Equação de Clapeyron – Química Enem

Estude a equação de Clapeyron com o Blog do Enem! É revisão de Química para o Enem e os vestibulares!

Você conhece a equação dos gases que se comportam como gases ideais? Não? Então, que tal estudar sobre a equação de Clapeyron e mandar bem na prova dos Enem e dos vestibulares de todo Brasil?

O físico parisiense, Benoit Pierre Emile Clapeyron, estabeleceu uma equação que relaciona as três variáveis de estado de um gás, ou seja, pressão (p), temperatura (T) e volume (V) para uma quantidade de matéria igual a n, descrevendo totalmente o comportamento de um gás ideal.

Benoit Paul Émily Clapeyron (1799 – 1864)

Segundo o físico, quando uma massa fixa de gás sofre uma transformação em que as três grandezas (pressão, volume e temperatura) se alteram, a relação  permanece constante. Sendo assim, a relação entre o estado inicial e final de um gás pode ser expressa por uma equação chamada Equação da Transformação Geral dos Gases.

 Representação do estado inicial e final da transformação de um gás.

Para uma quantidade fixa de um gás, o quociente entre o produto pV e a temperatura permanece constante.

A constante da equação acima passou a ser simbolizada pela letra R, assim:

Então, para n mols do gás, temos:

Onde:

P: pressão

V: volume

T: temperatura

R: constante universal dos gases perfeitos. Seu valor depende das unidades utilizadas para medir as variáveis de estado, podendo ser:

 

n: número de mols

n: número de mols (n) do gás, que é dado pela razão entre a massa do gás (m) e sua massa molar (M):

 

Entenda mais sobre a equação de Clapeyron assistindo a vídeo aula do Curso Enem Gratuito e fique fera!  Não deixe de assistir!

Teste seu conhecimento!

Resolva esse exercício e mande ver nas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil!

(FPS-PE) Um balão contendo gás hélio está na temperatura ambiente (T = 20 ºC ≈ 293 K) e na pressão atmosférica (P = 1,0 atm ≈ 10+5 Pascal). O balão contém 2 mols desse gás nobre. Assuma que o gás hélio comporta-se como um gás ideal e que a constante universal dos gases perfeitos vale: R = 8,31 (J/mol.K). Determine o volume aproximado ocupado pelo gás no interior do balão.

a) 0,50 m3

b) 5,00 m3

c) 2,50 m3

d) 10,00 m3

e) 0,05 m3

Resposta: d

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel