Saiba como a expansão do programa Pé-de-Meia vai beneficiar mais de um milhão de estudantes brasileiros de escolas públicas e da EJA.
No início do mês de agosto, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciaram a expansão do programa Pé-de-Meia para mais de 1 milhão de estudantes.
Com a mudança, alunos de ensino médio público, com famílias inscritas no CadÚnico e renda per capita de até meio salário mínimo, podem participar do programa.
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atendem aos mesmos critérios, também passam a receber o incentivo financeiro.
Acompanhe a leitura para entender como vai funcionar a inclusão e os pagamentos para os novos participantes do programa.
O que é o Pé-de-Meia
Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional em forma de poupança, que pode alcançar até R$ 9.200 por aluno.
A iniciativa visa garantir que jovens matriculados no ensino médio público permaneçam na escola e concluam seus estudos, promovendo o acesso equitativo e diminuindo a desigualdade social.
O programa também busca aumentar a inclusão social por meio da educação, incentivando a mobilidade social.
Os estados, o Distrito Federal e os municípios colaboram fornecendo as informações necessárias para a execução do programa, garantindo que os alunos matriculados nas suas redes de ensino possam participar.
Todos os estados, o Distrito Federal e 74 secretarias municipais de educação que oferecem ensino médio regular aderiram ao programa.
Incentivos previstos
O Pé-de-Meia tem quatro tipos de incentivos e os pagamentos dependem de comprovação das condições exigidas pelo programa.
- Incentivo-Matrícula: por matrícula registrada em série do ensino médio;
- Incentivo-Frequência: por frequência mínima escolar de 80% do total de horas letivas;
- Incentivo-Enem: por participação comprovada no Enem, apenas para os concluintes do 3º ano;
- Incentivo-Conclusão: por conclusão dos anos letivos do ensino médio com aprovação, cujos depósito e saque dependem da obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.
Por que o programa Pé-de-Meia foi criado?
O programa foi criado como uma resposta às preocupantes taxas de repetência e evasão escolar no Brasil.
De acordo com dados do Censo da Educação Básica de 2022, a taxa de repetência entre os estudantes brasileiros foi de 3,9%, enquanto a taxa de evasão atingiu 5,9%.
Nas redes públicas, esses números são ainda mais alarmantes, com taxas de 4,3% de repetência e 6,4% de evasão. Os índices destacam a necessidade urgente de iniciativas que incentivem a permanência dos alunos na escola.
O Pé-de-Meia, além de oferecer um incentivo financeiro que pode chegar a R$ 9.200 por aluno, condiciona o pagamento das parcelas à aprovação ao final de cada ano do ensino médio e exige que o aluno tenha uma frequência superior a 80% nas aulas durante o mês.
Dessa forma, o programa não só motiva os estudantes a permanecerem na escola, mas também a se dedicarem aos estudos, para um melhor desempenho acadêmico e uma redução significativa nas taxas de repetência e evasão.
Novas regras do Pé-de-Meia
As novas regras do programa Pé-de-Meia trazem uma ampliação significativa no número de beneficiários, aumentando em mais de 1 milhão o total de estudantes que recebem o incentivo financeiro.
Anteriormente, o programa abrangia 2,5 milhões de alunos do ensino médio público. Com essa expansão, os novos contemplados começarão a receber o benefício a partir de agosto.
Além disso, as novas diretrizes incluem os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que começarão a receber o incentivo em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade de ensino.
Essas mudanças reforçam o compromisso do programa em promover a permanência e a conclusão escolar, abrangendo um público ainda maior e contribuindo para a redução das desigualdades educacionais no Brasil.
Como estudar e garantir os incentivos?
O Meu Pé-de-Meia é uma iniciativa do Curso Enem Gratuito que tem como objetivo central disponibilizar apoio e suporte para estudantes contemplados pelo programa Pé-de-Meia, do governo federal.
Como você sabe, para receber todos os incentivos financeiros, é necessário cumprir os requisitos estabelecidos pelo programa, que envolvem frequência escolar, aprovação e participação no Exame Nacional do Ensino Médio.
Por isso, o Meu Pé-de-Meia oferece de forma gratuita todos os recursos necessários para estudar, aprender, fixar ou revisar os conteúdos das três séries e concluir o Ensino Médio com mais facilidade.