Não perca a chance! Últimos dias para se inscrever no Enem-Unicamp 2025, usando a nota do Enem como acesso à renomada Universidade Estadual de Campinas. Descubra detalhes sobre as modalidades, critérios e prazos para conquistar sua vaga.
As inscrições para o Enem-Unicamp 2025 encerram em 25 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Comvest.
A taxa de inscrição custa R$ 40 e pode ser paga até 29 de novembro. Quem obteve isenção no Vestibular Unicamp 2025 não precisa fazer o pagamento.
Continue lendo para saber como se inscrever e participar do processo seletivo.
Vagas Enem-Unicamp 2025
O Enem-Unicamp 2025 oferece 345 vagas, distribuídas em três categorias:
- Candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas;
- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que também tenham estudado em escolas públicas;
- Pessoas com deficiência.
Para essa edição, também foram reservadas 31 vagas para pessoas com deficiência (PCDs), conforme decisão histórica aprovada pelo Conselho Universitário.
A lista de cursos e vagas está disponível no Edital. É possível escolher até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar sua pontuação considerando exclusivamente a edição do Enem de 2024.
Requisitos e documentação
Para a reserva de vagas de PCDs, é necessário apresentar um laudo médico emitido nos últimos cinco anos, com detalhes sobre a deficiência, o Código Internacional de Doenças (CID) ou Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF), e assinatura do especialista com registro profissional.
A Comvest vai analisar essa documentação junto à Diretoria Executiva de Apoio Estudantil (Deape) e à Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), com resultado previsto para 6 de janeiro de 2025.
Para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos, a autodeclaração feita no formulário de inscrição será validada por uma comissão com base em características fenotípicas, caso o candidato seja convocado.
Critérios de seleção
Os candidatos devem usar suas notas do Enem 2024 e podem escolher até duas opções de curso.
A Comvest prevê até cinco chamadas para matrícula, alinhadas com o cronograma do Vestibular Unicamp 2025, sendo que a primeira acontece em 24 de janeiro de 2025, para matrícula online nos dias 27 e 28 de janeiro de 2025.
Os candidatos aprovados em múltiplos sistemas de ingresso devem optar por um dos cursos, cancelando automaticamente sua participação nas demais modalidades.
A Comvest orienta que todos os candidatos leiam o edital completo para conhecer os detalhes sobre cursos, documentação e critérios específicos.
Dúvidas comuns sobre o Enem-Unicamp 2025
Confira agora as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o processo seletivo do Enem-Unicamp 2025.
A seleção é via Sisu?
Não! A Unicamp não entra no Sisu. As vagas disponíveis no Enem-Unicamp, que utiliza as notas do Enem, seguem um edital próprio.
É possível se inscrever na modalidade Enem-Unicamp e no Vestibular?
Sim, você pode concorrer em todas as formas de ingresso, desde que tenha o perfil para cada uma. Mas, lembre-se de que a inscrição é feita separadamente, na página de cada modalidade.
Qual o período de inscrição e quantas vagas têm?
As inscrições para a modalidade Enem-Unicamp 2025 serão online, de 5 a 25 de novembro, na página da Comvest. São oferecidas 345 vagas.
Quem pode participar?
As vagas são destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública, estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública e são autodeclarados pretos e pardos, e candidatos PCD.