Divulgação do resultado do Sisu 2024 é adiada para quarta, dia 31

A divulgação da chamada regular e a abertura da lista de espera do Sisu 2024 foram transferidas para esta quarta-feira, dia 31 de janeiro. Entenda os motivos!

Muita gente aguardava ansiosamente pelo resultado do Sisu 2024, conforme apontava o calendário do programa. Mas, durante a manhã e a tarde desta terça, dia 30, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior apresentou diversas instabilidades.

Por isso, a divulgação da chamada regular foi transferida para esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, segundo o Ministério da Educação.

Primeiro, a informação sobre a mudança da data chegou via Boletim do Sisu, conforme a imagem abaixo:

Mais tarde, o MEC publicou um comunicado no site oficial detalhando o ocorrido. Segundo a nota, a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), responsável pela operacionalização do Sisu, identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação. Daí a necessidade de adiar a divulgação do resultados do Sisu 2024. O horário ainda deve ser informado.

O programa teve a maior taxa de participação de estudantes desde 2017, com a inscrição de 1.271.301 pessoas, o que corresponde a 57,6% do quantitativo de candidatos aptos para essa edição do programa (2.209.175). A edição ofereceu 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior participantes. 

Os selecionados na chamada regular do Sisu deverão realizar matrícula ou registro acadêmico na instituição na qual forem admitidos no período de 1º a 7 de fevereiro de 2024. Cabe ao candidato observar as condições, os procedimentos e os documentos para matrícula, bem como se atentar para os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, em edital próprio.  

Calendário do Sisu 2024

Com a mudança na data de divulgação dos resultados, o calendário do Sisu fica assim:

  • 22 de janeiro: início das inscrições
  • 25 de janeiro: término das inscrições
  • 31 de janeiro: divulgação dos resultados
  • 31 de janeiro: início da manifestação de interesse na lista de espera
  • 02 de fevereiro: início do período de matrícula
  • 07 de fevereiro: término do período de matrícula
  • 07 de fevereiro: término da manifestação de interesse na lista de espera

Como funciona o Sisu? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil em um sistema eletrônico gerido pelo MEC. 

A partir de 2024, a seleção dos estudantes acontece apenas uma vez por ano, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das edições anuais do programa.

As vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato. 

Todas as universidades participantes do Sisu são reconhecidas pelo MEC e têm nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel