E agora, tem prova do Enem 2021 neste ano, ou vai ficar para 2022?

No dia 13 de maio, o presidente do Inep avisou no Conselho Nacional de Educação (CNE) que o Enem 2021 seria aplicado só em 2022. Mas, depois que a notícia espalhou, a grita foi geral. No final da tarde o INEP soltou uma nota dizendo tudo ao contrário, que iria , sim, ter Enem 2021 "em 2021". Porém, no dia 14 o Ministro da Educação disse tudo ao contrário do que o INEP tinha "desdito". Veja a confusão que virou a data das provas do Enem:

A bruxa está solta em Brasília. O adiamento das provas do Enem 2021 já tinha aparecido de maneira indireta, quando o INEP publicou uma portaria com as metas de trabalho para 2021, e as provas do Enem não estavam na lista. E, na reunião do presidente do INEP com os membros do Conselho Nacional da Educação, ele falou que, de fato, o INEP não tinha nem dinheiro e nem tempo para organizar as provas do Enem neste ano.

Provas do Enem 2021… só em 2022?

Mas, quando a notícia saiu na imprensa, as redes sociais ficaram congestionadas com os protestos dos estudantes que pretendem fazer o Enem 2021.  Em seguida o INEP passou a negar a informação do adiamento do Enem. Porém o portal G1 conseguiu cópia de documentos internos do Instituto indicando que as provas seriam mesmo em janeiro de 2022.

O bate-cabeça continuou até o final da tarde, quando o INEP postou uma Nota de Esclarecimento, dizendo que iria, sim, fazer a aplicação do Enem 2021 “em 2021”. Mas…. Na sexta-feira de tarde o Ministro da Educação deu uma declaração totalmente diferente, dizendo que “os documentos que o G1 mostrou eram apenas internos”, e que nada está decidido. As provas do Enem 2021 podem ser em outubro, novembro, ou em janeiro de 2022.

Presidente do Inep nega declaração

Com a repercussão negativa do adiamento das provas do Enem 2021, a assessoria de comunicação do Inep negou que Danilo Ribeiro tenha confirmado a transferência de data. De acordo com o presidente do órgão, o Enem 2021 está em processo de planejamento, ou seja, sem data definida. Além disso, Danilo Ribeiro afirmou que o Inep está engajado com a realização do Enem 2021 ainda este ano.

Depois da negativa por parte do Inep, os membros do CNE que haviam falado à imprensa sobre o adiamento do Enem voltaram atrás. Segundo a presidente do Conselho Nacional de Educação, a informação de que o Enem não seria realizado em 2021 seria fruto de uma falha de comunicação e de entendimento.  Clima de “barata-voa” total em Brasília.

Estudantes insatisfeitos o adiamento do Enem 2021

Após a notícia sobre o adiamento das provas do Enem 2021, muitos estudantes se mostraram insatisfeitos com o Ministério da Educação. Isso porque muitos esperavam recuperar, com o Enem 2021, os prejuízos advindos do adiamento do Enem 2020.

A última edição do Exame teve taxa de abstenção de 55%. Ou seja, mais da metade dos candidatos inscritos não compareceu para fazer as provas. Assim, esses candidatos viam no Enem 2021 uma nova oportunidade de entrar na faculdade com a nota do Enem.

Com a possibilidade de que o Enem não seja aplicado em 2021, os estudantes se veem mais uma vez prejudicados.

Pedido de isenção deve ser feito entre os dias 17 e 28 de maio

Ainda que o Enem 2021 só venha a ser aplicado em 2022, o pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser feito ainda este ano. O requerimento deve ser feito entre os dias 17 e 28 de maio de 2021, assim como a justificativa de ausência.

Curso Enem 2021 Gratuito

Veja como aumentar as suas notas do Enem com as Aulas, E-books, Mapas Mentais e Simulados do melhor preparatório do país. As inscrições estão abertas no Curso Enem Gratuito. Você pode começar hoje mesmo no melhor Plano de Estudos para a sua agenda. Curso Enem Gratuito

Os 10 temas que mais caem no Enem

Confira na lista as questões que mais caem nas provas do Enem, e veja nos links aulas e simulados gratuitos para você revisar agora e mandar bem.

  1. Português:  Interpretação de TextosEstrutura Textual
  2. História: Revolução Francesa,  e Guerras Mundiais
  3. Geografia: O Espaço Rural, e O Impacto Ambiental
  4. Filosofia: Ética e Justiça. Aristóteles, Platão e Sócrates
  5. Sociologia: O Mundo do Trabalho e as Teorias Sociais
  6. Física: MRUV; Aceleração, Velocidade; e Gravidade
  7. Química: Velocidade das Reações; Equilíbrio Químico
  8. Biologia: As Relações Ecológicas; Interações Antrópicas
  9. Inglês: Leitura e Interpretação de Textos
  10. Espanhol: Leitura e Interpretação de Textos 
  11. Matemática: Cálculo de Área e Volume, Regra de Três

 

O Edital do Enem 2021 ainda não foi publicado

O edital do Enem 2021, por sua vez, ainda não foi publicado pelo Inep. Espera-se que o documento oficial seja publicado após a definição das datas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Blog, Destaques, Enem Tags: ,