Inglês: Dicas para manter seu inglês afiado para Vestibular ou Enem

Quanto mais perto das provas o melhor é cuidar bem do que já aprendeu. Nada de sair estudando assuntos novos. Veja abaixo quais as atividades que podem ajudar você a aprender bem o Inglês, e ainda como relaxar nos períodos de prova do Vestibular ou do Enem.

A verdade é que pouca coisa você de verdade consegue aprender perto dos períodos de prova. O importante mesmo é manter a língua inglesa fresca na memória e sempre à disposição para quando você necessitá-la. As provas de Inglês do Vestibular e do Enem são uma boa oportunidade para você ficar em dia e ainda tirar boas notas.

O ideal é tomar algumas providências que permitam que o contato com idioma a um nível mais espontâneo seja mantido. Quando estudamos uma língua estrangeira usamos uma parte do cérebro diferente da usada para falar nossa língua mãe. Isso significa que para acessar o conhecimento já adquirido, o caminho pode não ser tão simples e direto, quanto ao falar português. Por isso é importante manter o raciocínio em inglês acessível.

Dica 1: Pratique o seu Inglês ouvindo, cantando, ou traduzindo músicas. Você pode fazer isso de graça no Aplicativo Feel the Music. Veja aqui: https://blogdoenem.com.br/feel-the-music-enem/

InglêsInglês

Assistir filmes e séries em Inglês

Uma boa dica  para quem já tem um pouco de fluência com o Inglês é incluir em suas atividade  assistir filmes ou seriados em Inglês, direto do original. Assistir a estes  filmes e séries é uma maneira de entrar em contato com palavras e estruturas estudadas durante todo o ano, mantendo-as frescas na cabeça.

Quando chegar mais perto da época de provas faça o possível para ver um filme por dia e tente prestar atenção ao que dizem e à forma como são empregadas as frases. Funciona para relembrar e também para relaxar. Você pode unir o útil ao agradável!

Músicas em Inglês

InglêsA música já faz parte da vida de muitas pessoas, e serve muito bem à função de fazer a engrenagem do inglês continuar rodando na sua mente. Escute as suas canções preferidas à vontade. Tenha sempre à mão a letra das músicas e procure decorar ao menos três delas.

Leitura

A leitura deve ser mantida, mas não deve ser pesada. O que isso significa? Neste período não tente ler textos densos ou didáticos sobre inglês. Você deve fazer justamente o oposto. Escolha livros de literatura leves de sua preferência e leia um pouco a cada dia. Uma boa média para se manter é a de cinco páginas por dia. A intenção é mesmo que o inglês esteja fresco na cabeça para o momento em que precisará dele durante a prova.

Outras dicas de leitura envolvem sites que tratem dos seus assuntos preferidos. Quando lemos sobre algo de que gostamos (e principalmente quando já temos um conhecimento prévio daquele assunto), a compreensão da língua é mais fluída.

Dica 2 – Relembre tudo sobre os Personal Pronouns nesta aula de revisão para a prova de Inglês. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – https://blogdoenem.com.br/personal-pronouns-texts-ingles-enem/.

 Victor Barreto se formou em jornalismo. Reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Ingles, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel