Inscrições do Prouni 2024/1 são prorrogadas até o dia 2     

Prazo ampliado significa mais tempo para avaliar as alternativas e fazer a melhor escolha, certo? As inscrições do Prouni 2024/1 vão até esta sexta, dia 2. Saiba como fazer a sua e concorrer a uma das mais de 400 mil bolsas disponíveis na primeira edição do programa!

O prazo para as inscrições do Prouni 2024/1 foi ampliado e vai até às 23h59 desta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. São 406.428 bolsas – 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes. 

A prorrogação foi uma decisão do MEC após a instabilidade no sistema de inscrição que ocasionou o atraso na divulgação dos resultados do Sisu 2024.

O balanço parcial do MEC revela que até esta quarta, dia 31 de janeiro, o processo seletivo já havia alcançado a marca de 1.128.568 inscrições e 920.959 pessoas inscritas. A variação do número se dá porque cada candidato pode escolher duas opções de cursos. 

Calendário atualizado do Prouni 2024

  • Inscrições: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 e 15 de março
  • Resultado da lista de espera: 18 de março

Inscrições no Prouni 2024/1: como fazer?

As inscrições do Prouni 2024/1 são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

É importante destacar que, além dos dados do estudante, o sistema do programa solicita as informações de toda a família para conferir a renda mensal bruta per capita, que determina o tipo de bolsa a que ele terá direito. 

Cada candidato pode selecionar até duas opções de instituição, local, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

Veja o passo a passo completo para fazer a sua inscrição!

Saiba como calcular a renda per capita

Entenda como fazer o cálculo para descobrir a sua renda familiar per capita: 

Quem pode participar do Prouni 2024?

Para ter direito a uma bolsa de estudos do programa, é necessário se encaixar nos seguintes critérios: 

  • Ter participado da edição de 2022 ou 2023 do Enem;
  • Ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas cinco competências avaliadas no exame e não ter zerado a redação;
  • Não ter realizado a prova como treineiro (aluno que ainda não completou o ensino médio);
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; 
  • Ter cursado parte ou todo o ensino médio com bolsa integral em instituições privadas; 
  • Ter estudado parte do ensino médio na rede pública e parte em instituição privada com bolsa parcial ou sem bolsa de estudos; 
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 1,5  salário mínimo para bolsas integrais;
  • Renda familiar bruta mensal per capita que não exceda o valor de 3 salários mínimos para bolsa parcial.

As notas de corte Prouni 2024

O MEC ainda não divulgou as notas de corte parciais do Prouni 2024. Mas, é importante saber que alguns cursos podem adotar pesos diferentes para cada disciplina, em geral, aquelas que têm relação direta com o curso escolhido, como é o caso de Português para quem deseja cursar Letras. 

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar dentro do número de vagas ofertadas, ou seja, é a nota do candidato que está ocupando a última vaga disponível. Se o curso de Biomedicina oferece 50 vagas e o candidato que está no 50ª lugar tem 650 pontos, essa pontuação é a nota de corte do curso naquela universidade.

Essas notas ajudam a monitorar sua inscrição e a elaborar estratégias. A partir da análise, você pode refletir sobre manter ou trocar as suas opções de curso. 

Para saber mais sobre as pontuações, acesse o nosso Guia das Notas de Corte do Prouni

Simulador do Prouni: calcule suas chances

A Rede Enem oferece uma ferramenta incrível para te ajudar a calcular com mais precisão as suas alternativas – o Simulador do Prouni. 

Basta colocar a sua nota do Enem, escolher o curso e a universidade que deseja e avaliar os resultados. 

Acesse agora mesmo:

E-book do Prouni 2024

Baixe também o E-book do Prouni 2024, que traz dicas sobre a disputa de bolsas, informações sobre o cálculo da renda familiar, notas de corte e muito mais: 

Bolsas de estudo para 2024 

Além do Prouni e do Sisu, você também pode começar a faculdade com uma bolsa de estudos da Uniasselvi, usando a sua nota do Enem.

Os descontos começam em 55% para quem tem nota na faixa de 451 a 650 pontos, e pode chegar a 100% para aqueles que fizeram mais de 701 pontos no exame. 

Cadastre-se para saber quais são os cursos e vagas disponíveis na sua cidade ou região. Depois de finalizar essa etapa, você vai receber o contato da equipe da universidade para esclarecer todas as dúvidas e ajudar na sua escolha!

Quero saber mais sobre as bolsas da Uniasselvi

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel