Prova Brasil – Norte e Nordeste: 4 anos de atraso em relação ao Sul-Sudeste

O Blog do Enem não se conforma com o prejuízo para alunos do Norte e do Nordeste. É preciso exigir qualidade para todos e protestar . A Prova Brasil é mais um alerta!

O jornal O Estado de São Paulo publicou números dramáticos da Prova Brasil, realizada pelo Ministério da Educação para medir o grau de conhecimento de alunos da 5ª série e do 9º ano do Ensino Fundamental em todo o País. Os resultados mostram que em Alagoas, no Maranhão e no Amapá os alunos do 9º ano sabem menos português e matemática dos que alunos da 5ª série em Minas Gerais, Santa Catarina e Brasília.

Dá vontade de perguntar: E nenhum político preso? Não vão colocar os governadores, prefeitos e secretários de educação para responder na justiça por um crime que prejudica gerações inteiras de brasileiros?

Desculpas esfarrapadas todos eles arranjam. Mas é hora de dizer chega. É hora de exigir professores em sala de aula. Professores qualificados. Professores bem pagos. Professores que não faltem às aulas. Professores que passam a matéria toda para os alunos. Professores que mandam fazer dever de casa. Professores que corrijam o dever de casa e que apoiem alunos com dificuldade para que consigam acompanhar o restante da turma.

No Amapá, por exemplo, somente 2,4% dos alunos que terminam o 9º ano passam para o Ensino Médio sabendo o mínimo do mínimo em matemática. Alagoas e Maranhão não ficam longe disso, com 3,6% e 3,8%, respectivamente. Um escândalo, e todo mundo rindo em Brasília, como se não fosse com eles também! Uma reportagem brilhante da jornalista Ocimara Balmant, relatando pesquisa feira pela Fundação Lehman. Você pode ler tudo no Estadão ou na Fundação Lehman.

Proteste. Vá à luta. Não se conforme.

– Você mora nas regiões Norte e Nordeste? Então, proteste, já!

Não aceite que o governador e o prefeito gastem uma fortuna contratando artistas para as festas de São João se estão faltando bons professores na sua escola. O São João dura um mês. O que faltar na sua escola num único dia pode prejudicar você e os seus colegas pelo resto da vida.

Em Florianópolis, em Santa Catarina, Isadora Faber, uma menina de 12 anos criou o blog Diário de Classe e provocou uma verdadeira revolução na escola pública onde estuda ao denunciar a falta de manutenção nas pias, banheiros, vidros e nas carteiras da escola. Você conhece o blog Diário de Classe? Veja no Facebook o Diário de Classe da Isadora. Mais de 600 mil pessoas já curtiram.

Ela apenas colocou as fotos na internet e foi descrevendo o que estava quebrado ou mal cuidado. Virou uma confusão só. Os políticos tentaram tapar o sol com a peneira, mas não adiantou. O governo teve que correr atrás e arrumar tudo direitinho.

Você conhece o Ministério Público?

Além dos protestos na internet você pode se reunir com os seus colegas de sala e ir até o Ministério Público da sua cidade. Não sabe ainda o que é Ministério Público? Pergunte por aí que você vai descobrir um grupo de pessoas que é paga para defender causas de interesse da sociedade.

Com o Ministério Público você pode obrigar a prefeitura a fazer concurso público. Pode obrigar o governo do estado a reformar escolas, e pode obrigar os políticos a mostrar din-din por din-din onde estão gastando o dinheiro da educação.

Você não mora no Norte e no Nordeste? Proteste também, e apresente a sua solidariedade aos colegas estudantes que moram nestas regiões. Não podemos aceitar desigualdade na educação. Educar com qualidade é um passaporte para o futuro.

Pronto, falou o Blog do Enem.

Prova Brasil

Agora que você já sabe o que é a Prova Brasil, conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel