exemplo dado é o grupo de 10 partes (3+7) e assim x recebe 3 dessas partes e y recebe 7.

No exemplo anterior podemos mudar o grupo para 60 partes, isso é 6 vezes maior que o menor grupo possível com partes inteiras. Dessa forma, aumentamos a Proporção (que também pode ser chamada de escala) do grupo em 6 vezes. Assim, x e y também recebem partes 6 vezes maiores, ou seja, x=3 vezes6=18 e y=7 vezes 6=42.

Também é possível alterar a Proporção de um grupo adicionando ou retirando partes de x ou y. Por exemplo, se quisermos que nosso grupo de 60 partes fique com uma Razão de 1:2, quantas partes y precisa perder? A gente sabe que no grupo de 60 partes x ocupa 18 dessas. Se a Razão tem que ser de 1:2 e a gente só vai alterar o y, então y tem que ser 2 vezes maior que x, ou seja, y=2 vezes 18=36. Antes y=42, agora y=36, então y precisa perder 42-36=6, que é a resposta de nossa pergunta.

Dica 2 – Quer mandar bem no Enem e nos vestibulares? Veja as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: https://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Exercício para fazer agora: Dois números somados totalizam 510. Sabe-se que um deles está para 8 assim como o outro está para 9. Quais são os dois números?

A resposta está aqui, mas o importante é você construir o caminho para chegar até o resultado. Conseguiu? Os dois números são 240 e 270.

Dica 3 – Veja mais vídeos da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos

Os textos e exemplos de apresentação deste vídeo sobre Razão e Proporção foram preparados pelo professor Fernando Volpatto para o Blog do Enem. Fernando é formado em UFSC. Dá aulas de Matemática e Física em escolas da Grande Florianópolis. Facebook: https://www.facebook.com/fernando.volpatto .

Khan Academy

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre a Khan Academy, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem