Exercícios sobre Tipos Sanguíneos – Biologia Enem

Treine para o Enem e vestibulares com o resumo e a lista de Exercícios sobre Tipos Sanguíneos. O gabarito sai na hora para conferir o seu desempenho!

Exercícios sobre Tipos Sanguíneos são bem tradicionais nas provas do Enem e dos vestibulares. Dessa maneira, é essencial que você chegue com o conteúdo na ponta da língua para não perder pontos. Por isso, conclua nossa lista de exercícios sobre tipos sanguíneos e confira um resumo sobre o tema!

Resumo sobre Tipos Sanguíneos

Você sabia que até o início do Séc XX as transfusões sanguíneas eram evitadas? Isso porque, muitas vezes, elas causavam o efeito contrário: ao invés de salvar o paciente, aceleravam a sua morte. Mas, no ano de 1900, o cientista Karl Landsteiner iniciou os seus estudos dos tipos de sangue e os Fatores Sanguíneos.

Para desenvolver a sua pesquisa, Karl misturou amostras de sangue de várias pessoas e verificou que, em algumas destas amostras, as hemácias se juntavam, aglutinando-se.

A partir disso, iniciou-se a nomenclatura dos tipos sanguíneos até chegar onde conhecemos atualmente!

Codominância

O sistema ABO atual é um exemplo de codominância na espécie humana. A codominância ocorre quando não há relação de dominância entre os alelos. Além disso, em heterozigose, ambos produzirão características. Vamos entender melhor:

A tipagem sanguínea é caracterizada por 3 alelos diferentes (é um caso de polialelia): IA, IB e i. Por exemplo: se você tem um sangue considerado tipo A, você com certeza tem o alelo IA em suas hemácias (e consequentemente o aglutinogênio A). Além disso, fique ligado: o alelo i não produz aglutinogênios.

Possíveis genótipos e fenótipos

  • Sangue A = IAIA, IAi;
  • Sangue B = IBIB, IBi;
  • Sangue AB = IAIB;
  • Sangue O = ii.

Aula sobre Sistema ABO

Quer aprender mais sobre o tema? Então confira a aula da prof. Juliana sobre o Sistema ABO:

Lista de exercícios sobre Tipos Sanguíneos

.

Carolina Prieto

Categorias: Biologia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel