Como fazer a Interpretação de Gráficos, Tabelas e Imagens

Confira como acertar as questões de Interpretação de Gráficos nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulares. Veja também as técnicas para decifrar imagens e tabelas

Cai direto nas provas. A interpretação de Gráficos, de Tabelas e de Imagens é cada vez mais frequente no Enem, no Encceja e nos Vestibulares. Ao “ler um mapa”, por exemplo, você está exercitando interpretação.

Ao decodificar uma imagem, novamente é a capacidade de observar, compreender e de interpretar que está em jogo. O Enem é campeão em cobrar respostas dos estudantes na Interpretação de Gráficos e de Tabelas.

Tanto podem cair questões de matemática, Física, Química ou de Biologia, como também podem ser questões apenas de interpretação de texto, onde os gráficos ou tabelas são tratados como informação não verbal, ou informação mista.

Como interpretar tabelas

Veja agora com o professor de matemática Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo para você aprender interpretação de tabelas:

Imagine a seguinte situação: na sala de reuniões de uma empresa, existe um painel com a seguinte informação “em fevereiro deste ano, foram vendidas 7850 unidades de nosso principal produto; em março, 6555; em abril, 4570; em maio, 3220; e, em junho, 2195”.

Se você achou que esses números não ajudam em nada para mostrar de forma clara a queda acentuada no número de vendas do principal produto da empresa, tem toda razão. Existe uma forma mais interessante e eficaz de apresentar esses valores: um gráfico. E a leitura é feita pela Interpretação de Gráficos.

Veja na imagem:interpretação de tabelas e gráficos - histórico vendasViu só? Acredito que agora ficou mais fácil!

Esse tipo de linguagem facilita a leitura pois é mais visual e em apenas alguns segundos, imagino, que você tenha conseguido identificar que o número de vendas caiu a cada mês.

Esse exemplo deixa claro que para cada tipo de informação que se quer apresentar, existe uma forma mais adequada, e é aí que aparecem os gráficos e tabelas.

Interpretação de Gráficos

Aula Gratuita: Interpretação de Gráficos, Textos, Charges e Imagens

Não vale perder pontos nas provas do Enem, do Encceja ou do Vestibular nas questões de Interpretação de Gráficos. Basta ter calma para observar o texto ou as imagens e compreender o significado.

Veja aula gratuita com a professora Mercedes Bonorino antes de continuar na leitura do post.

Muito boa esta aula. Show mesmo!

Interpretação de Gráficos e Tabelas: veja como fazer

Agora, me acompanhe nesse post para saber como realizar uma boa análise e interpretação de gráficos e tabelas com dicas de Matemática!interpretação de tabelas e gráficos - estatísticaA representação de dados por meio de tabelas e gráficos estão sempre presentes em nosso cotidiano, principalmente nos meios de comunicação (jornais, revistas, internet).

Isso está ligado a facilidade com que podemos analisar e interpretar as informações que estão organizadas de forma clara e objetiva e, além disso, não exigir o uso de cálculos complexos para a sua análise.

Os tipos de gráficos são inúmeros: linhas, barras, colunas, setores (popularmente conhecido como gráfico de pizzas), etc. É essencial saber que o Enem, os vestibulares e o Encceja não exigem do(a) estudante apenas saber ler tabelas e gráficos.

Na hora de fazer uma Interpretação de Gráficos é necessário também saber retirar deles as informações precisas para chegar à resposta do problema proposto.

Na análise de gráfico de uma questão, é fundamental saber qual o tipo de gráfico que estamos lidando e, além disso, levar em consideração que ele está fazendo uso de duas grandezas. Ademais, para que a nossa análise tenha êxito, ela deve vir acompanhada de muita atenção na leitura do enunciado.

Como interpretar os Gráficos matemáticos

Elementos dos Gráficos

Alguns elementos importantes que estão incluídos nos gráficos são:

  • Título: na maioria dos casos possuem um título que indica a que informação ele se refere.
  • Fonte: a maioria dos gráficos, contém uma fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas juntamente com o ano de publicação.
  • Números: o mais importante, pois é deles que precisamos para comparar as informações dadas pelos gráficos. Usados para representar quantidade ou tempo (mês, ano, período).
  • Legendas: ajuda na leitura das informações apresentadas. Na maioria dos casos, o uso de cores destaca diferentes informações.

Interpretação de Gráficos de Colunas

Um dos mais utilizados. O valor de cada coluna é proporcional a sua altura, onde as categorias são indicadas no eixo x (eixo horizontal) e os valores para cada categoria, no eixo y (eixo vertical).gráfico de colunas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Fonte: IBGE 2017

Gráficos em barra

Apresentam basicamente a mesma função dos gráficos de colunas, com os valores para cada categoria na posição horizontal e as categorias na posição vertical.gráfico de barras, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Fonte: fifa.com

Interpretação de Gráficos de Linhas

O gráfico de linha é usado para apresentar uma sequência de valores de um elemento (eixo y) ao longo do tempo (eixo x). São muito úteis para representar a evolução de um certo dado. gráfico de linhas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Veja mais um exemplo de gráfico de linhas:

gráfico de linhas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Gráfico de Setores

Popularmente conhecido como “Grafico de Pizza”, a representação por meio de um Gráfico de Setores é também muito utilizada, principalmente para a visualização de números percentuais. Em geral, é utilizado para representar partes de um todo.

Consiste num círculo, representando o todo, dividido em setores com cores diferentes, que correspondem às partes de maneira proporcional.

Exemplo

Suponha que no decorrer ano de 2015, uma determinada cidade recebeu um grande número de turistas e classificou-os de acordo com a nacionalidade, conforme mostra a tabela a seguir:interpretação de tabelas e gráficos - turistas nacionalidade

De acordo com a tabela, o gráfico de setores, dos turistas segundo a nacionalidade, destaca as diferenças entre as percentagens com setores de diferentes cores. Veja:

gráfico de setores, gráfico de pizza, gráfico - interpretação de tabelas e gráficosInfográficos

Uma forma moderna de apresentar um conjunto de dados, são os Infográficos que são a junção das palavras info (informação) e gráfico (desenho, imagem, representação visual), ou seja, um desenho ou imagem que, com o auxilio de um texto, informa sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto, auxiliando a compreensão do leitor. As imagens podem conter alguns tipos de gráficos.

Para interpretar os dados informativos em um infográfico, é preciso boa leitura e esta requer atenção aos detalhes. As representações neste formato aliam ao texto uma série de atrativos visuais é preciso ser um leitor extremamente observador. Ter atenção ao título, ao tema e a fonte das informações são vitais para uma boa análise e interpretação.

Veja alguns exemplos de infográficos:

infográfico, tabelas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos
Disponível em: http://www.centrodeensinounificado.com.br
infográfico, tabelas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos
Disponível em: http://seeg.eco.br

Tabelas

As tabelas são usadas para estruturar informações ou dados. Assim como os gráficos, elas facilitam o entendimento, através de linhas e colunas que separam as informações e cabe a você relacioná-las.

É importante conhecer alguns elementos desse tipo de representação, pois será fundamental para que a análise seja bem sucedida.

  • Título – indica o assunto e também tem a função de chamar a atenção do leitor.
  • Subtítulo – detalha o tema da tabela e contextualiza a situação.
  • Cabeçalho – corresponde ao título dos conteúdos das colunas e linhas.
  • Corpo – os dados da tabela.
  • Fonte –possui a mesma função que nos gráficos e que usualmente aparece no rodapé da tabela.

Tabela simples

Usada para apresentar a relação entre uma informação e outra (como produto e preço). É formada por duas colunas e deve ser lida horizontalmente.interpretação de tabelas e gráficos - produto e preço

Tabela dupla entrada

Útil para mostrar dois ou mais tipos de dado sobre um item. Deve ser lida na vertical e na horizontal simultaneamente para que as linhas e as colunas sejam relacionadas.tabelas, gráfico - interpretação de tabelas e gráficos

Por exemplo, veja essa Tabela que foi retirada de uma questão da prova do Enem de 2009:interpretação de tabelas e gráficos - investimentos bilaterais

A Tabela relaciona os investimentos, em milhões de dólares, feitos pelo Brasil na França e pela França no Brasil desde o ano de 2003 até o ano de 2007.

  1. Com esses dados, podemor tirar várias conclusões, como por exemplo:
  2. – 2007 foi o ano que o Brasil menos investiu na França, totalizando 280 milhões de dólares.
  3. – 2005 foi o ano que a França mais investiu no Brasil, totalizando 1458 milhões de dólares.
  4. → De 2003 até 2007 o Brasil nunca investiu mais na França do que a França no Brasil.
  5. Em suma, três exemplos de conclusões que poderíamos tirar em relação aos dados das linhas e das colunas dessa Tabela.

Veja agora aula gratuita sobre a Interpretação de Textos tradicionais, que sempre acompanham as tabelas e gráficos. Eles podem estar nos Enunciados, ou nas Legendas. Confira este resumo que vale para o Enem e o Encceja.

Muito boas estas aulas da professora Mercedes. Ela é do canal Curso Enem Gratuito.

Para saber mais sobre Interpretação de Gráficos e tabelas, veja esta videoaula do professor Lucas do canal Curso Enem Gratuito:

Exercícios ENCCEJA 2017:

Questão 01

Questão 02

Questão 03

Gabarito

Questão 01 – alternativa D

Questão 02 – alternativa C

Questão 03 – alternativa C

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Rafael de Souza para o Blog do Enem. Rafael é formado em Matemática pela Universidade Paranaense em Cascavel – PR. Dá aulas de Matemática em escolas da rede pública e privada da Grande Florianópolis. Atua como professor desde 2011. Facebook: https://web.facebook.com/rafaosouza86; Instagram: @rafaosouza86.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel