MEC altera datas do Sisu. Veja também o Prouni e o Fies 2022

Agora é pra valer. O resultado do Enem está confirmado para 11 de fevereiro, e as guerras das notas de corte estão marcadas. Sisu: 15 a 18 de fevereiro. Prouni: 22 a 25 de fevereiro. Fies: 8 a 11 de março. Veja agora as dicas de como se inscrever em cada programa, as Notas de Corte, e como calcular a sua Renda Familiar Per Capita

A contagem regressiva já começou para o calendário das 200 mil vagas do Sisu, 300 mil do Prouni e 119 mil do Fies 2022. Você já pode colocar na agenda as datas confirmadas, e o novo calendário do Sisu, com mais prazo para a matrícula e a Lista de Espera.

Agora é a hora de se preparar para conquistar o seu lugar na Medicina, no Direito, na Psicologia, nas Engenharias, na Pedagogia e em todos os cursos. Confira as dicas para vencer as notas de corte com o E-book do Sisu, e com o E-book do Prouni. É você mais perto da Universidade:

Veja agora:

As dicas mais importantes:

1 – Aprenda a fazer o cálculo da Renda Familiar Mensal Per Capita. O resultado dessa conta é que define se você pode entrar pelas cotas socioeconômicas e conquistar vagas no Sisu, Bolsas de Estudo no Prouni, e Financiamento com Juro Zero no Fies. Muita gente faz a conta errada, e fica de fora. Veja abaixo como fazer certo.

2 – Entenda como funciona o jogo das Notas de Corte. As disputas do Sisu, do Prouni e do Fies são muito rápidas. Duram apenas 4 dias. Um lance errado que você fizer, pode colocar tudo a perder. Veja abaixo como mandar bem.

3 – Domine as notas de Corte do Sisu, do Prouni, e do Fies. Veja:

Veja como calcular a renda per capita

Aprenda agora, em 5 minutos, o jeito certo de fazer a conta. Muita gente erra e perde a chance de conquistar uma vaga na Universidade Pública, uma Bolsa, ou o Juro Zero. Nem espere chegar o calendário do Sisu. Faça a conta agora.

O macete é simples:

  1. Conte quantas pessoas moram na sua residência. Vale pai, mãe, avô, avó, primos, irmãos e até mesmo agregados que estão ali fazendo parte do grupo familiar. Guarde bem esse número.
  2. Depois, faça lista de quantas destas pessoas têm renda mensal. valem os salários de carteira assinada, a renda de trabalho informal, e também as aposentadorias. Some os valores de todos estes rendimentos.
  3. Agora, divida o valor da soma dos rendimentos pela quantidade de pessoas do grupo familiar que depende deste dinheiro para custear as despesas da casa.
  4. Pronto. O resultado dessa conta é a famosa “Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita”.
  5. Se o valor ficar até o equivalente a 1,5 salário mínimo, você pode disputar bolsas de 100% no Prouni, Juro Zero no Fies, e ter condições especiais nas Cotas do Sisu.
  6. Confira um exemplo no vídeo do canal do Curso Enem Gratuito:

Viu só como é bem fácil de fazer a conta certa? Já fez os cálculos da sua família? Faz aí. Bora!

Como funciona o jogo das Notas de Corte

O desafio apra conseguir uma vaga dentro do calendário do Sisu, do Prouni ou do Fies é mesmo vencer a guerra das notas de corte.

A Nota de Corte de um curso no Sisu, no Prouni ou no Fies equivale ao valor da pontuação do candidato classificado na última vaga disponível. Ficou difícil de entender?

Calma, que vamos traduzir direitinho pra você com as explicações do Blog do Enem, num super post com as 10 melhores estratégias, e também com esta dica em vídeo do canal do Curso Enem Gratuito, com a professora Ana Cristina Peron.

Conferiu com a professora Ana Cristina? Viu como é tudo bem simples? Mas, é preciso criar uma boa estratégia e ter sangue-frio!

Em seguida, confira o calendário completo do Sisu, do Prouni e do Fies, que foram publicados em editais próprios.

Novo Calendário do Sisu

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da 1ª chamada: 22 de fevereiro
  • Matrícula da 1ª chamada: 23/02 a 8 de março
  • Manifestação na lista de espera: 22/02 a 8/03
  • Chamadas da lista de espera: a partir de 10/03
  • Baixe agora o E-book do Sisu Baixe o E-book do Sisu

Calendário do Prouni

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado da 1ª chamada: 2 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 4 a 5 de abril
  • Divulgação da lista de espera: 7 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: 8 a 13 de abril
  • Baixe agora o E-book do Prouni Baixe o E-book do Prouni

Calendário do Fies

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado dos pré-selecionados: 15 de março
  • Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados: 16 a 18 de março
  • Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera: 16 de março a 28 de abril

calendário sisu 2022

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Bolsas do Prouni, FIES, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel