Balanço do primeiro dia de Enem revela irritação com distância dos locais de prova

Nota zero em Mobilidade Urbana para os locais de prova muito distantes das residências dos candidatos. Muitos tiveram que sair ainda pela manhã, para atravessar a cidade inteira até chegar nos locais definidos pelo INEP. Na redação, o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” parecia muito hermético para os candidatos.

Se teve uma coisa que causou polêmica no Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 (Enem 2017) foi a distância dos locais de aplicação de prova das residências dos candidatos.

“Todo mundo teve que fazer deslocamentos desnecessários”, reclamaram os estudantes. Também foi recorrente acontecer de ter local de prova na rua de casa e os candidatos terem de se deslocar para outro bairro.primeiro dia de Enem

Em Florianópolis, por exemplo, na sala 102 do colégio Aníbal Nunes Pires, no bairro de Capoeiras, na parte continental da capital de Santa Catarina, estavam candidatos que moravam nos bairros Ingleses, Lagoa da Conceição e no Campeche. Todos três localizados na costa oceânica da Ilha de Santa Catarina, e distantes até mais de 30 quilômetros do local das provas.

Os candidatos comentavam que no trajeto até o colégio Nunes Pires passaram por campus de universidades públicas e particulares, perto de suas residências, e onde estavam sendo realizadas provas do Enem. Não dava mesmo para entender a falta de lógica na definição dos locais para estes candidatos.

Mobilidade Zero no primeiro dia de Enem 2017

Ou seja, os organizadores não pensaram em facilitar a vida dos participantes e, muito menos, em mobilidade urbana, que era um tema comentado com chances para a prova de Redação. Muitos candidatos faltaram pelo excessivo tempo gasto no transporte até os locais de prova.

Conteúdo das provas

O caráter de interdisciplinaridade das questões continua sendo uma grande marca do Enem. Os alunos precisam fazer correlações entre diversos temas para se dar bem nas provas.

Além disso, percebe-se uma complexidade nas questões que exigem um nível elevado de conhecimentos gerais, de leitura e de maturidade para analisar todas essas informações e conhecimentos a nível de sociedade.

Tema da redação

redacao primeiro dia de Enem
Campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT) para combater o preconceito contra os surdos no mercado de trabalho (Foto: Reprodução/MPT)

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” foi o tema da redação deste ano. Os candidatos precisaram apresentar uma proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos. Tudo isso em, no máximo, 30 linhas e respeitando a modalidade escrita formal da língua portuguesa, com um texto dissertativo-argumentativo.

O tema não causou grandes surpresas, já que a questão da inclusão social está em alta. Por outro lado, o que se ouviu dos candidatos nas saídas de prova foi que o tema foi muito específico, por focar nos surdos e não nas necessidades especiais como um todo.

Polêmica na questão sobre o Utilitarismo

De acordo com a equipe de professores do Blog do Enem, responsável pela correção extraoficial da prova que divulgamos aqui, a questão sobre o Utilitarismo deixa margem para dúvidas. Você concorda?

Para você que fez o Enem 2017, a seguinte questão de Filosofia, da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias,  pode conter um problema na estruturação e nas alternativas. O conteúdo foi trabalhado nas aulas gratuitas do Blog e do Curso Enem Gratuito. Veja a questão:

A moralidade, Bentham exortava, não é uma questão de agradar a Deus, muito menos de fidelidade a regras abstratas. A moralidade é a tentativa de criar a maior quantidade de felicidade possível neste mundo. Ao decidir o que fazer, deveríamos, portanto, perguntar qual curso de conduta promoveria a maior quantidade de felicidade para todos aqueles que serão afetados.  (RACHELS, J. Os elementos da filosofia moral. Barueri-SP: Manole, 2006.)

Os parâmetros da ação indicados no texto estão em conformidade com uma
a) fundamentação científica de viés positivista.
b) convenção social de orientação normativa.
c) transgressão comportamental religiosa.
d) racionalidade de caráter pragmático.
e) inclinação de natureza passional.

Qual das alternativas você assinalou como a correta na prova do 1º dia? Muita gente ficou em dúvida, e com razão. Veja abaixo os motivos de tanta dúvida.

De acordo com nossos professores de Filosofia, a questão está mal elaborada e dá margem para o erro. Forçadamente as questões A e D poderiam estar corretas, já que positivismo, pragmatismo e desejo natural de alguma forma estão presentes, mas tudo isso dentro da visão utilitarista, de Jeremy Bentham; e a questão não faz menção ao Utilitarismo de Bentham.

Nesses casos, quando a questão dá margem à mais de uma interpretação, há a possibilidade de ser cancelada, por meio de recurso. O Blog do Enem vai encaminhar formalmente ao INEP um recurso contra esta questão, para que ela seja anulada.

Você concorda com essa questão? Justifique sua opinião nas redes sociais do Blog do Enem.

Simulados Enem Online para as provas da semana que vem

Vai encarar a próxima rodada do Enem 2017? Então, comece agora mesmo a testar o seu nível em Matemática, Química, Física e Biologia. Nos Simulados do Blog do Enem você faz dez questões e já tem o Gabarito na hora, e pode compartilhar com os colegas para desafiar quem faz mais pontos.  Simulado Enem

Acesse o Simulado Pré-Enem 2017 e teste seu nível. 

Gabarito Enem 2017

Você já conferiu as suas respostas do primeiro dia? O Blog do Enem colocou no ar o download gratuito das provas e também um Gabarito da correção extraoficial. Confira na imagem:  Gabarito Enem 2017

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui: Simulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel