Começa hoje o prazo para participar da lista de espera do Prouni 2024/1

A lista de espera do Prouni 2024/1 é a terceira e última chance de conseguir uma bolsa do programa nesta edição. Você pode manifestar interesse nos dias 18 e 19 de março. Saiba como participar!

O Ministério da Educação (MEC) abre, nesta segunda-feira, 18 de março, o prazo para participar da lista de espera do Prouni 2024/1. A etapa é destinada aos inscritos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas publicadas ou tiveram reprovação por não formação de turma.

A primeira edição do Programa Universidade Para Todos deste ano ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes. 

A bolsa integral é destinada às pessoas com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a parcial é voltada a quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como participar da lista de espera do Prouni 2024/1

Para participar da lista de espera do Prouni, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • No prazo determinado (18 e 19 de março), você precisa entrar no site do Prouni.
  • Clique na opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”.
  • Depois é só aguardar a confirmação do sistema.

A divulgação dos resultados acontece no dia 22 de março.

Caso você seja pré-aprovado, é preciso apresentar a documentação para comprovar as informações prestadas na inscrição, de forma presencial ou online, na universidade onde conseguiu a bolsa, a fim de efetivar a sua matrícula e garantir a sua vaga.

Leia também: Guia completo do Prouni

Quem pode participar da lista de espera do Prouni?

Podem participar da lista de espera do Prouni aqueles que se inscreveram no processo seletivo e não foram aprovados na primeira, nem na segunda chamada.

Independente da escolha dos candidatos por vagas destinadas à ampla concorrência ou para políticas afirmativas, a lista é única para cada curso e turno em cada local de oferta. 

Apesar de ser aberta para quem tiver interesse, desde que a pessoa tenha se inscrito no Prouni, há algumas formas de participar dessa etapa:

  1. Podem manifestar interesse em concorrer para a primeira opção, os estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares e também aqueles que foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma. 
  2. Já no curso de segunda opção, podem participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares por falta de formação de turma na primeira opção de curso.
  3. Estudantes não selecionados nas chamadas por falta de bolsas disponíveis na primeira opção ou até mesmo aqueles selecionados em primeira opção de curso, mas que não conseguiram se matricular por falta de formação de turma. 

Todos os cursos têm opção de lista de espera?

Nem sempre. A lista varia muito a cada edição, já que depende da efetivação da inscrição dos candidatos que vão sendo chamados. Só é possível saber exatamente quais são os cursos, turnos, faculdades e modalidades com vagas disponíveis durante o prazo de abertura da lista.

Cronograma do Prouni 2024/1

  • Prazo para participar da lista de espera: 18 e 19 de março
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março
  • Comprovação de informações da lista de espera: 22 de março a 4 de abril

Vai fazer o Enem 2024? Saiba como se preparar!

Para quem vai fazer o Enem 2024, é importante lembrar que a sua nota pode garantir uma vaga em instituições de ensino superior que participam do Sisu, Prouni e Fies. 

Aumente as chances de ter um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio estudando com o Curso Enem Gratuito.

Você não paga nada e tem acesso a aulas escritas, videoaulas, resumos, e-books,  simulados e materiais especiais, preparados de acordo com o que é mais cobrado no exame. Escolha o seu plano e faça a sua inscrição!  

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel