Resultado do Sisu 2024 já está disponível: veja como acessar

O resultado do Sisu 2024 já está no ar! Essa edição registrou a maior taxa de participação dos últimos sete anos do programa. Veja como conferir se você foi aprovado, informações sobre as matrículas e também como manifestar interesse na lista de espera!

O Ministério da Educação acaba de divulgar o resultado do Sisu 2024. O programa oportuniza vagas para que estudantes de todas as partes do Brasil utilizem suas notas do Enem para entrar em universidades públicas. 

O processo seletivo recebeu 2.427.929 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos no programa. Trata-se da maior taxa de participação dos últimos sete anos. A edição ofereceu 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior participantes. 

Continue lendo para saber como acessar os seus resultados, fazer a matrícula e manifestar interesse na lista de espera!  

Como acessar o resultado do Sisu 2024

Para conferir o resultado do Sisu 2024, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Na página do Sisu, clique em “consultar” e informe os dados sobre o curso definido para verificar a lista de selecionados na chamada regular

Matrículas do Sisu 2024

O período para as matrículas referentes à chamada regular do Sisu 2024 será aberto em 2 de fevereiro e vai até o dia 7. De acordo com o MEC, os documentos geralmente solicitados são:

  • RG (Carteira Nacional de Habilitação e Carteira Profissional);
  • CPF;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Documento que comprove estar em dia com os serviços militares (para candidatos homens);
  • Fotos 3×4.

Para os candidatos com renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola da rede pública que estejam concorrendo a vaga do Sisu por meio de cotas, também é necessário apresentar:

  • Comprovante do CadÚnico;
  • Comprovante de renda (de todos os membros familiares);
  • Declaração de isenção do Imposto de Renda (de todos os membros adultos da família).

Para quem usou cotas étnico-raciais ou se habilitou para vagas destinadas a pessoas com deficiência, é preciso apresentar outros documentos, que geralmente são disponibilizados no site da universidade, como:

  • Autodeclaração étnico-racial
  • Laudos médicos

Para este processo, é recomendado verificar com a universidade na qual você foi aprovado se há necessidade de apresentar outros documentos para fazer a matrícula.

Lista de espera do Sisu 2024

A lista de espera do Sisu 2024 é a chance para quem não foi selecionado na chamada regular em nenhuma das duas opções selecionadas no momento da inscrição. 

A novidade desta edição é que a lista de espera ganha duração estendida e vai valer para o ano todo.

Para participar, os participantes devem manifestar interesse de 31 de janeiro até 7 de fevereiro, no site oficial do programa. 

Lembre-se de aguardar a mensagem de confirmação de que a sua manifestação foi concluída antes de sair da página. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 61 61 61. 

Dicas para participar da lista de espera

Conheça algumas informações e dicas importantes para aumentar a sua chance de ser convocado na lista de espera:  

  • Analise as últimas listas de espera dos seus 2 cursos e veja quantas pessoas foram chamadas em cada um deles em anos anteriores. 
  • Não adianta escolher o curso que você está mais perto, se a lista de espera dele nunca rodou, por exemplo.
  • Veja as notas de corte da última pessoa chamada e compare com a sua. 

Dedique um tempo para buscar essas informações e siga as estratégias. Lembre-se de que você ainda tem chance de conseguir a sua vaga!

Entenda melhor o processo da lista de espera do Sisu com o vídeo que preparamos: 

Como funciona o Sisu? 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil em um sistema eletrônico gerido pelo MEC. 

A partir de 2024, a seleção dos estudantes acontece apenas uma vez por ano, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das edições anuais do programa.

As vagas são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e políticas e ações afirmativas adotadas pelas instituições, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato. 

Todas as universidades participantes do Sisu são reconhecidas pelo MEC e têm nota positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

Balanço do MEC sobre o Sisu 2024 

O levantamento realizado pelo MEC aponta que o Sisu 2024 registrou 2.427.929 inscrições, tendo em vista que cada candidato pode optar por até dois cursos no programa. 

O Nordeste foi a região brasileira que registrou o maior número, com 1.000.048. O segundo lugar da lista ficou com o Sudeste (810.542), seguido pelo Sul (266.171), Centro-Oeste (189.774) e Norte (161.394).  

A lista dos oito cursos com maior número de inscrições em todo o País é liderada por medicina, com 298.316. Em seguida, estão os cursos de direito (157.364), administração (118.883), psicologia (103.336), enfermagem (99.768), pedagogia (89.702), medicina veterinária (65.271) e ciência da computação (57.385). 

Do total de vagas (264.181), 141.555 foram ofertadas como reserva para a Lei de Cotas e ações afirmativas das instituições de ensino superior. 

Com a aprovação da nova Lei de Cotas, que incluiu cota específica para quilombolas, o Sisu adotou as alterações estabelecidas na nova legislação, aprimorando, já a partir dessa edição, o acesso ao ensino superior.   

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel