Aprenda agora, de uma vez por todas: os Fundamentos sobre Direção, Sentido, Intensidade, Peso e Massa. Bora dominar pra resolver e acertar as questões de Física.
Física no Enem derruba muita gente. E você, vai encarar para vencer esta estatística? Então, para mandar bem, veja com este super post os fundamentos para você dominar o que são as Grandezas Escalares e as Grandezas Vetoriais.
De bônus você vai aprender a diferença entre Módulo (intensidade), Sentido e Direção. Vamos ao caminho certo? A hora é agora, e você vai detonar.
- Vamos começar diferenciando e definindo os tipos de grandezas.
- É importante você saber que existem 2 grupos: as grandezas escalares, e as grandezas vetoriais.
- As grandezas escalares definem somente um significado, por exemplo a Massa; o Tempo, a Temperatura, etc.
- É como se a grandeza escalar expressasse uma ‘quantidade’.
- As grandezas vetoriais expressam três características: Intensidade (Módulo); Direção (no espaço); e Sentido.
Fundamentos sobre as Grandezas Físicas
Veja agora com o professor Flaverson Messias, do canal do Curso Enem Gratuito, os fundamentos básicos para você gabaritar nas questões com Grandezas Físicas:
As Grandezas podem ser Físicas e Não Físicas. Veja agora, para reforçar o início a aula, uma outra forma de apresentar os dois grupos: Grandezas Físicas Escalares e Grandezas Físicas Vetoriais. Veja a descrição abaixo:
- GRANDEZAS ESCALARES:
- São Grandezas que definem somente um significado;
- Elas podem ser expressas por um único número Escalar;
- As Grandezas Escalares expressam uma ‘quantidade;
- Exemplos: Massa (kg); Tempo (seg); Temperatura (T), etc.
- GRANDEZAS VETORIAIS:
- As Grandezas Vetoriais não podem ser expressas por um único número;
- Para definir estas Grandezas é preciso indicar três características:
- Módulo ou Intensidade ( a quantidade);
- A Direção (no espaço); e,
- O Sentido.
- Exemplos: Velocidade (V); Força (F); Campo Elétrico (E), etc.
Os Vetores
Para você entender as grandezas vetoriais:
Para trabalhar com as grandezas físicas vetoriais é necessário que conheçamos um conceito muito importante: o Vetor. Isto é, as grandezas físicas vetoriais são representadas por um ente matemático chamado vetor. O vetor possui, em si, o Módulo, expresso por um valor numérico ou intensidade da grandeza, a Direção e o Sentido (apresentado pela orientação da grandeza). Muita gente se perde neste ponto, e derrapa feio nas questões de Física. Bora estudar com calma para você não virar estatística negativa nas provas.
Vou detalhar aqui sobre a diferença entre Direção e Sentido, pois, normalmente, os estudantes costumam confundir o que é direção e o que é sentido. Para evitar essa confusão, veja o seguinte exemplo:Perceba na imagem acima que não há ‘ponta de flexa’ nos segmentos de reta. Eles mostram apenas a Direção dentro de um plano imaginário.
Na próxima imagem você vai perceber as retas com o ‘Sentido’, para onde elas ‘apontam’. Agora, no segundo quadro, veja com calma para entender Direção (horizontal ou vertical) e o Sentido (para que ‘lado’ as setas apontam):Compreendeu, observando na imagem, que na Direção Horizontal o Vetor pode ter o Sentido da ‘direita’ ou da ‘esquerda’?
Resumo Gratuito: Veja como fazer o cálculo de Vetores
Confira nesta aula do Curso Enem Gratuito como se virar para responder questões sobre Vetores.
Muito bom este resumo!
Os Vetores têm Direção e Sentido; e uma Intensidade:
Portanto, podemos representar uma grandeza física vetorial qualquer como sendo um segmento (pedaço) de reta orientado (isto é, direção da reta e sentido da flecha) com um valor de medida determinado (módulo ou intensidade).Vetor:
- MÓDULO: expresso pelo comprimento do segmento CD
- DIREÇÃO: é a direção da reta formada pelos pontos CD
- SENTIDO: de C para D (representa pela flecha)
- Quando queremos indicar um vetor podemos utilizar dois tipos de símbolos. São eles:Agora, para representar o módulo ou intensidade de um vetor, podemos encontrar as seguintes formas:Logo, quando temos só v, isso representa o módulo do vetor e, quando temos , estamos nos referindo ao vetor v (isto é, o ente matemático que possui módulo, direção e sentido).
- Pronto agora você sabe exatamente diferenciar Grandezas Escalares e Grandezas Vetorias. Também aprendeu sobre vetores, como representá-los e suas divisões em Módulo, Direção e Sentido.
Einstein e as Grandezas Escalares e Vetoriais:
Existe uma frase de efeito atribuída ao físico e matemático Albert Einstein, que teria dito o seguinte: A burrice é Escalar, enquanto a inteligência é Vetorial. Você consegue perceber a fina ironia que está contida nesta frase? Bora lá.
Pense pelo menos trinta segundos para entender por que ele considerava a burrice uma grandeza Escalar, e por que a inteligência seria vetorial? Matou a charada? Ele teria dito que se você somar burrice com burrice, o resultado seria apenas mais burrice.
Mas, por outro lado, quando você ‘soma inteligências’, o resultado é indefinido, pois ‘uma inteligência pode argumentar num sentido’, e outra inteligência pode argumentar ‘noutro sentido’; podendo anular a discussão. Porém, esta segunda inteligência pode argumentar ‘no mesmo sentido’ da primeira, reforçando o posicionamento por consenso. Ou, pode argumentar em sentidos mais próximos ou distantes da primeira inteligência, gerando uma resultante diferente.
Confira agora a Soma de Vetores
Resumo Enem Gratuito sobre a Soma de Vetores. Aula simples e rápida com o professor Rosseto, do Curso Enem Gratuito. Ele é bem show!
Simulado Enem de Física: Soma de Vetores
Bora lá testar se você aprendeu de verdade. Resolva agora 10 questões de Soma de Vetores no Simulado Enem de Física. O resultado sai na hora, com aulas de reforço se você não acertar: Clique na imagem para fazer o Simulado. Você pode compartilhar o resultado com os colegas e disputar quem acerta mais.
Agora abaixo você tem exercícios sobre Grandezas Escalares e Vetorias. Todos eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog.
Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e conte sempre conosco, aqui no Blog do ENEM.
Resumo sobre as Grandezas Vetoriais & Escalares
EXERCÍCIOS SOBRE GRANDEZAS
01- (UFB) Observe a figura a seguir e determine quais os vetores que:
- a) tem a mesma direção.
- b) tem o mesmo sentido.
- c) tem a mesma intensidade (módulo)
- d) são iguais.
02 – (UEPG-PR) Quando dizemos que a velocidade de uma bola é de 20m/s, horizontal e para a direita,
estamos definindo a velocidade como uma grandeza:
03 – (UESC-BA) Desprezando-se a força de resistência do ar, a aceleração de queda de um corpo nas proximidades da superfície terrestre é, aproximadamente, igual a 10m/s2. Nessas condições, um corpo que cai durante 3 segundos, a partir do repouso, atinge o solo com velocidade igual a v, após percorrer, no ar, uma distância h. Das grandezas físicas citadas, têm natureza vetorial:
- a) aceleração, velocidade e força;
- b) força, aceleração e tempo;
- c) tempo, velocidade e distância;
- d) distância, tempo e aceleração;
- e) velocidade, força e distância.
04 – (FGV-SP) São grandezas escalares:
- a) tempo, deslocamento e força
- b) força, velocidade e aceleração
- c) tempo, temperatura e volume
- d) temperatura, velocidade e volume
- e) tempo, temperatura e deslocamento
GABARITO
- 1 – a) — —
- b)
- c)
- d)
- 2 – D 3 – A 4 – C