Último dia para participar da lista de espera do Sisu 2024: saiba como fazer 

Vai participar da lista de espera do Sisu? Então, corre que ainda dá tempo! Confira como confirmar interesse e dicas para maximizar as suas chances de conquistar a sua vaga!

Se você não foi classificado na chamada regular, ainda é possível participar da lista de espera do Sisu 2024 para concorrer a uma vaga nas instituições públicas que participam do programa. 

O prazo final para manifestar interesse encerra hoje, às 23h59. A boa notícia é que, nesta edição, a lista de espera vai ser utilizada durante todo o ano pelas universidades. Ou seja, as oportunidades de ingressar no ensino superior são ampliadas! 

Continue lendo para entender como se inscrever na lista de espera de forma estratégica para maximizar a sua chance de aprovação! 

Como participar da lista de espera do Sisu? 

Para participar da lista de espera do Sisu, é necessário entrar no sistema do programa com a sua conta gov.br. 

Em seguida, acesse o seu boletim de desempenho e confirme sua opção de curso preferido. É importante destacar que só é possível escolher uma das opções de curso selecionadas durante as inscrições.

Aguarde a mensagem de confirmação do sistema antes de sair da página. Para se certificar de que deu tudo certo com a sua inscrição na lista de espera, acesse novamente o sistema e verifique se consta a mensagem “Opção considerada para a lista de espera”. Caso não apareça, repita o processo. 

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Todos os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções na chamada regular podem participar da lista de espera do Sisu.

Aqueles que foram aprovados na segunda opção de curso não têm direito de se inscrever para a lista de espera da primeira opção.

Como funciona a convocação da lista de espera?

A convocação dos candidatos da lista de espera do Sisu tem início no dia 16 de fevereiro, diretamente nos sites das instituições, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.

Portanto, você precisa consultar os resultados diretamente junto às universidades e acompanhar os editais próprios com datas de matrícula e de envio de documentação obrigatória.

A classificação também acontece pelas médias do Enem em ordem decrescente, obedecendo os cálculos de peso para cada prova conforme o curso escolhido.

Estratégias para conquistar a sua vaga na lista de espera

Preparamos algumas dicas importantes para maximizar as suas chances de conseguir uma vaga pela lista de espera do Sisu. 

  • Veja quantos candidatos estão na sua frente para decidir qual é a sua melhor opção; 
  • Pesquise as listas de edições anteriores para ter uma noção de quantas pessoas costumam ser chamadas para a sua opção de curso;
  • Fique de olho na nota de corte do último colocado; 
  • Lembre-se de conferir a modalidade de concorrência dos candidatos aprovados.

Bolsas de estudo pela nota do Enem

A opção de participar da lista de espera do Sisu já está no radar da maioria dos alunos, e sempre tem vagas. Mas, caso você não consiga chegar na tão sonhada vaga na universidade pública, nem pensar em desistir, combinado? 

Até porque, existem outras chances no caminho, como é o caso das bolsas de estudos pela nota do Enem nas universidades privadas, como a Uniasselvi. Os descontos começam em 55% e podem chegar a 100% do valor das mensalidades. 

Consulte as oportunidades disponíveis na sua cidade

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel