Estatística: veja o curso, a profissão e o mercado de trabalho

Você tem gosto pela precisão, pela coisas exatas, e sabe comparar grandezas e fazer relações com a matemática? Então, quem sabe o curso de graduação em Estatística não seria um caminho para você? Veja abaixo o que se aprende, como é a  profissão, e o mercado de trabalho.

Muita gente durante o Ensino básico e o Ensino médio se queixa, em geral, de uma disciplina, principalmente pela dificuldade envolvida e dedicação exigida: a matemática. Mas, para aqueles que gostam, há profissões que lidam diariamente com cálculos complexos e com a interpretação de dados numéricos. É assim a vida de quem faz o curso de graduação em Estatística  e segue na carreira.

Estatística

O que faz quem se forma em Estatística?

As pessoas que fazem o curso de graduação em Estatística  são profissionais especializados numa parte avançada da matemática. É a profissão que cuida no dia a dia da coleta, análise e interpretação de dados numéricos para o estudo de fenômenos de variadas ordens, sejam fenômenos naturais, econômicos ou sociais.

Para isso,  quem faz estatística  planeja e executa o levantamento de informações obtidas por meio de questionários, medições e entrevistas. Em seguida, ele usa softwares avançados , analisa e interpreta os resultados para explicar os fenômenos e para montar um banco de dados que pode ser usado para novas interpretações.
Além disso, o estatístico pode acompanhar testes de qualidade de produtos e serviços, fazer previsões e desenvolver modelos matemáticos para serem aplicados a situações práticas.

Como é o curso de graduação em Estatística

A duração média do curso de graduação em Estatística é de quatro anos, sendo que nas aulas há, obviamente, muitas e muitas contas, solidificando o conhecimento do aluno em matemática, cálculo, métodos estatísticos e teoria das probabilidades. Assim, as aulas exigem raciocínio lógico do estudante e a vontade de aprender a lidar com os números de diversas formas.

Além disso, há ainda o conhecimento de metodologias de pesquisa e das aplicações da estatística, como matérias de atuária, sociometria, demografia, econometria e biometria.

A Universidade Federal de Juiz de Fora, a UFJF, preparou um vídeo sobre o curso de graduação em Estatística. Muito bom. Assista!

2 cursos de Estatística com nota 5 no Enade

Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG) – Estatística
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Estatística

Perfil do profissional após a formação

Após se formar, o profissional de estatística pode trabalhar em diversas áreas, sendo que as principais são: bioestatística, computação, programas de busca e banco de dados digitais para internet, indústria, perfil de consumidores, recursos humanos, pesquisa e financeiro.

Ruleandson do Carmo é jornalista e doutor em Ciência da Informação. Siga-o no Twitter: www.twitter.com/ruleandson

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel