Quando você pensa em plano inclinado a primeira coisa que vem em sua cabeça é um triângulo retângulo com um bloco em cima e algumas funções trigonométricas? Calma lá. Vamos tentar entender um pouco sobre essa tal de força antes
No mundo da Física tudo que envolve movimento, força e equilíbrio diz respeito à Mecânica. Uma boa forma de mandar bem na prova do Enem é dividir a Mecânica em coisas que produzem ou controlam movimentos, se deslocam, giram, ampliam a nossa força ou ficam em equilíbrio. Neste post, vamos entender em qual dessas categorias está o plano inclinado. Confira!
As Forças no Plano Inclinado
Na Física, as interações que um objeto aplica no outro são chamadas de forças e são essas grandezas as grandes responsáveis pelos movimentos dos objetos.
Para um avião mudar de direção, por exemplo, é necessário que as asas da aeronave apliquem uma força no ar, que aplicará outras forças no avião. Essas interações podem ser explicadas por meio das Leis de Newton e você pode relembrá-las, clicando aqui.
Resumo sobre Plano Inclinado
Confira com o professor Marcelo, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução bem bacana sobre Plano Inclinado.
.
A força tem relação com basicamente três grandezas:
1 – Força e velocidade:
– quando o vento sopra na vela de um barco, por exemplo, está o empurrando para frente. Quanto maior essa força, maior será a velocidade do barco. Da mesma forma, para reduzir essa velocidade, seria necessário uma força de sentido contrário ao movimento do barco.
2 – Força e direção:
– o que faria o barco do exemplo acima reduzir sua velocidade? Uma mudança no direção do vento é uma boa possibilidade. Ou seja, para mudar a direção do movimento é necessário que uma força seja aplicada em sentido contrário do movimento.
3 – Força e rotação:
– um bom exemplo para explicar a interação das forças com a rotação é o movimento dos aviões. Para mudar a direção de voo, as aeronaves rotacionam em torno de três eixos: vertical, horizontal e lateral.
Os mecanismos responsáveis pelo giro do avião ficam em sua extremidade, pois quando mais longe do eixo, maior será a força aplicada e mais fácil será de realizar a rotação.Fonte: http://asasdeferro-suplementos.blogspot.com.br/
O que isso tem a ver com plano inclinado?
Simples. O plano inclinado pode ser uma rampa que leva as mercadorias de um carrinho para um caminhão, o declive do estacionamento do shopping ou o escorregador do parque de diversões. Assim como o avião que precisa de forças em várias direções para rotacionar, no plano inclinado, o corpo de massa m também sofre ação de forças em diferentes direções.
Confira abaixo.No plano inclinado a Força Peso (link sobre força peso) e a Força Normal não tem a mesma direção, pois a primeira é causada pela aceleração da gravidade, e portanto, tem direção vertical;
já a segunda é uma força de reação da superfície no objeto, logo conta com o mesmo ângulo do plano do movimento. Assim:
Dessa forma, podemos definir o plano cartesiano com inclinação igual ao do plano inclinado, ou seja, o eixo x é paralelo e com o ângulo igual ao do plano, já o eixo y é perpendicular ao eixo x.
Ao fazermos a decomposição das forças no plano cartesiano, podemos concluir que:
● A Força Normal será igual à decomposição da Força Peso no eixo y
● A decomposição da Força Peso no eixo x será a responsável pelo deslocamento do bloco
Complicou pra você? Calma que para tudo tem solução. Veja agora uma aula-resumo que ensina você a fazer essa conta, bem direitinho.
Como resolver exercícios de Plano Inclinado
Se você chegou até aquui, vai conseguir dominar bem, agora, a resolução de exercícios. Tire suas dúvidas sobre a decomposição das forças no plano inclinado. Não esqueça de voltar depois para resolver os exercícios!
.
.
Curso Enem Gratuito
Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.