Fraude no Enem 2013 – Polícia prende quadrilha em Minas Gerais

Criminosos vendiam gabaritos através de ponto eletrônico para candidatos a vagas em Medicina. Polícia apura atuação da Fraude no Enem 2013. MEC já eliminou 1.522 candidatos.

A polícia civil de Minas Gerais descobriu e está investigando uma quadrilha que oferecia esquemas fraudulentos para obter gabaritos em vestibulares que pode ter alcançado também o Enem 2013. O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, órgão vinculado ao Ministério da Educação e que organiza o Enem está acompanhando as investigações da possível Fraude no Enem 2013.

A Polícia de Minas Gerais chegou aos criminosos após nove meses de investigações. O esquema cobrava até 150 mil reais para colocar um estudante num curso de medicina através de fraudes nas provas ou vendas de gabarito. O Ministro da Educação disse que espera ainda os nomes dos candidatos suspeitos desta fraude em Minas. O Ministério da Educação informou que durante as provas foram eliminados 1.522 participantes por irregularidades na hora da prova. A lista dos eliminados no Enem, então, pode crescer ainda mais.

Dica 1 – Medicina é o curso mais disputado no Enem. Veja aqui as notas de corte para Medicina em todas as Universidades Públicas que participaram do Sisu: https://blogdoenem.com.br/medicina-nota-de-corte-sisu/

A fraude no Enem 2013 teria ocorrido na cidade de Barbacena, na região central de Minas Gerais. Os bandidos perceberam que nas instruções de segurança para a prova do Enem não constava a proibição de prender o cabelo atrás das orelhas, e que isto dava a chance de colocar ali um ‘ponto eletrônico’ para passar as respostas aos candidatos que pagavam pela fraude. Outros candidatos mais bem preparados faziam as provas nos vestibulares e saíam logo após o tempo mínimo, e passavam as respostas pelo ponto eletrônico, como se fosse numa ligação de celular. No Enem 2013 os bandidos teriam comprado uma prova amarela por dez mil reais e resolvido as questões para repassar aos candidatos que ‘compraram o gabarito’ usando o mesmo sistema de ‘ponto eletrônico’.

A Polícia Federal foi acionada e assumiu as investigações para ver a real dimensão da fraude no Enem 2013. O delegado que está cuidando do caso em Minas Gerais disse que todos os indícios apontam para uma fraude pontual no Enem 2013, localizada na cidade de Barbacena.

Dica 2 – Veja as notas de corte nas 10 universidades mais procuradas pelos candidatos no Sisu: https://blogdoenem.com.br/notas-de-corte-sisu-federais/

O Blog do Enem vai acompanhar tudo para informar você sobre todos os desdobramentos. Já imaginou só se a fraude for maior e se todo o Enem 2013 tiver que ser cancelado?

Já foram detidas para investigação mais de 20 pessoas. O número de envolvidos até agora e que já foram indicados pela polícia de Minas Gerais é de 26 pessoas.

Dica 3 – Veja aqui o desempenho da sua escola no último Resultado do Enem divulgado pelo Ministério da Educação. Veja as notas do seu colégio e compare com as notas médias do Brasil:  https://blogdoenem.com.br/resultado-enem-escolas-2012/

fraude no enem 2013

Agora que você já sabe tudo sobre a Fraude no Enem 2013, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem