Estão abertas as inscrições do Sisu 2024: saiba como fazer

As inscrições do Sisu 2024 estão abertas até o dia 25 de janeiro! Aproveite a chance de concorrer a 264.181 vagas em 6.827 cursos. Saiba como se inscrever gratuitamente, confira as mudanças no processo, acompanhe as notas de corte e fique por dentro do calendário.

Já estão abertas as inscrições do Sisu 2024! O prazo para participar do processo seletivo vai até às 23h59 do dia 25 de janeiro. São 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas do País.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet. Diferente dos anos anteriores, em 2024, o processo terá apenas uma edição, entre outras mudanças importantes.

Os resultados da chamada regular serão divulgados no dia 30. Confira um passo a passo detalhado para fazer a sua inscrição!

Passo a passo para as inscrições do Sisu 2024

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do Sisu e clicar no ícone de “inscreva-se”. Na próxima tela, clique em “Entrar com Gov.br”. Caso você ainda não tenha, crie a sua conta. 

Assim que fizer o login, o sistema recupera, automaticamente, suas notas na edição do Enem 2023, válida para o processo seletivo.

Será necessário preencher um questionário socioeconômico do perfil para a Lei de Cotas e escolher até duas opções de cursos, que podem ser alteradas apenas durante o período de inscrição. 

Para facilitar, acompanhe o passo a passo:

  1. Acesse a página inicial do portal do Sisu e clique em “inscreva-se”;
  2. Faça login com as informações da sua conta gov.br. 
  3. Em seguida, o site vai solicitar a confirmação dos dados. Depois da atualização, você já pode começar sua inscrição;
  4. Na tela “Minha inscrição”, é preciso escolher suas opções de curso. Para começar, é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
  5. Clique no buscador “Pesquisar vagas” para conferir as vagas pelo município, nome do curso ou da instituição;
  6. Selecione o curso desejado e confira os detalhes e as modalidades disponíveis;
  7. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso desejado. Nessa etapa, fique atento às informações das vagas afirmativas, pois o Sisu implementou mudanças após a revisão da Lei de Cotas;
  8. Selecione uma modalidade e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. 
  9. Na opção “Como comprovar?”, você poderá conferir quais são os documentos necessários para comprovar sua matrícula nas ações afirmativas, caso seja selecionado;
  10. Confira os dados do curso e modalidade que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição nesta opção”;
  11. Repita os mesmos passos para escolher a 2ª opção, ou caso deseje trocar uma delas. 
  12. No final, após se inscrever nas duas opções, você poderá conferir todas as suas informações na aba “Minhas inscrições”.

Leia também: 5 estratégias para escolher um curso no Sisu e garantir a sua vaga

Notas de corte do Sisu

A partir desta terça-feira, dia 23, você também terá acesso às notas de corte para cada curso. 

Na aba “Classificação parcial”, é possível acompanhar a sua posição e as mudanças na pontuação dos cursos escolhidos​​. Monitorar as variações é importante para decidir se é viável seguir com as opções de curso escolhidas nas inscrições do Sisu 2024 ou é mais adequado mudar para ter mais chance de ser aprovado. 

Essas pontuações serão atualizadas todos os dias até o encerramento das inscrições, no dia 25. 

Já o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.    

Lista de espera 

Caso você não seja selecionado na chamada regular, é possível manifestar interesse na lista de espera do dia 30 de janeiro até 7 de fevereiro

Para isso, basta entrar no site do Sisu, acessar o boletim e escolher uma das opções de curso. A inscrição na lista é finalizada após a confirmação do sistema​​.

Após a escolha da opção de curso para a lista de espera, não é possível trocar. 

Diferente do resultado comum, na lista de espera, a convocação para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. 

Calendário do Sisu 2024

Agora que você já sabe como vão funcionar as inscrições do Sisu 2024, fique de olho no cronograma para não perder nenhum prazo. Veja as datas:

  • 22 de janeiro: início das inscrições
  • 25 de janeiro: término das inscrições
  • 30 de janeiro: divulgação dos resultados
  • 30 de janeiro: início da manifestação de interesse na lista de espera
  • 01 de fevereiro: início do período de matrícula
  • 07 de fevereiro: término do período de matrícula
  • 07 de fevereiro: término da manifestação de interesse na lista de espera

Novidades do Sisu 2024

Em 2024, o Sisu seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. 

Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. 

O objetivo é beneficiar os candidatos que realmente necessitam das cotas para acessar o ensino superior.    

Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 seguirão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas.   

Edital do Sisu

Com a abertura das inscrições do Sisu 2024 e as mudanças que já foram anunciadas, é natural ter dúvidas sobre o funcionamento do processo seletivo.

Para te ajudar, nosso Coordenador de Conteúdo, Leonardo Neves Meirelles, vai te contar quais são os 7 segredos do Edital. Prepare-se para conquistar o seu lugar e entrar na universidade dos seus sonhos!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel