Vamos falar de passado? Mais precisamente de Pretérito Perfeito, este que é composto, causa dúvidas, mas não é um bicho de sete cabeças. Basta ler este post e você ficará fera em mais este tema de Espanhol para o Enem!
Ah não! Ir à escola e não aprender NADA! Ninguém merece… É muita informação para pouco espaço no HD, tem que formatar, menino! Essa é boa para refletir, não? Para mandar bem no Enem, separe um pedacinho do cérebro e do coração para o Idioma Espanhol. Todo ano caem 5 questões. Aprenda agora o Pretérito Perfeito e o Pretérito Mais que Perfeito.
Outra coisa interessante que se pode observar na formação do Pretérito Perfeito é o uso de um verbo auxiliar. Observe neste quadrinho é a fala da mulher.
Percebeu que a personagem adulta faz a pergunta usando uma junção de dois verbos para representar apenas o ato de aprender? Ela utiliza “has aprendido” para formar o passado. Essa é a estrutura clássica do Pretérito Perfeito.
O Pretérito Perfeito
Pois é justamente sobre isso que vamos falar agora: verbos no Pretérito Perfeito ou Pretérito Perfeito Composto, como alguns o chamam.
A dica básica: Verbo Haber + PP do verbo principal
Em espanhol, o Pretérito Perfeito é formado com o presente do verbo haber e o particípio passado do verbo principal. Por falar nisso, nós já havíamos visto um pouquinho sobre o verbo haber no post sobre particípio. Pois bem, ele é um verbo auxiliar fundamental para a formação do Pretérito Perfeito.
O Pretérito Mais que Perfeito
Veja agora no resumo especial com a professora Márcia como é o Pretérito Mais que Perfeito. E, em seguida, vamos aos exemplos do Pretérito Perfeito.
As dicas sobre o Pretárito Mais que Perfeito:
- Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo é conhecido como o “passado do passado”.
- Ele trata de uma ação do passado ocorrida antes de outra ação também do passado. Esta formação verbal, que em espanhol se chama Pretérito Pluscuamperfecto, tem seu nome vindo do latim.
- Nessa língua se chamava plus quam perfectum, significando mais que perfeito. O português traduziu, o espanhol fez uma pequena adequação à sua gramática.
- Ele é um verbo composto, formado pelo verbo haber conjugado + verbo no particípio.
- Assim como outros verbos compostos, este usa o auxiliar haber para definir a pessoa, e o particípio para definir a ação.
- Saiba mais na aula de hoje, com a professora Marcia, do canal do Curso Enem gratuito, no vídeo acima! 😀
Veja a conjugação do Pretérito Perfeito
Então, vamos conhecer além da estrutura clássica da equação Pessoa + Verbo Haver + Verbo no Particípio, uma coleção de exemplos da sua conjugação neste caso:
O verbo haber pode ser traduzido por haver. Porém, nesse caso de verbo auxiliar, é possível fazer uma tradução apenas do verbo que está no particípio para um passado simples no português. Exemplo: Hoy he hablado con un amigo en la estación de metro.(Hoje falei com um amigo na estação de metrô).
Utilizamos esta conjugação pretérita na modalidade perfeita quando nos referimos a um passado recente e que perdura até o presente, ou se usamos expressões temporais que indicam um período de tempo não determinado (esta semana, este año, etc).Uso do Pretérito Perfeito. Fonte: http://espanolconhumor.tumblr.com/page/5
Apenas para relembrar…
– O verbo que indica a ação da frase quando se usa o Pretérito Perfeito está no particípio. O particípio é formado pelas desinências –ADO (1ª conjugação) e –IDO (2ª e 3ª conjugação);
– Alguns particípios são irregulares, seguem exemplos:
Resumo gratuito
No vídeo abaixo do Canal do Youtube “Espanhol para brasileiros” você verá um apanhado geral deste tema. Confira!
Em seguida, resolva estas questões para treinar tudo que estudamos hoje. Bons estudos!
Veja agora o Pretérito Imperfeito
A dica sobre o Pretérito Imperfeito:
O pretérito imperfeito é uma formação verbal que demonstra a continuidade e a repetição no futuro, de um fato ocorrido no passado. Também pode representar uma ação em andamento apenas no passado.
Exercícios sobre o Pretérito Perfeito
1 – (UFLA/2005) En la frase: “Los animales buceadores han resuelto este problema”, la conjungación verbal subrayada puede ser reemplazada por:
a) resolvimos
b) resolviste
c) resolverán
d) resolvieron
e) resolverían
2 – (UFLA/2004) En la frase “Juan ha visitado a su abuela el domingo.”, el verbo visitar en pretérito perfecto puede ser reemplazado por:
a) visitó
b) visita
c) visitará
d) visitarás
e) visitar
GABARITO:
1) D
2) A
Curso Enem Gratuito
Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.