Gabaritos do Encceja 2023 já estão disponíveis

Saiba como conferir os gabaritos do Encceja 2023. As provas para o Ensino Fundamental e Médio foram realizadas em 27 de agosto e o resultado individual sai em 22 de dezembro.

Os gabaritos do Encceja 2023 já se encontram disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Também foi liberado também o gabarito específico para os participantes que utilizaram o recurso de leitura por meio de ledor. 

O exame foi realizado no dia 27 de agosto, para jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo adequado. O Encceja é composto por provas objetivas por nível de ensino, Fundamental e Médio, cada uma com trinta questões de múltipla escolha. Além disso, o exame também exige uma redação parecida com a do Enem, no modelo dissertativo- argumentativo. 

Acompanhe a leitura e saiba como acessar e conferir os gabaritos do Encceja 2023.

Como acessar os gabaritos do Encceja 2023 

Os gabaritos do Encceja 2023 foram divulgados na sexta-feira, 8 de setembro, e estão organizados por área de conhecimento. A divulgação dos resultados individuais está programada para o dia 22 de dezembro.

Ensino fundamental

Ensino Médio

  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Gabarito
  • Matemática e suas tecnologias: Gabarito
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Gabarito
  • Ciências humanas e suas tecnologias: Gabarito 

Tem outras dúvidas sobre o exame? Acesse o nosso Guia completo sobre o Encceja

Provas do Ensino Fundamental: áreas de conhecimento avaliadas

Os participantes do Ensino Fundamental enfrentaram as avaliações nas seguintes áreas: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia. 

A temática escolhida para a redação nesse nível de certificação foi “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas”, refletindo uma perspectiva de inclusão e diversidade cultural.

Desafios para os Participantes do Ensino Médio

No caso dos participantes do Ensino Médio, a avaliação abrangeu ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, bem como ciências humanas e suas tecnologias. 

A redação, por sua vez, teve como foco o tema “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”, destacando a importância de abordar questões pertinentes ao bem-estar emocional dos profissionais.

O papel do Encceja na educação brasileira

O Encceja, realizado pelo Inep desde 2002 em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, representa uma oportunidade essencial para a retomada da trajetória escolar. 

Sua participação é voluntária, gratuita e direcionada a jovens e adultos que, por diferentes motivos, não concluíram seus estudos na idade apropriada. 

As provas avaliam não apenas o conhecimento formal, mas também competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou em contextos extracurriculares.

Certificação e referência nacional: impacto nas políticas educacionais

As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do Encceja como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. 

Além disso, o exame estabelece uma referência nacional essencial para a avaliação de jovens e adultos, conferindo ao Encceja uma relevância multidimensional na educação brasileira. 

Ele serve também como ponto de partida para a implementação de procedimentos e políticas voltadas à melhoria da qualidade da oferta de educação para jovens e adultos, contribuindo para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional do país.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Encceja
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel