Meteorologia – Veja como é o curso de graduação e o mercado de trabalho

Veja as dicas e as características da profissão e oportunidades de trabalho para quem pretende trabalhar com previsão do tempo e mudanças climáticas. Veja o  curso de graduação em Meteorologia.

Você sabe do que se trata a Meteorologia? É a ciência responsável por estudar a atmosfera terrestre, os fenômenos naturais e as variações do clima em todas as partes do planeta. Ela é importante não apenas para fazer previsões sobre o tempo como também para ser aplicada a outras áreas que dependem dos conhecimentos de quem se forma no curso de graduação em Meteorologia.

Meteorologia

Quem é o meteorologista?

O meteorologista é o profissional especializado no estudo das condições climáticas do nosso planeta. Para que ele consiga fazer isso, o meteorologista precisa analisar dados de chuva, correntes de ar e marítimas, umidade, ventos, variações de temperatura, movimentos atmosféricos, entre outros.

A partir de tais dados, o meteorologista é capaz de fazer a previsão das condições climáticas de diferentes regiões da Terra. Portanto, é ele quem permite que a gente saiba como o tempo estará nos próximos dias. E para que o meteorologista possa fazer todas essas previsões ele precisa ser capaz de analisar complexos gráficos e mapas, além de se utilizar de aparelhos tecnológicos para obter imagens de satélites e radares.

Principais atividades de um meteorologista

Por meio do estudo e análise das variações climáticas, o meteorologista colabora com o trabalho de diversas áreas, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico dos países. A agricultura e a pecuária, por exemplo, são setores da economia que têm suas atividades diretamente influenciadas pelas condições climáticas.

A agrometeorologia, por meio dos resultados das previsões sobre o clima a curto e longo prazo, é capaz de calcular quais serão as melhores épocas para colheita e plantio. Ao mesmo tempo, a agrometeorologia pode ter uma ideia até mesmo da dimensão das safras.

O meteorologista também exerce sua profissão no campo da política social para prever se as chuvas mais intensas poderão causar enchentes e catástrofes naturais no campo e nas cidades. Além disso tudo, o trabalho desse profissional, em conjunto com outras áreas do conhecimento, pode colaborar para a redução da poluição atmosférica.

Sobre o mercado de trabalho de Meteorologia

Com a maior preocupação mundial sobre questões relacionadas a alterações no clima, poluição, qualidade do ar, camada de ozônio e aquecimento global, o trabalho do meteorologista tem sido mais valorizado. Portanto, o mercado de trabalho vem se expandindo e isso permite que o profissional possa atuar em setores como a Agrometeorologia, Modelagem Atmosférica, Recursos Hídricos, entre outras.

No Brasil, o mercado de trabalho é bastante amplo e está sempre em desenvolvimento. Muitas vagas de trabalho acabam ficando vazias devido à falta de profissionais formados na área.

Se quiser entender um pouco mais sobre a profissão, assista ao vídeo produzido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia sobre a carreira de metereologia:

Quem pretende estudar e se tornar um meteorologista encontra empregos tanto em empresas privadas quanto públicas, principalmente, na área de pesquisa. É possível atuar em centros de previsão, empresas de instrumentação meteorológica, secretarias do Meio Ambiente e até em empresas de consultoria técnica.

Dica do Blog do Enem: Tem tido dificuldades com Geografia? Aprimore seus conhecimentos com a apostila de Geografia para revisão que o Blog do Enem preparou para você.

Daniela Yumi é formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Como todo mundo, teve muitas dúvidas na escolha da profissão. Atualmente, trabalha como redatora freelancer. LinkedIn:br.linkedin.com/daniela-yumi-fujiwara/58/424/a38/pt

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel