A 1ª Regra é conferir a maior sequência de átomos de Carbono. Veja como fazer a Nomenclatura das Cadeias nesta revisão de Química para o Enem, o Encceja e os Vestibulares.
Que tal relembrar a nomenclatura oficial das cadeias ramificadas? Então estude com o resumo que o Blog do Enem preparou para você e tire de letra a prova do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Não deixe essa oportunidade passar! Para nomear as cadeias ramificadas é simples, basta seguir as seguintes regras:
1ª regra: Escolha a cadeia principal, que é a sequência que apresenta o maior número possível de carbonos. O que fica de fora de cadeia principal deve ser considerado grupo substituinte (radical).
Note que na cadeia acima, encontramos duas prováveis cadeias principais: a horizontal e a em forma de L. A principal então é a horizontal, pois tem maior número de carbonos.
Dica 1– O que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem? Veja aqui as melhores dicas: https://blogdoenem.com.br/enem-2013-quimica-cai-mais/
Os outros critérios para a escolha da cadeia principal são:
- – Deve possuir o grupo funcional;
- – Deve possuir as insaturações (ligações duplas ou triplas), se tiver.
Dica 2– Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que
2ª Regra: Numere a cadeia principal a fim de identificar a posição do(s) grupos(s) substituinte(s) – radical (is).
- Com um grupo substituinte: a numeração deve iniciar pela extremidade mais próxima desse grupo.
- Com dois grupos substituintes: a numeração deve ser feita de forma a se obter os menores números para os radicais.
3ª Regra:
Depois de escolhida a cadeia principal, você realizará a numeração dos átomos de carbono, que deve começar pelo carbono da extremidade mais próximo do grupo funcional.
E se a cadeia apresentar também insaturações e ramificações junto com o grupo funcional? Então, você deve seguir a seguinte ordem de prioridade para começar a numerar:
Veja um exemplo:A primeira possibilidade é a correta porque começou a partir do carbono da extremidade mais próximo à insaturação, e não à ramificação.
Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é Cálculos estequiométricos. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? https://blogdoenem.com.br/fuvest-quimica-calculo-estequiometrico/
Você sabe dar nome as ramificações ou radicais?
As ramificações são radicais orgânicos que se ligaram, então, o nome delas é escrito pelo prefixo que indica a quantidade de carbonos (met, et, prop, but, pent, hex, etc.) seguido da terminação “il” ou “ila”. Veja:
Existem alguns casos específicos de ramificações em que os prefixos “iso”, “sec” e “terc” são adicionados.
- Iso: quando a valência livre está localizada no carbono primáriode uma cadeia ramificada;
- Sec: quando a valência livre está localizada em um carbono secundário;
- Terc: quando a valência livre está localizada em carbono terciário.
Revise a classificação das cadeias carbônicas com a aula do prof. Sobis:
Agora entenda o que são cadeias aromáticas na nossa videoaula:
Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!
(UFRJ) O isooctano e outras moléculas de hidrocarbonetos ramificados são mais desejáveis, nas gasolinas comerciais, do que moléculas de cadeia linear uma vez que estas sofrem ignição de forma explosiva, causando até perda de potência.
Assinale a opção que apresenta a nomenclatura correta do isooctano
a) 2,2,3 – trimetilpentano
b) 2,2,4 – trimetilpentano
c) 2,2,4 – trimetilbutano
d) 2,2,3 – dimetilpentano
e) 2,2,4 – trimetilhexano
Resposta: B