Você pensa em cursar Publicidade e Propaganda, mas precisa conhecer um pouco mais sobre a profissão para ter certeza? Esse post pode te ajudar!
A Publicidade é o ramo responsável por desenhar as estratégias de comunicação de marcas, produtos e empresas com seus públicos. O publicitário é o profissional responsável por criar, realizar e divulgar campanhas e peças publicitárias, sempre procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, buscando estimular sua venda. Além disso, atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, procurando melhorar o relacionamento entre empresas e a sociedade.
Para atingir seus objetivos, o profissional formado em publicidade deve pesquisar o público-alvo de sua campanha, fazer a arte das embalagens do produto e a identidade corporativa da empresa em que trabalha, escolher a abordagem e os meios de comunicação mais adequados para veiculação da campanha (outdoors, anúncios em jornais e revistas, comerciais de TV ou rádio, banners em sites), criar textos e imagens para a campanha, além de acompanhar todo o processo de produção da mesma. Por fim, depois da campanha ser veiculada, o publicitário faz novas pesquisas para avaliar o impacto que causou no consumidor.
O campo de atuação para quem é formado em Publicidade e Propaganda é bastante abrangente. Entre os principais locais de trabalho estão agências de comunicação, o departamento de comunicação das empresas e as produtoras de conteúdo.
Perfil do profissional
A carreira em Publicidade e Propaganda exige do profissional curiosidade para buscar informações e inspirações de diversos lugares para desenvolver técnicas criativas e inovadoras de comunicação em diversos suportes midiáticos (televisão, revistas, jornais, rádio, sites da internet).
Segundo a redatora publicitária Maria Ligia Monteiro de Araujo, ouvida pelo G1, a curiosidade é a característica fundamental para o sucesso desse profissional. “Tem que assistir a muitos filmes, ler muitas revistas, muitos blogs, ver jornal, saber um pouco do que tem sido falado na novela… Não precisa gostar, só precisa estar por dentro, precisa saber sim de notícias, ter noção de economia, ligar o radarzinho e saber um pouquinho sobre tudo. Isso é o que faz com que você nunca pare de ter ideias. Trabalhar com criatividade exige que você busque muitas fontes”, afirmou.
Mercado de trabalho
Quem pretende cursar Publicidade e Propaganda para trabalhar no tradicional nicho das agências precisa ficar atento: a concorrência é grande, principalmente nas grandes empresas das capitais. As faculdades formam um grande número de publicitários todos os anos, e, por isso, a demanda por esse profissional já não é tão grande.
Mas, acalme-se, isso não significa que o setor está em crise. “Existem ótimas perspectivas de trabalho em pequenas agências especializadas em ações alternativas de marketing, como a produção de eventos ou a promoção da identidade corporativa”, afirmou o coordenador do curso de Publicidade da UFPE, Dirceu Tavares, ouvido pelo Guia do Estudante.
A internet e a popularização das redes sociais criam a necessidade por um profissional capaz de interagir com clientes conectados em blogs e em websites como Facebook e Twitter. Os profissionais que atualmente trabalham no ramo projetam para o futuro da profissão a exigência de publicitários capacitados para lidar tanto com os meios digitais quanto os analógicos. Os próximos publicitários formados pelas faculdades deverão compreender que não existe mais uma divisão clara entre “online” e “offline”.
As maiores agências publicitárias estão em São Paulo, onde o profissional também encontra os melhores salários e, em compensação, muita concorrência. Porém, as demandas regionais existem e quem se formar em faculdades localizadas em outros lugares pode ser absorvido pelo mercado de sua própria região.
O curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda tem duração média de quatro anos. A teoria e a prática estão intimamente ligadas e a graduação é focada em propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. O aluno aprende técnicas de criação em disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica. A graduação também oferece treinamento nas diversas linguagens da propaganda – política, comercial e institucional.
Entre as disciplinas mais gerais presentes no curso estão economia e administração. É importante que o aluno se forme como publicitário sabendo, por exemplo, como montar uma planilha de custos.
As faculdades costumam exigir um trabalho de conclusão de curso para a formação.
Os melhores cursos de Publicidade do Brasil
Confira abaixo as instituições públicas de ensino que possuem cursos de Publicidade avaliados com conceitos 4 ou 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
O Enade leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5.
Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação. Aqui, consideramos os melhores cursos com aqueles avaliados com conceito 4 ou 5 no Enade.
Conceito 5
- Universidade de Brasília (UnB)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)
Conceito 4
- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)