Revisão de Potenciação e Radiciação. É Matemática no Enem e no Vestibular. Confira abaixo para gabaritar nas provas. Sempre cai.
Você lembra de Potenciação e Radiciação? Veja aqui um resumo para o Enem e o Vestibular.
Potenciação
Potenciação é a operação matemática que resulta da multiplicação de um mesmo número n vezes. Algumas propriedades importantes devem ser relembradas:
a) an ⋅ a m = an+m
b)
c) (an)m = a n.m
d) (a⋅b)n = an⋅bn
e)
f)
g)
Radiciação
A radiciação é uma operação unária oposta à potenciação (ou exponenciação). Destacam-se algumas propriedades importantes, a saber:
a)
b)
c)
d)
Notação científica
Notação científica, também denominada padrão ou notação em forma exponencial, é uma forma de escrever números que acomoda valores demasiadamente grandes (100000000000) ou pequenos (0,00000000001) para serem adequadamente escritos na forma convencional.
an ⋅ 10n 1 ≤ a <10
n ∈ Z
Exercício resolvido:
(G1 – EPCAR [CPCAR], 2011) Simplificando-se a expressão
onde x ≠ 0, x ≠ 1 e x ≠ -1, obtém-se
a)-x-94
b) x94
c) x-94
d) -x94
Gabarito: A
Veja nossa aula sobre radiciação e prepare-se para as provas!
Exercícios:
Questão 1
(G1 – CFTMG, 2010) Segundo estimativas do IBGE, em 2009, o Brasil tinha, aproximadamente, 190 milhões de habitantes espalhados pelas suas 27 unidades da Federação e 5.565 municípios. A tabela seguinte mostra o número aproximado de habitantes em algumas capitais brasileiras.
Capitais |
Nº de habitantes |
Belo Horizonte |
2.400.000 |
Brasília |
2.600.000 |
Rio de Janeiro |
6.000.000 |
São Paulo |
11.000.000 |
Com base nesses dados, é correto afirmar que, aproximadamente ………………., habitantes estão distribuídos em ………………. .
A opção que completa corretamente as lacunas acima é:
a) 1,68 x 108, 5.561 municípios.
b) 2,45 x 107, 5.561 municípios.
c) 7,52 x 106, Belo Horizonte e Brasília.
d) 7,10 x 106, Belo Horizonte e São Paulo.
Questão 2
(PUCSP, 2007) A tabela a seguir permite exprimir os valores de certas grandezas em relação a um valor determinado da mesma grandeza tomado como referência. Os múltiplos e submúltiplos decimais das unidades derivadas das unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) podem ser obtidos direta ou indiretamente dos valores apresentados e têm seus nomes formados pelo emprego dos prefixos indicados.
Nome |
Símbolo |
Fator pelo qual a unidade é multiplicada |
tera |
T |
1012 = 1000000000000 |
giga |
G |
103 = 1 000 000 000 |
mega |
M |
106 = 1 000 000 |
quilo |
k |
103 = 1 000 |
hecto |
h |
102 = 100 |
decta |
da |
10 = 10 |
deci |
d |
10-1 = 0,1 |
centi |
c |
10-2 = 0,01 |
mili |
m |
10-3 = 0,001 |
micro |
µ |
10-6 = 0,000 001 |
nano |
n |
10-9 = 0,000 000 001 |
pico |
p |
10-12 = 0, 000 000 000 001 |
Assim, por exemplo, se a unidade de referência fosse o metro (m), teríamos: 28.000 μm (micrômetros) = 28.000 × 10-6 m (metros) = 0,028 m (metros).
Considerando o bel (b) como unidade de referência, a
expressão é equivalente a:
a) 0,0026 cb
b) 0,026 ìb
c) 0,26 kb
d) 2,6 db
e) 26 pb
Questão 3
(G1 – CPS 2005) Um grupo de alunos do Ensino Técnico realizou um trabalho de pesquisa para determinar a área da superfície do corpo humano de jovens de 15 a 20 anos. Chegaram à conclusão de que a área varia, aproximadamente, de acordo com a fórmula matemática S = 0,12., em que S é a área (m2) e m a massa do corpo humano (kg). A área aproximada da superfície do corpo de um aluno de massa 70 kg, em m2 é:
a) 3,0
b) 2,5
c) 2,0
d) 1,5
e) 1,0
Questão 4
(UFRN, 2004) Uma calculadora apresentava, em sua tela, o resultado da soma dos gastos do mês realizados por um pai “coruja” que permitiu a seu filho apertar algumas teclas, alterando esse resultado. O pai observou que o menino havia apertado as teclas uma única vez, na ordem mostrada na figura 1.
Para recuperar o resultado que estava na tela, o pai deverá apertar as teclas:
Questão 5
(UFMG, 2003) O valor da expressão (a-1 + b-1)-2 é:
a) [ab/(a + b)2]
b) [ab/(a2 + b2)2]
c) a2 + b2
d) [a2b2/(a + b)2]