Este passado de nome pomposo e complicado será estudado neste post. Não perca, pois você descobrirá até a origem do nome!
Neste post da professora Márcia você ficará por dentro deste conteúdo de Espanhol que tem grandes chances de ser cobrado na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), confira!
Uau, que profundo! Fica a dica: brinque na água, na terra, na chuva, só não deixe de ser criança! Mas além da valiosa lição, o quadrinho acima nos revela um tipo de pretérito diferente dos outros (había transformado) e ao qual vamos conhecer melhor neste texto: o Pretérito Mais que Perfeito, que em espanhol se chama Pretérito Pluscuamperfecto.
Este nome vem do latim. Naquela língua se chamava plus quam perfectum, significando mais que perfeito. O português traduziu, o espanhol fez uma pequena adequação à sua gramática. Bora conhecer mais alguns detalhes? Então, siga na leitura!
O Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo é conhecido como o passado do passado. Ele trata de uma ação do passado ocorrida antes de outra ação também do passado. Ele é um verbo composto, formado pelo verbo HABER conjugado + Verbo no PARTICÍPIO. Já falamos anteriormente de verbos como este, que usam o auxiliar HABER para definir a pessoa, e o PARTICÍPIO para definir a ação. Observe a tabela abaixo e conheça exemplos:
Usos do Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo (Pluscuamperfecto)
– Usa-se para fazer referência a uma ação passada terminada antes de outra ação ou situação também passada. Exemplo: Cuándo llegué a casa, ya te habías ido. (Quando cheguei em casa, já tinhas ido.);
– Usualmente serve para explicar os resultados ou consequências de uma ação ou situação passada. Exemplo: __¿Por qué llegaste tarde? __ Porque había olvidado la hora de nuestra cita. (__ Por que chegaste tarde? __ Porque havia esquecido a hora do nosso encontro.);
– Usa-se com YA para dizer ou perguntar se uma ação foi realizada antes de um momento passado. Exemplo: Cuando conocí a Mario, ya se había graduado. (Quando conheci Mario, já havia se formado.);
– Usa-se com TODAVÍA NO para indicar que uma ação não foi realizada antes de um momento passado. Exemplo: Cuando Marcos y Mercedes salieron de casa, todavía no había comenzado a llover. (Quando Marcos e Mercedes saíram de casa, ainda não tinha começado a chover.).
Assista a este vídeo do Canal do Youtube do Prof. Diógenes Souza sobre este tema, e relembre os detalhes do texto acima:
Por fim, resolva as questões a seguir. Bons estudos!
1 – (VUNESP) El tiempo y el modo de la forma verbal “había recibido” corresponde a:
a) Pretérito Perfecto de Indicativo
b) Pretérito Pluscuamperfecto de Subjuntivo
c) Pretérito Pluscuamperfecto de Indicativo
d) Pretérito Indefinido de Indicativo
e) Pretérito Imperfecto de Subjuntivo
2 – (CESPE) La expressión “había finalizado” es el pretérito pluscuamperfecto del verbo haber.
a) Certo
b) Errado
GABARITO
1 – C
2 – Errado (é o pretérito pluscuamperfecto do verbo FINALIZAR)
Curso Enem Gratuito
Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.