Lista de espera do Sisu 2024: vagas o ano todo

Saiba como vai funcionar a Lista de Espera do Sisu 2024, conheça as principais mudanças e entenda quais são os requisitos para participar desse importante processo seletivo.

A lista de espera do Sisu 2024 tem uma novidade importante: diferentemente dos anos anteriores, em 2024, ela poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes. 

Essa mudança permite o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular, estendendo as oportunidades ao longo do ano letivo. 

A flexibilização representa uma significativa alteração no processo seletivo, oferecendo aos candidatos uma janela ampliada de oportunidades para ingressar no ensino superior público.

Continue lendo para saber mais!

Edital do Sisu 2024

O Edital do Sisu 2024 é um documento de extrema importância para estudantes que desejam ingressar no ensino superior público do Brasil. Ele serve como guia fundamental, delineando todas as etapas, regras e informações necessárias para participar do processo seletivo. 

O conteúdo abarca uma variedade de informações, desde detalhes sobre os prazos de inscrição, as modalidades de concorrência, os pesos das notas de cada disciplina, os cursos disponíveis e o funcionamento da Lista de Espera do Sisu 2024. 

Além disso, o edital costuma esclarecer eventuais mudanças nas políticas de cotas, sistemas de classificação e outras diretrizes que impactam diretamente na seleção dos candidatos.

Leia o Edital completo.

Baixe o E-book do Sisu

Explore o E-book do Sisu 2024, um guia gratuito com informações atualizadas sobre o processo seletivo. Conheça detalhes das mudanças, estratégias para ingresso e histórias de sucesso. 

Cronograma completo do Sisu 2024

Fique atento ao calendário que rege todo o processo seletivo no Sisu 2024 para não perder nenhum prazo:

  • 22 de janeiro: início das inscrições
  • 25 de janeiro: término das inscrições
  • 30 de janeiro: divulgação dos resultados
  • 30 a 7 de janeiro: prazo para manifestar interesse na lista de espera do Sisu 2024
  • 1º de fevereiro: início do período de matrícula
  • 7 de fevereiro: término do período de matrícula

Simulador de notas de corte do Sisu 

O Simulador de Notas de Corte do Sisu mostra os resultados mais recentes no curso e universidade que você deseja escolher. Com base nisso, você consegue verificar as notas de corte e traçar o seu planejamento.

Veja como utilizar a ferramenta: 

Lista de Espera do Sisu 2024

Em 2024, ao contrário do que costumava ocorrer nas edições anteriores, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. 

O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.

A Lista de Espera do Sisu 2024 representa uma segunda chance para os estudantes que não foram selecionados na chamada regular do processo seletivo e desejam manifestar interesse por vagas em cursos e instituições não preenchidas. 

O principal objetivo é otimizar o preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular, garantindo que todas as oportunidades disponíveis sejam aproveitadas ao máximo. 

As novidades do Sisu 2024

O Sisu 2024 traz consigo um conjunto de novas regras que impactam significativamente o processo seletivo para o ingresso no ensino superior. Essas mudanças marcam uma evolução no sistema de seleção, visando uma distribuição mais justa e inclusiva das vagas disponíveis:

  • Disputa Única em Janeiro: Todas as vagas serão ofertadas em um único momento, concentrando a disputa em janeiro, sem chamadas ao longo do ano.
  • Início pela Ampla Concorrência: Mesmo nas categorias de cotas, a competição começará pela ampla concorrência, priorizando o mérito acadêmico inicialmente.
  • Renda Familiar nas Cotas Socioeconômicas: O limite da renda familiar mensal per capita para acessar as cotas socioeconômicas foi reduzido para um salário mínimo.
  • Inclusão de Quilombolas nas Cotas Étnico-Raciais: Quilombolas são oficialmente considerados como grupo contemplado nas cotas étnico-raciais.
  • Proporção de Vagas Conforme Censo do IBGE: A distribuição das vagas para as cotas étnico-raciais deve seguir os dados do último Censo do IBGE em cada Estado.
  • Cotas também nas Escolas Técnicas Federais: As cotas serão aplicadas também nas vagas oferecidas pelas Escolas Técnicas Federais.
  • Prioridade em Auxílio Estudantil: Estudantes cotistas passam a ter prioridade nos programas oficiais de Auxílio Estudantil.
  • Critérios para Pós-Graduação: Critérios específicos para cotistas são estabelecidos para acesso aos programas de pós-graduação.
  • Preferência nas Vagas Remanescentes: Nas vagas remanescentes, os cotistas terão preferência na lista de chamada.
  • Respeito aos Critérios de Cotas nos Turnos de Cursos: Os critérios de cotas devem ser observados nos diferentes turnos de oferta dos cursos, garantindo a aplicação justa e equitativa das políticas de inclusão.

Essas novas regras redefinem o cenário do Sisu, refletindo um compromisso renovado com a equidade, inclusão e diversidade, abrangendo desde a seleção inicial até o acesso aos benefícios acadêmicos e a continuidade dos estudos pós-graduados.

Vagas do Sisu 2024

No Sisu 2024, a oferta de vagas se destaca com a participação de 127 universidades, que disponibilizarão um total de 264.254 oportunidades, abrangendo tanto o primeiro quanto o segundo semestre do ano. 

Para as vagas cujo início das aulas se dá no segundo semestre, o processo de ocupação segue algumas regras específicas: 

  • As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); 
  • O candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição; 
  • Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. 

Quem pode participar do Sisu 2024

Para participar do Sisu 2024, é obrigatório ter participado do Enem 2023 e não ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. 

Além disso, é importante não ter participado do Enem 2023 na condição de treineiro, ou seja, como candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame apenas para fins de autoavaliação. 

Esses critérios são essenciais para a elegibilidade dos candidatos ao Sisu 2024.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel