Competência 5 da redação Enem: proposta de intervenção

Você sabe o que a competência 5 da redação Enem cobra dos estudantes? Entenda quais são os elementos necessários para elaborar a sua proposta de intervenção e garantir a pontuação máxima na prova!

Entre outras exigências, a competência 5 da redação Enem é um desafio e tanto: você precisa apresentar uma proposta de intervenção eficaz para o problema abordado. Com as estratégias certas, você transforma essa etapa em um diferencial e garante a nota máxima na prova.

Neste blog post, vamos te guiar na construção de uma proposta de intervenção impecável. Prepare-se para dominar essa habilidade essencial e conquistar a sonhada vaga na sua universidade!

O que é a competência 5 da redação Enem?

A competência 5 da redação Enem é a oportunidade de mostrar que você vai além da análise crítica de um problema e assume o papel de agente transformador, propondo soluções criativas e factíveis para os desafios da sociedade.

Mas o que, afinal, essa competência exige? Trata-se da sua chance de apresentar uma proposta de intervenção concreta e bem estruturada, capaz de atacar a raiz do problema discorrido no tema da redação.

Lembre-se: a chave para o sucesso está em demonstrar que você domina os três pilares dessa competência:

  • Apresentar uma proposta de intervenção: nada de fugir do tema! Sua proposta deve estar diretamente relacionada ao problema abordado na redação.
  • Detalhar as medidas a serem tomadas: seja específico! Explique, passo a passo, como sua proposta vai ser colocada em prática.
  • Indicar os agentes responsáveis: quem vai botar a mão na massa? Indique os principais atores que devem se envolver na execução da sua proposta.

Ao dominar esses três pilares, você estará no caminho certo para conquistar a nota máxima na Competência 5 e se destacar como um cidadão engajado e proativo!

Elementos da competência 5

Para gabaritar a competência 5 da redação Enem, você precisa apresentar “uma proposta de intervenção” que contemple cinco elementos essenciais:

  1. um agente;
  2. o detalhamento deste agente;
  3. uma ação sugerida;
  4. O modo, que é um meio para realizar a ação;
  5. uma finalidade, ou efeito pretendido.

Como a competência 5 da redação Enem é avaliada

A competência 5 da redação Enem, dedicada à proposta de intervenção, examina a sua capacidade de se colocar como agente de transformação social. Para conquistar a nota máxima, é fundamental entender os critérios pelos quais sua proposta será avaliada:

1. Adequação à proposta:

  • Tema: sua proposta deve estar diretamente relacionada ao problema central abordado na redação, demonstrando que você captou a essência da questão.
  • Texto: a intervenção deve ser coerente com as ideias e argumentos desenvolvidos ao longo da redação, criando um corpo textual coeso e harmônico.

2. Clareza e objetividade:

  • Linguagem: utilize uma linguagem clara, direta e acessível, evitando rebuscamentos e ambiguidades que possam comprometer a compreensão da sua proposta.
  • Organização: apresente a proposta de forma organizada e estruturada, facilitando a leitura e a avaliação por parte dos corretores.

3. Viabilidade:

  • Realismo: sua proposta deve ser realista e factível, com potencial para ser implementada na prática, considerando os recursos e as condições disponíveis.
  • Eficácia: a intervenção deve ter chances reais de solucionar o problema de forma eficaz e duradoura, demonstrando que você refletiu sobre as possíveis consequências das suas ações.

4. Abrangência:

  • Aspectos: a proposta deve abordar os diferentes aspectos do problema, demonstrando uma visão abrangente e profunda da questão.
  • Detalhes: forneça detalhes suficientes sobre a proposta, incluindo seus objetivos, etapas de implementação, recursos necessários e mecanismos de avaliação.

5. Articulação com os direitos humanos:

  • Respeito aos direitos: a proposta deve estar em consonância com os princípios dos direitos humanos, promovendo a dignidade e o bem-estar de todos os indivíduos.
  • Imparcialidade: evite soluções discriminatórias ou que violem os direitos de qualquer grupo social, demonstrando respeito à diversidade e à inclusão.

Dominar esses critérios de avaliação é o segredo para construir uma proposta de intervenção impecável na competência 5 da redação Enem e garantir a tão sonhada nota máxima!

Videoaula sobre a competência 5 da redação Enem

Confira com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, como garantir os 200 pontos da competência 5 da redação Enem!

Competência 5 em uma redação nota 1000

Agora, você vai conferir o texto da participante Isabella Gadelha, que tirou nota 1000 na correção oficial do Enem 2020. Vamos analisar as duas propostas de intervenção que ela utilizou na redação.

É importante destacar que apenas uma proposta completa e bem elaborada já assegura os 200 pontos. Mas, pelas características do texto, a autora conduziu duas abordagens, uma sobre a falta de informações em relação ao tema e outra sobre a falta de representatividade. Veja o texto original:

Portanto, faz-se imprescindível que a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados.  Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonia social – deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil.

A primeira proposta de intervenção está bem clara, no início da conclusão, quando a autora afirma no texto que “… faz-se imprescindível…” e vai até “… a fim de formar cidadãos informados.” Isabella colocou dentro deste período todos os cinco elementos necessários para gabaritar os 200 pontos:

  1. O agente: a mídia
  2. O detalhamento: instrumento de ampla abrangência
  3. A ação: informar a sociedade
  4. O modo: por meio de comerciais
  5. Finalidade (efeito): formar cidadãos bem informados.

Releia o parágrafo de conclusão do texto original e confira agora a segunda proposta de intervenção, que começa com “Paralelamente…”, e vai até o final do texto. Os cinco elementos também estão presentes:

  1. O agente: o Estado
  2. O detalhamento: principal promotor da harmonia social
  3. A ação: deve promover a representatividade
  4. O modo: por intermédio de incentivos monetários
  5. Finalidade (efeito): amenizar o problema

Videoaula sobre a proposta de intervenção

Assista a mais uma aula com a professora Daniela para saber tudo sobre a competência 5 da redação Enem e a proposta de intervenção:

Leia a redação nota 1000 completa

Nise da Silveira foi uma renomada psiquiatra brasileira que, indo contra a comunidade médica tradicional da sua época, lutou a favor de um tratamento humanizado para pessoas com transtornos psicológicos. No contexto nacional atual, indivíduos com patologias mentais ainda sofrem com diversos estigmas criados. Isso ocorre, pois faltam informações corretas sobre o assunto e, também, existe uma carência de representatividade desse grupo nas mídias.

Primariamente, vale ressaltar que a ignorância é uma das principais causas da criação de preconceitos contra portadores de doenças psiquiátricas. Sob essa ótica, o pintor holandês Vincent Van Gogh foi alvo de agressões físicas e psicológicas por sofrer de transtornos neurológicos e não possuir o tratamento adequado. O ocorrido com o artista pode ser presenciado no corpo social brasileiro, visto que, apesar de uma parcela significativa da população lidar com alguma patologia mental, ainda são propagadas informações incorretas sobre o tema. Esse processo fortalece a ideia de que integrantes não são capazes de conviver em sociedade, reforçando estigmas antigos e criando novos. Dessa forma, a ignorância contribui para a estigmatização desses indivíduos e prejudica o coletivo.

Ademais, a carência de representatividade nos veículos midiáticos fomenta o preconceito contra pessoas com distúrbios psicológicos. Nesse sentido, a série de televisão da emissora HBO, “Euphoria”, mostra as dificuldades de conviver com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), ilustrado pela protagonista Rue, que possui a doença. A série é um exemplo de representação desse grupo, nas artes, falando sobre a doença de maneira responsável. Contudo, ainda é pouca a representatividade desses indivíduos em livros, filmes e séries, que quando possuem um papel, muitas vezes, são personagens secundários e não há um aprofundamento de sua história. Desse modo, esse processo agrava os estereótipos contra essas pessoas e afeta sua autoestima, pois eles não se sentem representados.

Portanto, faz-se imprescindível que a mídia – instrumento de ampla abrangência – informe a sociedade a respeito dessas doenças e sobre como conviver com pessoas portadoras, por meio de comerciais periódicos nas redes sociais e debates televisivos, a fim de formar cidadãos informados. Paralelamente, o Estado – principal promotor da harmonia social – deve promover a representatividade de pessoas com transtornos mentais nas artes, por intermédio de incentivos monetários para produzir obras sobre o tema, com o fato de amenizar o problema. Assim, o corpo civil será mais educado e os estigmas contra indivíduos com patologias mentais não serão uma realidade do Brasil.

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João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Curso Enem Gratuito, Dicas de Estudo, Enem, Redação Enem
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