A Origem da Química Orgânica: resumo Enem e Vestibular

Veja as origens da Química Orgânica e desde as primeiras descobertas, como a invenção do sabão, da fermentação controlada para fazer o vinho, e até os dias de hoje.

As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo, como por esemplo o sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação, e de alguns corantes extraídos da natureza. Descobertas progressivas ocorreram durante a Idade Média e com aceleração desde o começo da Era Moderna.

Até dois séculos atrás conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro, e o sendo comum levava à crença de que os compostos orgânicos eram derivados dos ‘organismos vivos’: as plantas e os animais.

A Origem da Ciência Química

Confira agora com a professora Larissa Marques, do canal do Curso Enem Graruito, como foi que a Química evoluiu para tornar-se uma ciência:

Fundamentos da Química Orgânica

No entanto, com os procedimentos semelhantes aos da Química Orgânica que começaram a ser executados a partir do final do século XVIII e início do século XIX, tudo mudou. Com o uso de Métodos Científicos os compostos puderam ser isolados, estudados e melhor conhecidos.

No século XVIII, Carl Wihelm Sheel conseguiu isolar o ácido tartárico da uva, o ácido cítrico do limão, o ácido lático do leite, a glicerina da gordura e a uréia da urina. Por este motivo, em 1777, Torbern Olof Bergam definiu que a Química Orgânica era a química dos compostos existentes nos organismos vivos e que a Química Inorgânica era a química dos minerais.

A Presença do Carbono nos Compostos Orgânicos

Foi também no final do século XVIII que Antoine Laurent de Lavoisier analisou muitos compostos orgânicos e verificou a presença do elemento químico carbono em todos eles (fonte: Só Química).

Veja as bases da Química Orgânica

Confira com o professor Sobis, do canal Curso Enem Gratuito, as bases clássicas da Química Orgânica.

Excelente o resumo. Vamos conhecer a história da Química Orgânica. Vamos então conhecer os “heróis” da química orgânica?

  • Em 1777 Torbern Olof Bergman dividiu a química orgânica em dois troncos:
  • Química Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos,
  • Química Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.Torbern Olof Bergman - Química OrgânicaTorbern Olof Bergman

Jons Jacob Berzelius , em 1815,  isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Formulou a teoria da força vital, segundo o qual somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos.Jons Jacob Berzelius - Química Orgânica
Jons Jacob Berzelius

Em 1828, após várias tentativas, um dos discípulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.Friedrich WöhlerFriedrich Wöhler

Wöhler obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital.

A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.Ureia - Química orgânica

Em 1866 Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital. Marcellin Pierre Eugene BerthelotMarcellin Pierre Eugene Berthelot

Freedrich August Kekulé concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono.Freedrich August KakuléFreedrich August Kekulé

Antoine-Laurent de Lavoisier deu uma contribuição importante para a química orgânica ao observar que eram também encontrados nos compostos orgânicos, além do carbono, os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos (geradores de organismos vivos). Antoine-Laurent de LavoisierAntoine-Laurent de Lavoisier criou ainda o consagrado Postulado conhecido popularmente como a “Lei de Lavoisier”: Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se tranforma.

Dicas de Química do Blog do Enem:

Dica 1 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a história dos modelos atômicos.

Dica 2 – Saiba o que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem.

Exercícios de Química Orgânica

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(UFRGS RS) A síntese da ureia a partir de cianato de amônio, segundo a equação

Equação - Química Orgânica

desenvolvida por Wöhler, em 1828, foi um marco na história da Química porque:

a)     provou a possibilidade de se sintetizarem compostos orgânicos a partir de inorgânicos.
b)     foi a primeira síntese realizada em laboratório.
c)     demonstrou que os compostos iônicos geram substâncias moleculares quando aquecidos.
d)     se trata do primeiro caso de equilíbrio químico homogêneo descoberto.
e)     provou que o sal de amônio possui estrutura interna covalente.

Resposta: a

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel