Sisu – garanta a sua vaga em instituições públicas

O Sisu é sua chance de conseguir uma vaga gratuita

Sisu 2012.  Vamos lá descomplicar mais uma sigla para você, caro estudante, que quer a tão sonhada vaga em uma instituição pública de ensino superior.

Sisu significa Sistema de Seleção Unificada, e é por aqui que você pode conseguir uma vaga em alguma instituição pública de ensino superior. O sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação.

Para se candidatar a alguma vaga pelo Sisu o estudante é obrigado a fazer o Enem. É importante ressaltar que determinados cursos exigem notas mínimas para poder fazer a inscrição, dependendo da instituição. Caso a sua nota do Enem não corresponda ao mínimo exigido para concorrer  a uma vaga do curso escolhido, o sistema lhe informará no ato da inscrição.

Como funciona o Sisu

 O processo é simples e possui apenas uma etapa de inscrição. Na hora da inscrição do Sisu, você tem até duas opções para escolher, por ordem de preferência, entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Além disso, você deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

E se no decorrer do período de inscrição do Sisu eu mudar de ideia quanto ao curso? Relaxe, porque você pode alterar suas opções. Mas somente durante o período de inscrição, ficando válida a última inscrição confirmada.

Ao término da inscrição, os candidatos melhor classificados em cada curso serão selecionados automaticamente pelo sistema com base na nota do Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas e bônus).

Vale lembrar que o Sisu 2012 seleciona somente os candidatos classificados de acordo com o número de vagas ofertadas em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso o candidato tire uma nota ótima para as duas opções de vaga, ele será selecionado somente para a sua primeira opção.

A chamada do Sisu 2012 acontece em duas etapas, por isso o candidato deve ficar atento, pois existe um prazo para efetuar a matrícula na instituição desejada. Mas o candidato que for selecionado para sua primeira opção, não participará da chamada subsequente, mesmo se efetuar ou não a sua matrícula. Já o candidato selecionado para sua segunda opção, independente de ter ou não efetuado a matrícula na instituição, continuará concorrendo a primeira opção na chamada subsequente.

Mas não se desespere caso você não tenha sido chamado em nenhuma das etapas do Sisu. Existe uma lista de espera, onde consta o nome dos alunos não selecionados e que é disponibilizada pelo Sisu às instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para você ter acesso a lista de instituições participantes e quantidade de vagas, e a lista de cursos oferecidos entre no site do Sisu aqui.

Como faço para me inscrever no Sisu?

 Para fazer a inscrição no Sisu é fácil, basta o aluno fornecer o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada. Por isso, guarde com cuidado essas informações.

A inscrição no Sisu é feita somente pelo sistema e sem cobrança de taxas. Fique atento a todos os documentos solicitados pelas instituições, pois em caso de aprovação, você precisará deles para fazer a matrícula. Essas informações estarão disponíveis no momento da inscrição.

Imprima sua inscrição e guarde para qualquer solicitação.

O que significa Ações Afirmativas e Modalidades de Concorrência?

Ações afirmativas é uma modalidade de concorrência para as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu 2012. Essas ações afirmativas, ou políticas afirmativas, dizem respeito a cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública, entre outros casos.

Dessa forma, em alguns cursos você poderá optar por uma das duas modalidades: ampla concorrência ou ações afirmativas. Essa opção deverá ser feita no momento da inscrição e de acordo com o seu perfil. Na hora de concorrer a vaga, você estará disputando somente com aqueles candidatos que fizeram a mesma opção.

Existe ainda a chamada “pontuação extra” ou bonificação. Traduzindo: as instituições podem adotar um bônus como forma de ação afirmativa. Esse bônus será acrescido à nota que o candidato obter no Enem. Nessa opção, o aluno concorre com todos os inscritos em ampla concorrência.

Caso você opte por uma vaga destinada a política afirmativa, tenha certeza de que atende os requisitos exigidos e que possui toda a documentação exigida pela instituição para fazer a matrícula.

Para ter acesso ao Resultado Sisu 2012, para os candidatos que fizeram o Enem 2011, entre aqui no site do Sisu.

LEMBRETE: as matrículas da 1° chamada do Sisu 2012 terminam no dia 9 de julho. E dia 13 de julho sai o resultado da 2° chamada.

Não deixe para depois. Fique ligado em toda a documentação exigida e prepare-se, desde já, para conseguir a tão sonhada vaga no curso que você deseja.

E para saber tudo sobre o Sisu, nada melhor que acessar o Blog do Sisu, nosso braço da Rede Enem no Sistema de Seleção Unificada.

Sisu

Fique por dentro do calendário Enem 2012

– 3 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

– 4 de novembro, 13h – Aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; de Matemática e suas Tecnologias; e da Redação;

– 7 de novembro – Gabarito Enem 2012;

– 28 de dezembro – Resultado Enem 2012.

Gostou do post? Use os botões abaixo para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, també usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Boa sorte e bons estudos.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel