Lista de exercícios sobre formação de palavras

Teste seus conhecimentos sobre formação de palavras com questões do Enem e vestibulares! Também aproveite para relembrar os processos de composição e derivação!

Existem diferentes processos que formam as palavras de um idioma. No português, os principais são a composição e a derivação. No entanto, as palavras se formam de várias maneiras diferentes. E este é um assunto que cai no Enem e nos vestibulares! Então resolva os exercícios sobre formação de palavras e confira nosso resumo para revisar o conteúdo!

Resumo sobre formação de palavras

Os principais processos de formação das palavras são os seguintes:

  • Composição
  • Derivação
  • Hibridismo
  • Onomatopeia
  • Estrangeirismo
  • Siglas e abreviações

Composição

Na composição as palavras se formam a partir da união ou junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer por justaposição ou por aglutinação. Na composição por justaposição não ocorre alteração fonética na palavra. Por exemplo: sexta-feira, girassol, passatempo.

Na composição por aglutinação, por sua vez, as palavras perdem algumas letras para formar novas. Por exemplo: planalto (plano alto), fidalgo (filho de algo), hidrelétrica (hidro + elétrica).

Derivação

As palavras formadas por derivação são aquelas que derivam de uma palavra primitiva. Por exemplo: jardineiro é uma palavra derivada de “jardim” e chaveiro deriva de “chave”. A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria.

Na derivação prefixal as palavras se formam pelo acréscimo de prefixo à palavra primitiva. Por exemplo:  escrever – descrever. Enquanto isso, na derivação sufixal as palavras são formadas pelo acréscimo de um sufixo. Por exemplo: covarde – covardemente.

A derivação parassintética ocorre quando a palavra resulta do acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Um exemplo pode ser com a palavra primitiva “alma”. A partir de seu radical podemos incluir o prefixo “des” e o sufixo “ado”. Assim, obtemos a palavra “desalmado”.

Nas derivação regressiva as palavras se formam por redução em vez de acréscimo. Na derivação regressiva formam-se, principalmente, substantivos a partir de verbos. Por exemplo: almoço (substantivo) – almoçar (verbo).

Por fim, a derivação imprópria ocorre quando determinada palavra, sem sofrer qualquer acréscimo ou supressão em sua forma, muda de classe gramatical.

Videoaula sobre processo de formação de palavras

Para relembrar dos outros processos de formação de palavras, confira a videoaula da professora Mercedes:

Exercícios sobre formação de palavras

Agora que você já viu os principais processos, teste os seus conhecimentos com exercícios sobre formação de palavras:

  1. (FGV /2017) 

    Facebookracia

    É isso mesmo que você leu: “Facebookracia”. Assim como democracia quer dizer “poder do povo” e plutocracia quer dizer “poder dos ricos”, a palavra Facebookracia é o poder controlado pelo Facebook. Não é bem um regime ou um sistema político, não é uma forma de governo estabelecida numa Constituição, como acontece com o parlamentarismo ou o presidencialismo. A Facebookracia vai se instalando aos poucos, de maneira mais ou menos informal, até que, quando a gente olha, já tomou conta dos processos pelos quais os eleitores tomam decisões. A Facebookracia é a democracia entregue à lógica das redes sociais. Em sua exuberância cibernética até parece democracia, mas é uma deformação da democracia.

    O termo Facebookracia não é original, embora ainda seja pouco difundido. Buscando na internet, a gente não o encontra em português, mas ele já aparece em outras línguas (Facebookcracy, por exemplo).

    Eugênio Bucci, Época, 28/11/2016.

    Por ser composta de radicais de línguas diferentes, a palavra “Facebookracia” é um exemplo de hibridismo, da mesma forma que o termo sublinhado na seguinte frase:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  2. (IFMT/2019) 

    Charge - formação de palavras(Disponível em: http://www.bocamaldita.com/1119817454/charge-do-dia-por-nani-humor)

    No texto, a palavra “pauta-bomba” é composta a partir do processo de composição por justaposição. Assinale a alternativa em que esse processo não ocorre:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  3. (ENEM MEC/2020) 

    Durante cinco minutos, a banda norte-americana Atomic Tom deixou de lado microfones, guitarras, baixo e bateria. Mas eles não fizeram um show acústico como pode parecer. Eles utilizaram quatro aparelhos de telefone celular, cada um substituindo um instrumento, por meio de quatro aplicativos diferentes: Shred, Drum Meister, Pocket Guitar e Microphone.

    Os quatro membros da banda embarcaram no metrô de Nova Iorque, ligaram seus celulares e começaram a tocar a música Take me Out sem nenhum tipo de anúncio, filmando a apresentação com outros aparelhos de telefone. O vídeo resultante foi sucesso no YouTube com mais de 2 milhões de visualizações.

    Disponível em: http://www.tecmundo.com.br. Acesso em: 6 jun. 2018 (adaptado).

    A apresentação da banda Atomic Tom revela

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  4. (ENEM MEC/2020) 

    Por que a indústria do empreendedorismo de palco irá destruir você

    Se, antigamente, os livros, enormes e com suas setecentas páginas, cuspiam fórmulas, equações e cálculos que te ensinavam a lidar com o fluxo de caixa da sua empresa, hoje eles dizem: “Você irá chegar lá! Acredite, você irá vencer!”.

    Mindset, empoderamento, millennials, networking, coworking, deal, business, deadline, salesman com perfil hunter… tudo isso faz parte do seu vocabulário. O pacote de livros é sempre idêntico e as experiências são passadas da mesma forma: você está a um único centímetro da vitória. Não pare!

    Se desistir agora, será para sempre. Tome, leia a estratégia do oceano azul. Faça mais uma mentoria, participe de mais uma sessão de coaching. O problema é que o seu mindset não está ajustado. Você precisa ser mais proativo. Vamos fazer mais um powermind ? Eu consigo um precinho bacana para você…

    CARVALHO, Í. C. Disponível em: https://medium.com. Acesso em: 17 ago. 2017 (adaptado).

    De acordo com o texto, é possível identificar o “empreendedor de palco” por

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  5. (ENEM MEC/2015) 

    TEXTO I

    Um ato de criatividade pode contudo gerar um modelo produtivo. Foi o que ocorreu com a palavra sambódromo, criativamente formada com a terminação -(ó)dromo (= corrida), que figura em hipódromo, autódromo, cartódromo, formas que designam itens culturais da alta burguesia. Não demoraram a circular, a partir de então, formas populares como rangódromo, beijódromo, camelódromo.

    AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da língua portuguesa.
    São Paulo: Publifolha, 2008.

     

    TEXTO II

    Existe coisa mais descabida do que chamar de sambódromo uma passarela para desfilede escolas de  samba? Em grego, -dromo quer dizer “ação de correr, lugar de corrida”, daí as palavras autódromo e hipódromo. É certo que, ás vezes, durante o desfile, a escola se atrasa e é obrigada a correr para não perder pontos, mas não se desloca com a velocidade de um cavalo ou de um carro de Fórmula 1.

    GULLAR, F. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.

    Há nas línguas mecanismos geradores de palavras. Embora o Texto II apresente um julgamento de valor sobre a formação da palavra sambódromo, o processo de formação dessa palavra reflete

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  6. (UnirG TO/2020) 

    A palavra “intergeracional” ainda não possui uma presença consolidada nos dicionários de língua portuguesa, mas pelo contexto compreendemos seu sentido como o de uma transmissão de conhecimentos e práticas entre gerações. Essa palavra relativamente nova foi formada a partir dos processos conhecidos como

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
  7. (Fatec SP/2020) 

    O leitor encontra, neste belo número da Revista Katálysis, um panorama rico, denso e qualificado do que vem ocorrendo no mundo do trabalho hoje, com seus traços de “continuidade” e “descontinuidade”, num período em que o capitalismo aprofundou ainda mais as penalizações que está impondo ao universo laborativo, onde o “novo” e o “velho” se (re)configuram a partir da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), que se reestruturou nas últimas décadas.

    […]

    Se a Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, legou-nos um enorme processo de “desantropomorfização do trabalho” (Lukács); se o século XX pode ser caracterizado pelo que Braverman definiu como sendo a “era da degradação do trabalho”, as últimas décadas do século passado e os inícios do atual vêm presenciando a generalização de “outras formas e modalidades de precarização”, […] aquela responsável pela geração do cybertariado (Ursula Huws), uma nova força de trabalho global que mescla intensamente “informatização” com “informalização”.[…]

    As consequências são fortes: nesta fase de desmanche, estamos presenciando o derretimento dos poucos laços de sociabilidade, […] sem presenciarmos uma ampliação da vida dotada de sentido, nem “dentro” e nem “fora” do trabalho. A vida se consolida, cada vez mais, como sendo desprovida de sentido no trabalho e, por outro lado, estranhada e fetichizada* também “fora” do trabalho, exaurindo-se no mundo sublimado do consumo (virtual ou real), ou na labuta incansável pelas qualificações de todo tipo, que são incentivadas como antídoto […] para não perder o emprego daqueles que o têm.

    É por isso que estamos presenciando uma desconstrução sem precedentes do trabalho em toda a era moderna, ampliando os diversos modos de ser da precarização e do desemprego estrutural. Resta para a “classe-que-vive-do-trabalho” oscilar, ao modo dos pêndulos, entre a busca de qualquer “labor” e a vivência do desemprego.

    Este número especial da Revista Katálysis, dedicado às novas configurações do trabalho na sociedade capitalista, é uma contribuição efetiva para a linhagem crítica, atualizada e original, tanto pelos temas selecionados, quanto pela qualidade e competência dos colaboradores presentes, ajudando a descortinar tantos elementos que configuram a “nova morfologia do trabalho”, seus dilemas e desafios.

    Ricardo Antunes, Editorial da Revista Katálysis, n.2, 2009. <https://tinyurl.com/y6nchqmr&gt; Acesso em: 19.10.2019. Adaptado.

    * fetichizar: ação de admirar exageradamente, irrestritamente, incondicionalmente uma pessoa ou coisa.

    Os termos “continuidade”, “desconstrução” e “desmanche” são palavras constituídas por diferentes processos de formação de palavras.

    Assinale a alternativa cujas palavras são formadas, respectivamente, pelos mesmos processos dos vocábulos apresentados no enunciado.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  8. (Unifor CE/2012) 

    A morte do jangadeiro

    Pe. Antônio Tomás

     

    Ao sopro do terral abrindo a vela

    Na esteira azul das águas arrastada,

    Segue veloz a intrépida jangada,

    Entre os uivos do mar que se encapela.

     

    Prudente, o jangadeiro se acautela

    Contra os mil acidentes da jornada;

    Fazem-lhe, entanto, guerra encarniçada

    O vento, a chuva, os raios, a procela.

     

    Súbito, um raio o prostra e, furioso,

    Da jangada o despeja na água escura

    E, em brancos véus de espuma, desdiloso

     

    Envolve e traga a onda intumescida,

    Dando-lhe, assim, mortalha e sepultura

    O mesmo mar que o pão lhe dera em vida.

    Assinale, de acordo com o soneto do Pe. Antônio Tomás, a alternativa em que o vocábulo onomatopaico traduz, no texto, o perigo, a traição e a ferocidade do mar diante da frágil embarcação:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  9. (Unievangélica GO/2017) 

    Leia a notícia a seguir.

    Paralimpíada alcança marca de 1,5 milhão de ingressos vendidos

    Ás vésperas da cerimônia de abertura, Comitê Organizador acredita que todos os bilhetes serão comercializados. Ainda há cerca de 1 milhão de entradas disponíveis.

    Disponível em: <www.globoesporte.com>. Acesso em: 05 set. 2016.

    O termo “Paralimpíada”, adotado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, resulta do seguinte processo de formação de palavras:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
  10. (UFAL/2013) 

    Fumo afeta proteína de forma similar à fibrose cística, diz estudo Estudo indica que fumantes crônicos sofrem males semelhantes à doença. Pesquisa foi publicada na revista científica ‘PNAS’.

    Um estudo realizado por diversas instituições francesas de pesquisa sugere que sintomas de insuficiência pulmonar que atingem fumantes podem ocorrer devido a alterações no funcionamento de duas proteínas que também estão ligadas à fibrose cística.

    O estudo foi publicado nesta segunda-feira (18) na revista “Proceedings of the Natural Academy of Sciences” (PNAS, na sigla em inglês), da Academia Americana de Ciências.

    Muitos fumantes sofrem de Doença Pulmonar ObstrutivaCrônica (conhecida por DPOC), problema caracterizado pelo comprometimento e destruição dos alvéolos, que tem como sintomas a tosse persistente, crises de bronquite e falta de ar.

    A DPOC causa condições parecidas aos efeitos da fibrose cística nos pulmões. A fibrose cística, que é hereditária, faz com que o indivíduo possua pulmões estruturalmente normais na infância, mas que vão sendo atingidos, com o tempo, por sucessivas inflamações e infecções.

    A fibrose cística gera defeitos no funcionamento de uma proteína chamada CFTR, encontrada nos pulmões e vias aéreas, segundo os cientistas. A doença, que tem origem genética, leva à insuficiência respiratória crônica e à hipertensão pulmonar, entre outros problemas, de acordo com dados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    Os pesquisadores da Universidade de Reims Champagne- Ardenne, um dos grupos responsáveis pelo estudo francês, exploraram os mecanismos pelos quais a fumaça do cigarro alteraria o funcionamento da proteína CFTR em ratos. Eles descobriram que outra proteína, encontrada em células epiteliais das vias aéreas, se liga à nicotina. Esta proteína provavelmente cumpre o papel de regular o funcionamento da CFTR, segundo o estudo. […]

    Disponível: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/fumoafeta- proteina-de-forma-similar-fibrose-cistica-diz-estudo.html

    Nas opções seguintes, propõe-se a classificação de uma palavra destacada, quanto ao processo de formação. Uma opção, entretanto, é falsa. Marque-a.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

Formação de palavras - derivação

Bons estudos!

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.