Engenharia Ambiental: o curso, a profissão e o mercado de trabalho

O curso de graduação em Engenharia Ambiental é cada vez mais importante, já que forma profissionais com habilidades para atuar em projetos que minimizem danos ambientais. Esse é um dos principais temas do mundo contemporâneo, além de ser um dos maiores desafios para o homem. Veja abaixo a carreira e o mercado de trabalho para engenharia ambiental!

Quem se forma em Engenharia Ambiental faz o quê? Descubra neste post os segredos e o potencial da profissão de Engenharia Ambiental.

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por avaliar, implantar e monitorar soluções de problemas do meio ambiente. Ele deve atuar no manejo, tratamento, controle e diagnóstico de problemas ambientais, tanto no âmbito rural quanto urbano.

engenharia ambiental destacada

Sua diferença para outros profissionais que também trabalham na área ambiental é que ele consegue identificar e avaliar o problema e sua dimensão, além de criar uma solução, projetar, implantar e monitorar.

O curso de Engenharia Ambiental

Para que o profissional se torne apto a desempenhar todas as funções do ramo, o curso é composto por diversas disciplinas das áreas de Biológicas e Exatas. A graduação tem duração média de cinco anos e contempla disciplinas como estatística, química, física e cálculo, além de topografia, hidráulica, geologia, ecologia e hidrologia.

Enquanto nos primeiros semestres do curso as disciplinas ensinadas costumam pertencer ao ciclo comum a todas as engenharias, a partir do terceiro ano, os estudos se tornam aprofundados, com foco em assuntos como tratamento de resíduos, avaliação de impactos ambientais, controle de poluição ambiental, cálculo de emissões na atmosfera, recuperação ambiental, entre outras.

Para que o acadêmico possa se formar, um estágio supervisionado é obrigatório. Além disso, o aluno deve produzir um trabalho de conclusão de curso.

 

5 cursos de Engenharia Ambiental com conceito máximo no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

* Universidade Federal de Viçosa (UFV)
* Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
* Universidade Federal do Rio de Janeiro (UGRJ)
* Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
* Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC)

Quer conhecer outros cursos de Engenharia Ambiental com conceito 5 ou checar o conceito de cursos de outras instituições do país? Acesse http://emec.mec.gov.br/ e faça a busca por estado no mapa ou a busca textual pelo nome da instituição, pelo nome do curso, conceito no Enade e muitos outros critérios!

Dica 1: Você sabe quais são os conteúdos que caem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Contamos para você. https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/natureza/
Dica 2: Saiba como acertar na estrutura da sua redação do Enem! https://blogdoenem.com.br/redacao-enem-estrutura-texto/

Engenharia Ambiental

Mercado de trabalho para Engenharia Ambiental

O mercado de trabalho para formados em Engenharia Ambiental é amplo, por isso os recém-formados costumam conseguir emprego rapidamente. As vagas de emprego são ainda mais abundantes em áreas como tratamento de água e esgoto. Promoção da sustentabilidade e recuperação de áreas degradadas também são áreas que ganham cada vez mais destaque no mercado de trabalho.

Entre outras áreas de atuação, o mercado de trabalho também possui vagas em órgãos de controle e fiscalização de recursos ambientais, indústrias, usinas de energia e ONGs. O salário inicial médio de um engenheiro ambiental é de pouco mais de R$ 4.000,00 por 6 horas diárias de trabalho.

Dica 3 – Engenharias estão em alta no mercado de trabalho. São mais de 600 mil vagas previstas até o ano de 2020. Aqui: https://blogdoenem.com.br/engenharia-salarios-alta-600-mil-empregos-ate-2020

Engenharia Ambiental

O perfil do profissional após a formação

Ao se formar no curso de graduação de Engenharia Ambiental, o profissional deve conseguir realizar perícias ambientais, elaborar planejamento energético, analisar riscos ambientais, realizar controle de poluição, estudos de impacto ambiental e até mesmo ajudar a elaborar políticas que contribuam para conscientizar a população, que tenham como objetivo direto a preservação do meio ambiente.

O profissional também pode estudar os efeitos de um determinado produto sobre o meio ambiente, fazer mapeamentos geográficos, racionalizar a exploração de rios e operar ou construir sistemas de abastecimento de água, tratamento de esgoto, de lixo doméstico, entre outros. Sistemas de drenagens também podem ser criados e montados para prevenir inundações e enchentes.

Confira o vídeo que o Programa Desafio Profissão, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, preparou sobre o curso:

Dica 4 – Mande bem no Enem com as Apostilas Enem Gratuitas. Aulas e vídeos grátis para todas as matérias: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis

Natália Marinho é formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão e manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!